Brasil pronto para a Copa América Masculina de Basquete
Brasil estreia sexta feira às 22h00 (de Brasília) contra a Colômbia.
O Brasil foi readmitido em competições internacionais de basquetebol, juntou os cacos, montou uma seleção, se preparou como pôde e participa da Copa América. Confira abaixo as últimas notícias do certame.
Como foi a preparação brasileira?
A preparação tupiniquim foi uma corrida contra o tempo. A Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) estava suspensa pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) desde o final do ano passado por conta de problemas financeiros e má gestão. Em função da punição, a equipe chegou a ser excluída da Copa América.
Quando a FIBA revogou a sanção contra o nosso país, após eleições na CBB, a entidade correu atrás de um técnico interino. César Guidetti, que comanda o Pinheiros, foi contratado. Ele convocou vinte atletas para escolher doze para a contenda continental.
A lista final foi definida após duas vitórias em amistosos sobre Camarões: 91 a 72 e 70 a 62. Ambas as pelejas aconteceram em Pindamonhangaba.
No fim de semana, o Brasil jogou em Salta pelo Super Four. Na estreia, derrota para o Uruguai por 69 a 63. No domingo, vencemos a Colômbia por 72 a 58. Ontem, a Argentina nos despachou por 86 a 71 para festejar a conquista deste campeonato amistoso.
Os convocados
Armadores: Davi Rossetto (Basquete Cearense), Fúlvio (Vasco da Gama) e Georginho (Houston Rockets).
Alas: Bruno Caboclo (Toronto Raptors), Danilo Siqueira (Minas TC), Jimmy (Mogi das Cruzes), Léo Meindl (Franca) e Lucas Dias (Paulistano).
Pivôs: JP Batista (Flamengo), Lucas Mariano (Brasília), Rafael Mineiro (Franca) e Renan Lenz (Bauru).
Regulamento
A Copa América de 2017 tem três grupos em três países diferentes para reduzir seus custos de organização. O Brasil caiu no grupo A, que será jogado em Medellín. Nossos rivais são Colômbia, México e Porto Rico.
A chave B acontecerá em Bahía Blanca e conta com Argentina, Canadá, Ilhas Virgens Americanas e Venezuela.
O quadrangular C será em Montevidéu. Participam dele Estados Unidos, Panamá, República Dominicana e Uruguai.
As semifinais e as finais serão em Córdoba e, por causa disso, a Argentina já está pré-classificada para esta etapa junto com os vencedores de cada grupo.
É bom lembrar que Antígua & Barbuda, Bahamas, Bolívia, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Jamaica, Nicarágua, Paraguai e Peru foram desclassificados nas eliminatórias regionais do torneio.
Como foi em 2015?
O Brasil foi muito mal na Copa América de 2015, que foi realizada na Cidade do México. O selecionado canarinho caiu no grupo A e estreou com derrota para o Uruguai por 71 a 57. Na segunda apresentação, o quadro deu esperanças ao bater a República Dominicana por 71 a 65. Só que dois novos revezes eliminaram os brazucas ainda na primeira fase: México 65 a 58 e Panamá 89 a 72. Os discípulos de Oscar Schmidt ficaram em nono lugar, à frente apenas de Cuba.
Vexame feminino
O time feminino não se classificou para a Copa do Mundo de 2018, na Espanha. Na primeira fase, nossas jogadoras venceram Colômbia e Venezuela mas perderam para Argentina e Ilhas Virgens Americanas. Na semifinal, elas perderam feio do Canadá por 84 a 45. Na briga pelo bronze, que valia vaga no Mundial, as brasileiras acabaram derrotadas por Porto Rico por 75 a 68.
1ª rodada
- 18h00: Estados Unidos x Panamá – palpite: Estados Unidos.
- 19h30: Porto Rico x México – palpite: Porto Rico.
- 19h30: Ilhas Virgens Americanas x Canadá – palpite: Canadá.
- 20h30: República Dominicana x Uruguai – palpite: Uruguai.
- 22h00: Argentina x Venezuela – palpite: Argentina.
- 22h00: Brasil x Colômbia – palpite: Brasil.
Os campeões
- 1980 – Porto Rico
- 1984 – Brasil
- 1988 – Brasil
- 1989 – Porto Rico
- 1992 – Estados Unidos
- 1993 – Estados Unidos
- 1995 – Porto Rico
- 1997 – Estados Unidos
- 1999 – Estados Unidos
- 2001 – Argentina
- 2003 – Estados Unidos
- 2005 – Brasil
- 2007 – Estados Unidos
- 2009 – Brasil
- 2011 – Argentina
- 2013 – México
- 2015 – Venezuela