Começou a Superliga de Vôlei 2017/18, confira os favoritos!
Temporada regular termina em março
O investimento do Corinthians, em conjunto com a prefeitura de Guarulhos, é a maior novidade da Superliga. É mais uma tentativa de diversificar as opções do torcedor de futebol, lembrando que o vôlei já tem em sua primeira divisão Cruzeiro e Fluminense. Além das camisas, o Campeonato Brasileiro da modalidade denominado Superliga, é uma das competições nacionais mais fortes do planeta, afinal, ela conta com vinte campeões olímpicos e 25 dos últimos 28 convocados das seleções adultas masculina e feminina. Confira abaixo os detalhes e as últimas notícias do certame.
É possível parar o Cruzeiro?
O Cruzeiro é o time a ser batido. Os mineiros são campeões de tudo e, apontados novamente, como favoritos ao lugar mais alto do pódio. Quem para? O Azul Celeste já faturou quatro títulos em pouco mais de trinta dias: Campeonato Mineiro, Supercopa, Copa Ciudad Bolívar e Copa Ciudad Morón.
Também se destacaram a FUNVIC, que prevaleceu no Paulistão em cima do Corinthians, e o SESC, que deixou o vice carioca para o Botafogo.
Em relação à última edição, Cruzeiro, FUNVIC, SESI, Brasil Kirin, Montes Claros, Minas TC, UFJF, Canoas e Maringá mantiveram suas equipes. O SESC venceu a segunda divisão e o Corinthians, a Taça de Ouro. O Bento Vôlei desistiu por falta de patrocínio e acabou substituído pelo Caramuru, que havia sido degolado.
Sem favoritos no feminino
Diferentemente de anos anteriores, quando a fase de classificação não passava de uma grande enrolação enquanto se aguardava para uma final entre Rexona e Osasco, desta vez a estória pode ser muito diferente.
Em relação a 2016/17, o Rexona se transformou em SESC. Ficaram, Osasco, Praia Clube Uberlândia, Minas TC, Bauru, Brasília, Fluminense, Pinheiros e São Caetano. O SESC se classificou através da Taça de Ouro e o Barueri foi o campeão da Superliga B. A única baixa foi o Rio do Sul, que por problemas financeiros teve que abrir mão de sua vaga para o Valinhos.
Pelo que se viu na pré-temporada, os campeões de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais vêm muito fortes. São eles, respectivamente Osasco, SESC e Minas TC, que superaram Barueri, Fluminense e Praia Clube Uberlândia (novo empregador de Fernanda Garay), em suas decisões. As meninas de Belo Horizonte ainda levantaram a Copa Gatorade, que aconteceu em Lima, contra Osasco, Fluminense e a seleção peruana.
A Supercopa foi um aperitivo do que viveremos até o fim da temporada. O SESC bateu o Minas TC por 3 a 2 para dar a volta olímpica.
Os primeiros resultados
A abertura do naipe feminino aconteceu no domingo, no Rio de Janeiro. No ginásio do Hebraica, o Fluminense superou o Brasília por 3 a 0 (25/16, 25/16 e 25/19). A grande protagonista da peleja foi a ponteira Thaisinha, que chegou ao Tricolor nesta temporada.
No clássico do futebol entre Corinthians e Cruzeiro, a Raposa não tomou conhecimento do Mosqueteiro mesmo com o ginásio em Guarulhos completamente lotado. O 3 a 1 teve parciais de 31/29, 18/25, 25/15 e 25/22. Evandro, oposto dos cruzeirenses, foi o maior pontuador do encontro com 16 acertos. O melhor em quadra foi Leal, também de agremiação de Belo Horizonte.
No embate entre os campeões de Rio e São Paulo, os cariocas do SESC levaram a melhor: 3 a 1 sobre a FUNVIC.
Já o Minas TC estreou derrotando a UFJF por 3 a 1.
1ª rodada masculina da Superliga 2017/18
Sábado, 14 de outubro
- 14h05: SESC 3×1 FUNVIC
- 18h00: Canoas 3×0 Montes Claros
- 18h00: UFJF 1×3 Minas TC
- 18h30: Maringá 0x3 SESI
- 20h00: Corinthians 1×3 Cruzeiro
- 20h00: Caramuru 0x3 Vôlei Renata
1ª rodada feminina da Superliga 2017/18
Domingo, 15 de outubro:
- 13h00: Fluminense 3×0 Brasília
Terça-feira, 17 de outubro:
- 19h30: Pinheiros x Vôlei Bauru – palpite: Pinheiros.
- 19h30: Barueri x Osasco – palpite: Osasco.
- 20h00: Minas TC x São Caetano – palpite: Minas TC.
- 20h15: Valinhos x Praia Clube Uberlândia – palpite: Praia Clube Uberlândia.
- 21h30: SESI x SESC – palpite: SESC.
Classificação masculina
- SESI, 3 – Playoffs.
- Vôlei Renata, 3 – Playoffs.
- Canoas, 3 – Playoffs.
- Minas TC, 3 – Playoffs.
- Cruzeiro, 3 – Playoffs.
- SESC, 3 – Playoffs.
- FUNVIC, 0 – Playoffs.
- Corinthians, 0 – Playoffs.
- UFJF, 0
- Montes Claros, 0
- Caramuru, 0 – Taça de Ouro.
- Maringá, 0 – Taça de Ouro.
Classificação feminina
- Fluminense, 3 – Playoffs.
- Barueri, 0 – Playoffs.
- Minas TC, 0 – Playoffs.
- Osasco, 0 – Playoffs.
- Pinheiros, 0 – Playoffs.
- Praia Clube Uberlândia, 0 – Playoffs.
- São Caetano, 0 – Playoffs.
- SESC, 0 – Playoffs.
- SESI, 0
- Valinhos, 0
- Vôlei Bauru, 0 – Taça de Ouro.
- Brasília, 0 – Taça de Ouro.
Os favoritos entre os homens
- Cruzeiro
- FUNVIC
- SESI
- Minas TC
- Vôlei Renata
- Corinthians
- Montes Claros
- UFJF
- Maringá
- Canoas
- Caramuru
- SESC
Os favoritos entre as mulheres
- SESC
- Osasco
- Minas TC
- Praia Clube Uberlândia
- Barueri
- Vôlei Bauru
- Fluminense
- Pinheiros
- São Caetano
- Brasília
- SESI
- Valinhos