Brasileiro assina contrato histórico: Eric Pardinho é a mais nova promessa do Toronto Blue Jays
Um braço que consegue lançar uma “beisebola” a 153 km/h vale quanto? Segundo o Toronto Blue Jays: 1,4 milhão de dólares. Esse é o acordo que Eric Pardinho, paulista de 16 anos, assinou nesta quinta-feira com o time canadense da Major League Baseball. O mesmo clube que apostou em José Pett, a primeira grande promessa do beisebol brasileiro, em 1992. Também o mesmo clube que deu uma chance a Jo Matumoto em 2007 e draftou o atual catcher do Cleveland Indians, Yan Gomes, em 2009. Infelizmente, Matumoto e Pett não chegaram à MLB e Gomes foi trocado, mas a esperança é que Eric seja, em breve, um dos melhores arremessadores dos times de base (Ligas Menores) da franquia.
O contrato de Eric é o maior já firmado por um brasileiro no beisebol profissional dos Estados Unidos, superando os 880 mil dólares de luvas que Luiz Gohara recebeu do Seattle Mariners em 2012. É óbvio que a estrada é longa para chegar nas “Grandes Ligas”. Gohara que o diga, ele tenta há 5 anos. Eric deve ficar uns 4 ou 5 anos lapidando um braço direito que já é mais forte que muitos jogadores veteranos da MLB.
Isso desperta a curiosidade de qualquer olheiro.
O que ele fez no World Baseball Classic em março foi impressionante. Representando a seleção brasileira, Eric não cedeu corrida em 2/3 de uma entrada. Olheiros ficaram maravilhados com a compostura do jovem, que competia contra jogadores bem mais velhos e mais experientes.
Pardinho tem aproximadamente 1’75, longe do 1’98 de Pett, que chamou tanta atenção dos Blue Jays nos anos 90. Um arremessador mais alto tem uma bela vantagem, pois o plano mais elevado com que a bola sai de sua mão acaba dificultando a vida do rebatedor. A boa notícia é que ele ainda tem mais uns dois ou três anos pra crescer. Isso será chave para o sucesso do menino.
Eu, sinceramente, acho que há muitas possibilidades para brasileiros evoluírem no beisebol. As franquias estão cada vez mais engajadas em descobrir talentos fora dos Estados Unidos e contamos com um CT de altíssimo padrão.
O centro de treinamento de Ibiúna recebe um investimento anual da Major League Baseball. A estrutura é excelente para a formação de jovens talentos, e sabemos que não é em qualquer esquina que achamos uma boa estrutura para o desenvolvimento da prática esportiva aqui no Brasil. O beisebol tem. Isso precisa ser aproveitado!
Espero que o esporte cresça no conceito dos garotos e que tenhamos cada vez mais atletas se dedicando a esse esporte.
Os times da MLB já estão de olho.
Boa sorte, Eric!