Comentários e prognósticos para a 4ª rodada do Campeonato Brasileiro
A quarta rodada do Campeonato Brasileiro promete muita emoção. Serão três clássicos regionais (Corinthians x Santos, Coritiba x Atlético-PR e Flamengo x Botafogo) além de dois “choques entre gigantes”: Palmeiras x Atlético-MG (o provável “jogo” do domingo) e Grêmio x Vasco. Também vale a pena ficar de olho nos jogos entre Avaí x Sport (ambos precisam reagir no campeonato), Ponte Preta x São Paulo (os dois times buscam confirmar a boa fase) e principalmente em Cruzeiro x Chapecoense, que vale a liderança da competição e certamente trará reflexos da confusão que aconteceu ao término do jogo da última quinta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil – empate em 0 a 0 que desclassificou a Chape, depois de muita reclamação de “cera” mineira e da má-arbitragem de Perícles Bassols.
Desse modo, vamos parar com a enrolação. Segure-se na cadeira e prepare-se para um caminhão de comentários e prognósticos sobre a quarta rodada do Campeonato Brasileiro. E siga-nos no Twitter onde, neste domingo à partir das 16 horas, estaremos com nossas Caneladas ao Vivo, comentando a partida entre Ponte Preta e São Paulo. Nos vemos por lá!
Campeonato Brasileiro – 4ª Rodada
Coritiba x Atlético-PR
03/06 – 16h – Couto Pereira
Seria bobagem não dizer que o Coritiba é o franco favorito – apesar da leve melhora do Atlético. A equipe alviverde vem de três vitórias nos últimos três jogos; joga em casa (onde venceu os últimos quatro Atletibas pelo Campeonato Brasileiro) e há cerca de um mês levou o Estadual sobre o rival rubro-negro. O Atlético, por sua vez, vem para o jogo com um técnico cheirando a novo e, mesmo sem vencer no Brasileirão, traz na bagagem a classificação para a fase de mata-mata da Libertadores e a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.
Mesmo assim houve pouco tempo para treinos e para a equipe do Atlético assimilar o que pretende Eduardo Baptista. Contra um time “azeitado” como é o Coritiba, a derrota é quase certa.
Nosso Palpite: Coritiba vence por 2 a 1 (mas não será uma vitória fácil).
Possíveis Escalações
Coritiba: Wilson; Dodô, Werley, Márcio e William Matheus; Alan Santos, Matheus Galdezani e Tomas Bastos; Neto Berola, Henrique Almeida e Kléber. Técnico: Pachequinho.
Atlético-PR: Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Matheus Rossetto e Lucho González; Nikão, Pablo e Grafite. Técnico: Eduardo Baptista.
Fluminense x Vitória
03/06 – 19h – Arena Itaquera
É o jogo que Abel Braga pediu a Deus para se recuperar no Brasileiro. Depois da eliminação na Copa do Brasil na última quarta-feira e da derrota para o Vasco pela terceira rodada, o Flu precisa dar uma resposta em campo (vencer) para ganhar fôlego e tempo para arrumar seus (sérios) problemas defensivos. O Vitória é, no momento, o time mais bagunçado do Brasileirão e o pior ataque (com nenhum gol marcado). Sem conseguir bons resultados e sem dar sinais de recuperação, o gerente de futebol do clube, o ex-jogador Petkovic, está em vias de demitir o atual técnico da equipe, o ex-jogador e ídolo Petkovic (lembram que eu escrevi “bagunça” ali em cima?). Com Pet ou sem Pet, o fato é que o Vitória vive um momento péssimo e deverá ser atropelado pelo Fluminense amanhã.
Nosso Palpite: 2 a 0 para o Flu sem grandes dificuldades. E Petkovic demite Petkovic ao final do jogo.
Possíveis Escalações
Fluminense: Diego Cavalieri; Lucas, Nogueira, Henrique e Léo; Orejuela, Douglas (Wellington), Wendel e Gustavo Scarpa; Richarlison e Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga
Vitória: Fernando Miguel; Patric, Fred, Alan Costa e Geferson; Willian Farias, Uillian Correia e Cleiton Xavier; Paulinho, David e Kieza. Técnico: Petkovic.
