Bahia x Sport: Quem fatura a final da Copa do Nordeste?
Jogando em casa, Tricolor pode ficar com a taça até mesmo com um empate sem gols
Famosa em todo o Brasil pela paixão das suas torcidas, a Copa do Nordeste realiza sua segunda e decisiva partida final às 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira (24) na Fonte Nova, em Salvador. Bahia e Sport vão dar sequência à decisão que terminou 1×1 no jogo de ida, na Ilha do Retiro, em Recife, na semana passada.
BAHIA: EM CASA E SEM DESFALQUES
O tricolor baiano tanto prioriza a “Lampions League”, como a competição é chamada, que o técnico Guto Ferreira acabou escalando time misto no fim de semana, quando o Bahia perdeu para o Vasco por 2×1 em São Januário pelo Brasileirão.
A expectativa agora é que o treinador leve a campo aquilo que a equipe tem de melhor e repita a escalação usada, por exemplo, naquela que a torcida considera a melhor partida do Bahia no ano – quando o clube eliminou o rival Vitória na semifinal da Copa do Nordeste.
O time atuou naquela ocasião com os seguintes titulares: Jean, Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Armero; Renê Júnior, Edson e Régis; Allione, Zé Rafael e Edigar Junio.
Desde então, por problemas diversos, o Bahia não conseguiu atuar com os mesmos 11 jogadores. Primeiro foi o volante Renê Júnior, tido como um dos mais raçudos do Brasil na posição, a sofrer uma contusão. Depois, Armero e Régis também se ausentaram. No último domingo, seis atletas foram poupados: Lucas Fonseca, Renê Júnior, Edson, Régis, Allione e Zé Rafael.
Sem suspensos ou jogadores machucados, o Bahia conta com um maciço apoio do seu torcedor nas ruas de Salvador. A decisão do Tricolor é o assunto do momento na capital baiana, e até um jogador argentino acostumado às grandes mobilizações em seu país está encantado com o clima: “Saber que a torcida vai lotar a Fonte Nova faz a gente encarar o jogo com mais vontade do que o normal. Nosso torcedor vai ao estádio porque acredita no time, então cada um de nós vai dar tudo para retribuir este apoio”, disse Allione, meia-atacante de recente passagem pelo Palmeiras.
SPORT TEM QUESTÕES A RESPONDER
O clima não é dos melhores no lado rubro-negro da final. Recém-recuperado de lesão, o craque do time Diego Souza não atuou bem na primeira partida e escancarou a dependência do time em seu vistoso futebol. Quando Diego não está bem, não há muito que o time possa fazer, é a opinião geral da torcida.
Os fanáticos deixaram isso claro nos protestos durante o empate por 1×1 contra o Cruzeiro na mesma Ilha do Retiro que abriu a decisão da Copa do Nordeste.
O Sport contará com as voltas de Mena, André e Fabrício. O clube, porém, não sabe se vai poder usar Samuel Xavier e com Ronaldo Alves.
“A gente tem um time experiente que sabe que as decisões se ganham com tática e com técnica, mas também com muito coração”, afirmou o treinador Ney Franco. “Nossa torcida nos deu um voto de confiança na semana passada e agora temos toda a condição de assegurar este título e levar a Copa do Nordeste para o Recife. O Brasileiro é uma competição longa e de muitas reviravoltas, então ter a possibilidade de ganhar uma competição importante logo em maio é um fator que nos dá muito ânimo. Vai ser, sem dúvida, a decisão que todos esperam”, concluiu.
A matemática do título é simples. Como a partida de ida terminou 1×1 em Recife, um novo 1×1 fará a “Lampions League” ser definida nos pênaltis. Um empate por 0x0 dará o título ao Bahia. Igualdades de 2×2 para a cima garantem a conquista para o Sport, enquanto o vencedor da noite de quarta na Fonte Nova assegura a taça.
Todos os 45.000 ingressos foram vendidos antecipadamente naquela que deve ser uma das maiores festas do futebol brasileiro nesta temporada.
TODOS OS CAMPEÕES
Times que ganharam a Copa do Nordeste ou foram vice:
- 2017 – Bahia ou Sport?
- 2016 – Campeão: Santa Cruz / Vice: Campinense
- 2015 – Ceará / Bahia
- 2014 – Sport / Ceará
- 2013 – Campinense / ASA
- 2011 e 2012 – não disputado
- 2010 – Vitória / ABC
- 2004 a 2009 – não disputado
- 2003 – Vitória / Fluminense de Feira
- 2002 – Bahia / Vitória
- 2001 – Bahia / Sport
- 2000 – Sport / Vitória
- 1999 – Vitória / Bahia
- 1998 – América de Natal / Vitória
- 1997 – Vitória / Bahia
- 1995 e 1995 – não disputado
- 1994 – Sport / CRB
Os maiores campeões da Copa do Nordeste:
- Vitória – 4 (1997, 1999, 2003 e 2010)
- Sport – 3 (1994, 2000 e 2014)
- Bahia – 2 (2000 e 2001)