Clubes brasileiros se unem em apoio à Chapecoense
São nos momentos mais sombrios que a união se faz presente. Hoje, frente ao trágico acidente que vitimou os atletas da Chapecoense — além da comissão técnica, diretoria, jornalistas, tripulantes e demais passageiros — clubes brasileiros e internacionais expressaram solidariedade.
Clubes brasileiros tomam medidas de apoio à Chapecoense
Dez clubes brasileiros se manifestaram em nota oficial, comprometendo-se a ceder atletas para que o clube catarinense possa se reerguer e formalizando solicitação à CBF para que a Chape se torne imune ao rebaixamento nas próximas três temporadas. Os clubes são: Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras, Portuguesa, Santos, São Paulo e Vasco da Gama. É possível que outros se unam a eles.
Leia a nota na íntegra:
Neste momento de perda e de profunda tristeza, nós, presidentes dos clubes brasileiros que publicam essa nota, gostaríamos de manifestar nossos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade à Associação Chapecoense de Futebol e seus torcedores, e em especial às famílias e amigos dos atletas, comissão técnica e dirigentes envolvidos na tragédia ocorrida na madrugada desta terça-feira (29).
Mesmo cientes dos prejuízos irreparáveis provocados por este terrível acontecimento, os Clubes entendem que o momento é de união, apoio e auxílio à Chapecoense.
Neste sentido, os Clubes anunciam Medidas Solidárias à Chapecoense, que consistirão, dentre outras, em:
(i) Empréstimo gratuito de atletas para a temporada de 2017; e
(ii) Solicitação formal à Confederação Brasileira de Futebol para que a Chapecoense não fique sujeita ao rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro pelas próximas 3 (três) temporadas. Caso a Chapecoense termine o campeonato entre os quatro últimos, o 16o colocado seria rebaixado.
Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje.
#ForçaChape
Adversários em campo, parceiros no futebol. Uma perda irreparável como a que a Chapecoense sofreu nos faz esquecer rixas e lembrar do que realmente importa. A Chape perdeu todos os seus atletas, comissão técnica, diretoria e outros profissionais. Eles terão que se reerguer do zero. Vão precisar de ajuda.
Mensagens de apoio no Twitter
Clubes do mundo inteiro se manifestaram no Twitter, em apoio à Chapecoense. Veja abaixo algumas das muitas mensagens.
Hoje o Corinthians deixou de lado a aversão à cor verde:
Hoje não há rivalidade, nem cor a ser evitada. Hoje somos todos um só. #Luto #ForçaChape pic.twitter.com/Z6YCDXzBCT
— Corinthians (@Corinthians) 29 de novembro de 2016
Última equipe a enfrentar a Chapecoense em campo, o Palmeiras fez uma vídeo de homenagem:
#ForçaChape pic.twitter.com/4xuXs8UVKR
— SE Palmeiras (@SEPalmeiras) 29 de novembro de 2016
O time italiano Torino, que sofreu tragédia semelhante em 1949, se comove com o ocorrido:
Emotion for the tragedy at @ChapecoenseReal. It’s a destiny that binds us inextricably #ForcaChapecoense, we are with you fraternally pic.twitter.com/SPtN5dz38e
— Torino Football Club (@TorinoFC_1906) 29 de novembro de 2016
O paraguaio Libertad colocou seu time titular à disposição para que a Chape jogue as últimas partidas de 2016:
COMUNICADO OFICIAL DEL CONSEJO DIRECTIVO DEL CLUB LIBERTAD#ForcaChape #TAMOJUNTOCHAPE pic.twitter.com/Huu1JgRPvu
— Club Libertad (@Libertad_Guma) 29 de novembro de 2016
O Atlético Nacional, equipe contra a qual a Chape disputaria a final da Copa Sul-Americana, solicita à Conmebol que entregue o título à Chapecoense:
Atlético Nacional solicita a Conmebol que el título de la Sudamericana sea entregado a Chapecoense. https://t.co/VuDoExk0JX pic.twitter.com/HAY8yT1tEt
— Atlético Nacional (@nacionaloficial) 29 de novembro de 2016