Corinthians x Santos
03/06 – 19h – Arena Itaquera
Em 2017 o Corinthians não perdeu nenhum clássico regional e Jô foi seu mestre absoluto, balançando as redes em todos os embates contra os grandes paulistas. O Santos, por sua vez, não venceu nenhum.
Por ser uma equipe que gosta de usar o contra-ataque, o Corinthians costuma jogar melhor fora de casa do que em seus domínios. Neste sábado, porém, o Santos –até mesmo pelas características do time – deverá agredir o Timão. O que não vai dar muito certo. O contra-ataque do time da capital costuma ser fatal e, mesmo com a tendência do Itaquerão em castigar as goleadas por 1 a 0 com empates no último minuto, o Corinthians se manterá na liderança do Brasileirão por mais uma semana. E com vitória.
Nosso Palpite: Mais uma goleada por 1 a 0 do time de Fábio Carille – com direito a pressão santista no final.
Possíveis Escalações
Corinthians: Cássio; Fagner, Pablo (Léo Santos), Pedro Henrique e Guilherme Arana; Gabriel, Maycon, Rodriguinho e Jadson; Romero e Jô. Técnico: Fábio Carille.
Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca (Copete); Renato, Thiago Maia, Vladimir Hernández e Vitor Bueno; Bruno Henrique e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.
Flamengo x Botafogo
04/06 – 11h – Raulino de Oliveira
Flamengo e Botafogo fazem a matinê do Campeonato Brasileiro, em Volta Redonda, abrindo a programação do domingo.
As equipes estão com um desempenho bem semelhante neste início de competição. O Flamengo soma uma vitória e dois empates enquanto que o Botafogo tem duas vitórias e uma derrota. Num olhar mais “global”, apesar do título carioca, a temporada do rubro-negro é inferior à do Botafogo que manteve-se na Copa Libertdaores e também na Copa do Brasil. O alvinegro vive um momento melhor, mas o desgaste do jogo deste meio de semana – o Flamengo teve a semana livre –, pode cobrar seu preço.
O time da Gávea precisa da vitória para diminuir as queixas em cima do trabalho do técnico Zé Ricardo. O Botafogo fará o possível para aumentar a crise do rival.
Nosso Palpite: O Flamengo não está no seu melhor momento – mas o meia Diego já estará à disposição no banco de reservas e, em breve, deverá mudar a cara do time para melhor. O Botafogo é – hoje – melhor. Mas não será o bastante. O jogo termina num empate em 1 a 1 – bem condizente com as matinês.
Possíveis Escalações:
Flamengo: Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Renê; Márcio Araújo, Willian Arão, Cuellar e Ederson; Everton e Guerrero. Técnico: Zé Ricardo.
Botafogo: Gatito Fernández; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso (Airton), João Paulo e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger. Técnico: Jair Ventura.
Avaí x Sport
04/06 – 11h – Ressacada
E tem sessão dupla na matinê deste domingão!
Reforçado pelos veteranos laterais Maicon e Juan, o Avaí busca sua primeira vitória no campeonato – e o técnico Claudinei Oliveira busca sua permanência no cargo. O problema é que a equipe catarinense pegará pela frente o revigorado Sport que mudou de status e deixou de ser um time de futebol para se tornar um “pojeto” do “pofexô” Luxemburgo, que corre atrás da vitória em sua segunda partida à frente do Leão (no meio de semana, pela Copa do Brasil, empatou com o Botafogo na sua estréia).
O Avaí vem muito mal das pernas no Brasileirão. Não esconde que é um time de estrutura pequena que acabou de subir para a Série A. O Sport é mais organizado, tem um elenco melhor e um técnico que – mesmo tendo apenas lampejos do brilhantismo de outrora –, consegue extrair desempenhos razoáveis de suas equipes. O que será mais do que suficiente para a matinê.
Nosso Palpite: Sem dificuldades, o Sport ganha por 3 a 0 e o “pofexô” irá “pra galera” durante a coletiva.
Possiveis Escalações
Avaí: Kozlinski; Diego Tavares, Alemão, Betão e Capa; Luan, Judson e Marquinhos; Romulo, Denilson e Júnior Dutra. Técnico: Claudinei Oliveira.
