Brasil está na repescagem da Copa Davis
Brasil eliminou Equador e disputará vaga na elite do tênis mundial.
Pelo Grupo Mundial, França e Sérvia despacharam Reino Unido e Espanha respectivamente mas Estados Unidos e Itália foram surpreendidos por Austrália e Bélgica nesta ordem.
Brasil Não Tomou Conhecimento do Equador
A seleção brasileira de tênis teve que superar a altitude da cidade de Ambato, que fica a 2.500 metros acima do nível do mar, além dos tenistas equatorianos. Foi a estreia do Brasil na competição, já que nossos tenistas ficaram isentos da primeira eliminatória.
Na sexta-feira, Thomaz Belucci teve trabalho mas acabou abrindo a série com um demorado 3 a 2 sobre Emilio Gómez. Na sequência, Thiago Monteiro perdeu um set mas fechou a partida contra Roberto Quiroz sem muitas dificuldades.
Sábado, as duplas confirmaram a classificação verde e amarela. Marcelo Melo e Bruno Soares sapecaram 3 a 0 sobre Gonzalo Escobar e Quiroz.
Ontem foi um dia para se cumprir tabela. Belucci passou por Ivan Endara (2 a 0) e Monteiro superou Escobar por 2 a 1.
Nesta terça-feira, acontecerá o sorteio da Repescagem. Os países oriundos da segunda divisão cruzarão com um dos eliminados do Grupo Mundial. Em outras palavras, nosso adversário será um destes oito: Alemanha, Argentina, Canadá, Croácia, Japão, República Checa, Rússia ou Suíça.
Djokovic Volta às Quadras e Sérvia Chega às Semi
Sem Rafael Nadal, que esnobou o certame, a Sérvia não encontrou resistência por parte da armada espanhola. Melhor: a seleção balcânica contou ainda com Novak Djokovic, que estava parado há três meses. Foi dele o primeiro ponto dos anfitriões, ao derrotar Aberto Viñolas por 3 a 0. Viktor Troicki repetiu o placar contra Pablo Busta. Nas duplas, a Sérvia definiu o destino dos oponentes e se deu ao luxo de poupar seu astro ontem.
O Fim de Semana de Kyrgios
Antes da eliminatória, a delegação norte-americana temia Nick Kyrgios. O temor tinha razão de ser. O australiano desequilibrou! Na sexta-feira, bateu John Isner por 3 a 0 e no domingo repetiu a dose, não tomando conhecimento de Sam Querrey. Os visitantes descontaram nas duplas mas Jack Sock, que competiu no Rio Open, perdera para Jordan Thompson por 3 a 1. Assim, os Estados Unidos já estavam eliminados quanto John Isner passou por Sam Groth para descontar. A zebra, ou melhor, o canguru, rasgou as estatísticas.
Azarões Chegam à Terceira Fase
Surpresa em Charleroi! Apontadas como as duas maiores surpresas destas quartas-de-final, os belgas surpreenderam os italianos ao levarem a série por 3 a 2. No primeiro dia, Steve Darcis e David Goffin fizeram 2 a 0 para os donos da casa contra Paolo Lorenzi e Andreas Seppi respectivamente. No dia seguinte, as duplas deram esperaça à Azzurra. Ontem pela manhã, Goffin bateu Lorenzi por 3 a 0 e fechou o mata-mata. O último jogo, aconteceu entre tenistas reservas e a Itália marcou seu último ponto.
Bélgica e Austrália se pegarão na Terra de Tintim nas semifinais.
Brexit
Com muitos desfalques, a França acabou sendo melhor que o Reino Unido. Ao vencer os três primeiros embates, os tricolores acordaram no domingo classificados. A derrota de Benneteau para Dan Evans pouco importou. Aguardemos para ver uma seleção francesa ainda mais forte, com o retorno dos titulares, na semifinal.
França e Sérvia duelarão na Europa Ocidental. Seria este emparelhamento uma final antecipada?
Outros Resultados
Pela segundona, tivemos duas grandes surpresas: a derrota da Áustria diante de Belarus e o revés da Bósnia-Herzegovina para a Holanda. Cazaquistão, Colômbia, Índia e Portugal são os outros quadros que tentarão retornar à elite do tênis mundial.
Abaixo, o leitor poderá acompanhar todos os resultados deste fim de semana relativos às três primeiras divisões da Copa Davis.
Resultados do Fim de semana, de 07 a 09 de Abril:
Quartas de Final:
- Austrália 3×2 Estados Unidos
- Bélgica 3×2 Itália
- França 4×1 Reino Unido
- Sérvia 4×1 Espanha
Grupo I (2a Divisão):
- Eslováquia 1×3 Hungria
- Belarus 3×1 Áustria
- Bósnia-Herzegovina 1×3 Holanda
- Portugal 4×1 Ucrânia
- Colômbia 3×1 Chile
- Equador 0x5 Brasil
- Cazaquistão 4×1 China
- Uzbequistão 1×4 Índia
2a Divisão – Luta pela Permanência:
- Coréia do Sul 2×3 Nova Zelândia
Grupo II (3a Divisão):
- Barbados 3×2 Guatemala
- El Salvador 2×3 Venezuela
- Paquistão WOx0 Hong Kong
- Filipinas 0x5 Tailândia
- Suécia 4×1 Turquia
- Lituânia 3×2 Geórgia
- Noruega 1×4 Dinamarca
- África do Sul 5×0 Eslovênia
Grupo II (3a Divisão) – Luta pela Permanência:
- Paraguai 0x5 México
- Bolívia 3×1 Bahamas
- Irã 5×0 Vietnã
- Indonésia 4×1 Kuwait
- Tunísia 4×1 Chipre
- Madagascar 2×3 Finlândia
- Letônia 2×3 Marrocos
- Estônia 3×2 Mônaco