Brasil retorna ao 1º lugar no ranking da FIFA
Depois de sete anos, a Seleção Brasileira volta a ser considerada a melhor do mundo. O ranking da Fifa foi atualizado hoje, para refletir os jogos que aconteceram no último mês. Com a sequência de oito vitórias nas Eliminatórias da Copa do Mundo — que culminaram no 4 a 1 contra o Uruguai em Montevidéu e nos 3 a 0 em cima do Paraguai na Arena Corinthians — o Brasil ultrapassou a Argentina. A Alemanha continua em terceiro, e o Chile em quarto lugar. Já a Colômbia subiu duas posições e está em 5ª, enquanto o Uruguai caiu seis e está fora do top 10.
Seleção Brasileira: do 7 a 1 ao topo do ranking
Apesar do orgulho de ser a única seleção pentacampeã do mundo, a última vez em que o Brasil esteve no topo do ranking da Fifa foi em abril de 2010, mas apenas por alguns meses. Em julho, com a derrota por 2 a 1 diante dos Países Baixos e consequente eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo, a equipe comandada por Dunga perdeu a liderança para a Espanha, que viria a conquistar seu primeiro mundial.
Os anos seguintes foram de decadência, e em 2013 o Brasil alcançou a pior colocação de sua história: 22º lugar. O fundo do poço foi nas semifinais da Copa do Mundo 2014. Sob o comando de Felipão, a seleção sofeu a vergonhosa derrota por 7 a 1 diante da Alemanha, no Mineirão. O episódio fez recordar com nostalgia os tempos áureos da seleção e desacreditar uma possível melhora.
Parecia não haver mais esperança para o futebol brasileiro. Porém, o Brasil é um país de guerreiros, e o futebol corre em nossas veias.
Da seleção goleada no Mineiraço, restou apenas Marcelo. A reformulação foi gradual e atingiu desde a comissão técnica — agora com Tite e sua equipe — até os jogadores. Estrelas como Gabriel Jesus, Philippe Coutinho, Daniel Alves e Paulinho despontam com humildade e bom futebol. Neymar, que não jogou contra a Alemanha devido a uma lesão, retorna como campeão olímpico, para mais uma vez tentar levar o Brasil à taça do mundo. Porém, Tite já avisou: para a Copa da Rússia, todas as posições estão abertas. Os jogadores precisarão continuar comprovando o bom trabalho.
É hora de manter a cabeça no lugar, controlar a emoção e se preparar para 2018.
Como funciona o ranking da FIFA
Os países são ordenados com base em uma pontuação que leva em conta os jogos disputados nos últimos quatro anos. A fórmula é a seguinte:
Pontuação = M x I x T x C
- M é o resultado da partida. Vitória vale 3 pontos e empate vale apenas 1. Caso o jogo seja decidido nos pênaltis, o vencedor recebe apenas 2 pontos, e o perdedor recebe 1. Uma derrota no tempo normal de jogo não pontua.
- I é a importância da partida. Amistoso vale 1 ponto, um jogo das Eliminatórias da Copa vale 2,5, um jogo da Copa do Mundo vale 3 e a final da Copa vale 4.
- T é a força do time adversário, definida de acordo com sua posição no ranking atual.
- C é a força da confederação. A Conmebol é a mais valiosa: multiplica por 1.
Top 15 da FIFA em abril de 2017:
- Brasil (1.661)
- Argentina (1.603)
- Alemanha (1.464)
- Chile (1.403)
- Colômbia (1.348)
- França (1.294)
- Bélgica (1.281)
- Portugal (1.259)
- Suíça (1.212)
- Espanha (1.204)
- Polônia (1.121)
- Itália (1.165)
- País de Gales (1.119)
- Inglaterra (1.103)
- Uruguai (1.097)