Sport: Magrão; Fabrício, Matheus Ferraz, Durval e Evandro; Anselmo, Rithely e Everton Felipe; Rogério, Oswaldo e André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Palmeiras x Atlético-MG
04/06 – 16h – Allianz Parque
Antes do início do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Atlético-MG eram, de longe, os grandes favoritos ao título. Bons elencos, bons técnicos e boas estruturas. As equipes, porém, chegam para a quarta rodada da competição sem nenhum sinal do “brilho” que se esperava. O Palmeiras vem mal das pernas: perdeu o clássico contra o São Paulo no final de semana passado e avançou na Copa do Brasil contra o Internacional na base do “bumba-meu-boi” (saiba mais aqui). O Atlético vem um pouquinho melhor: empatou com a Ponte Preta jogando em casa (podia ter perdido) e avançou para as quartas de final da Copa do Brasil vencendo, sem sustos, o Paraná na última quarta-feira (aqui). De todo modo é muito pouco para times que se apresentavam (mas não se “auto”-apresentavam, lembre-se) como os melhores do país.
O jogo deste domingo será complicado e trará algum barulho para o perderdor (mais ainda se for o Palmeiras). O Verdão terá o desfalque certo de Dudu, que se contundiu no jogo contra o Internacional. O Galo, por sua vez não terá Adilson, Leonardo Silva e Marcos Rocha.
Nosso Palpite: A má-fase da defesa palmeirense continuará e o verdão vai engolir uma derrota (mais uma) por 3 a 2. E a Turma do Amendoim renascerá.
Possíveis Escalações
Palmeiras: Fernando Prass; Jean, Mina, Edu Dracena (Juninho) e Zé Roberto (Michel Bastos); Felipe Melo, Tchê Tchê e Guerra (Raphael Veiga); Dudu (Keno), Roger Guedes e Willian. Técnico: Cuca.
Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Felipe Santana, Gabriel e Fábio Santos; Yago, Rafael Carioca (Otero), Elias e Cazares; Robinho e Fred. Técnico: Roger Machado.
Grêmio x Vasco
04/06 – 16h – Arena do Grêmio
Depois de duas vitórias incontestáveis em São Januário, o Vasco viaja à Porto Alegre para enfrentar o embalado Grêmio – que nesta semana despachou o Fluminense pela Copa do Brasil.
O técnico Milton Mendes, aos poucos, arrumou o time do Vasco e tem conseguido extrair o máximo de um elenco médio – até mesmo Luis Fabiano voltou a ser decisivo. Mas isso não deverá ser o suficiente para superar o Grêmio, que mesmo trazendo a campo o desgaste de uma partida no meio de semana, está jogando melhor, tem Luan e Barrios em uma fase excepcional e contará com o apoio da torcida. O técnico Renato Portaluppi realiza aquele que provavelmente é o melhor trabalho de sua carreira e deverá colher novos frutos em casa no domingo.
Nosso Palpite: O Grêmio vence por 2 a 0 e dá uma “pausa” na surpreendentemente boa campanha do Vasco.
Possíveis Escalações
Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Arthur, Michel e Ramiro; Luan, Pedro Rocha e Barrios. Técnico: Renato Gaúcho.
Vasco: Martín Silva; Gilberto, Breno, Paulão e Henrique; Jean, Douglas, Yago Pikachu e Mateus Vital; Kelvin e Manga Escobar. Técnico: Milton Mendes.
Ponte Preta x São Paulo
04/06 – 16h – Moisés Lucarelli
Depois de ver frustradas suas tentativas de contar com volante Fernando Bob (capitão da Macaca), o São Paulo viaja até Campinas tentando emendar sua terceira vitória no Campeonato Brasileiro contra a Ponte Preta em pleno Moisés Lucarelli. Emabalado pelos bons resultados obtidos contra Avaí e, principalmente, Palmeiras, os comandados de Rogério Ceni lutam para confirmar a boa fase.
O problema é que a pesada defesa tricolor terá pela frente o rápido ataque pontepretano – que muito provavelmente receberá o reforço do veterano atacante Emerson Sheik. Chumbo grosso pra cima do goleiro Renan Ribeiro e dos zagueiros Lucão, Maicon e Rodrigo Caio, vindo de um time que não se intimidou diante do Galo, na rodada passada, em Minas.
Nosso Palpite: Jogando em casa a Ponte não vai tomar conhecimento do São Paulo e, na velocidade, vencerá por 2 a 0.
Possíveis Escalações
Ponte Preta: Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Kadu e João Lucas; Naldo, Elton, Wendel e Ravanelli; Lins e Lucca. Técnico: Gilson Kleina.
São Paulo: Renan Ribeiro; Lucão, Maicon, Rodrigo Caio; Marcinho, Jucilei, Cícero, Cueva e Júnior Tavares; Luiz Araújo e Lucas Pratto. Técnico: Rogério Ceni.
Cruzeiro x Chapecoense
04/06 – 19h – Mineirão
Cruzeiro e Chapecoense terão, neste domingo, a oportunidade para pôr um fim ao MMA que tomou conta dos vestiários da Arena Condá na última quinta-feira depois da partida de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil (0 a 0 que classificou a equipe mineira). Contrastando com as imagens da entrada dos jogadores no início da partida, onde todos se cumprimentavam sorridentes, se abraçavam e faziam juras de amizade eterna; o final virou uma confusão generalizada (com uma boa ajuda da desastrosa arbitragem de Pericles Bassols, que acirrou os ânimos chapecoenses). E é neste clima de “guerra” que os dois clubes se enfrentam, pela terceira vez em menos de um mês, novamente em Minas Gerais.
É um jogo que tem potencial para duas situações possíveis:
a) teremos um festival de pontapés e entradas mais duras e – com certeza – uma ou duas expulsões, ou;
b) teremos um jogão de bola, com as duas equipes dando o seu máximo para mostrar que são melhores que a outra.
Gostaria que fosse a opção B. Mas acho que teremos a opção A.
O Cruzeiro joga em casa, tem um estilo pragmático, não se afoba e fica controlando o jogo o tempo todo. A Chape vai nervosa à campo depois da injusta desclassificação na Copa do Brasil e perderá o jogo, a liderança e talvez um jogador para o próximo jogo por conta de uma expulsão.
Nosso Palpite: O Cruzeiro engole a nervosa Chapecoense e vence por 1 a 0.
Possíveis Escalações
Cruzeiro: Fábio; Lucas Romero, Léo, Caicedo e Diogo Barbosa; Henrique, Ariel Cabral, Hudson, Thiago Neves e Alisson; Rafael Marques (Ábila). Técnico: Mano Menezes.
Chapecoense: Jandrei; Apodi, Victor Ramos, Douglas Grolli e Reinaldo; Luiz Antônio, Andrei Girotto e Seijas; Rossi, Arthur e Wellington Paulista. Técnico: Vágner Mancini.
Bahia x Atlético-GO
05/06 – 20h – Fonte Nova
Com Jorginho no lugar de Guto Ferreira, que foi para o Internacional, o Bahia recebe o lanterna da competição com a obrigação de vencer em casa, na partida que fecha a quarta rodada do Brasileirão. O Atlético-GO é um time esforçado mas, dificilmente seguirá na Série A ano que vem. E perder pontos em casa para o lanterna não pode estar nos planos de quem pretende alçar vôos mais altos no campeonato – como o Bahia que começou goleando o Atlético-PR e depois perdeu um pouco o rendimento. Não há melhor momento do que este para se recuperar.
Nosso Palpite: O Bahia ganha fácil por 3 a 0 e afunda mais um pouquinho o pobre Atlético-GO.
Possíveis Escalações
Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Matheus Reis; Edson, Renê Júnior, Juninho, Zé Rafael e Allione; Edigar Junio. Técnico: Jorginho.
Atlético-GO: Felipe; Eduardo, Roger Carvalho, Ricardo Silva e Bruno Pacheco; Marcão, Igor, Luiz Fernando e Jorginho; Everaldo e Walter. Técnico: Marcelo Cabo.
Rodada completa
Sábado – 03/06
16h – Coritiba x Atlético-PR – Couto Pereira
18h – Fluminense x Vitória – Maracanã
19h – Corinthians x Santos – Arena Itaquera
Domingo – 04/06
11h – Flamengo x Botafogo – Raulino de Oliveira
11h – Avaí x Sport – Ressacada
16h – Palmeiras x Atlético Mineiro – Allianz Parque
16h – Grêmio x Vasco – Arena do Grêmio
16h – Ponte Preta x São Paulo – Moisés Lucarelli
19h – Cruzeiro x Chapecoense – Mineirão
Segunda-feira – 05/06
20h – Bahia x Atlético-GO – Fonte Nova