Contagem regressiva para o título de Hamilton começa no Japão
Britânico precisa fazer apenas o básico nas próximas corridas para conquistar esta temporada
O próximo país a receber uma etapa da Fórmula 1 desta temporada é o Japão. A clássica etapa de Suzuka tinha tudo para ser quente, mas os péssimos desempenhos de Sebastian Vettel praticamente encaminharam o título de Lewis Hamilton, que aparece com 34 pontos na frente.
Lewis Hamilton só precisa levar o carro para casa
Faltam cinco corridas para terminar o campeonato, mas a contagem regressiva de Hamilton já começou. O britânico tem uma vantagem considerável em mãos e pode se dar ao luxo de terminar em terceiro três vezes que ainda assim permanecerá na frente de Vettel. Com isso, o piloto da Mercedes só precisa se preocupar em terminar a corrida, seja lá qual for a posição – até porque o alemão não tem ido bem.
Chora, Vettel! E olha o retrovisor!
Com quatro das últimas cinco corridas terminando bem atrás de Hamilton, Sebastian Vettel viu a taça escapar. Para ser campeão sem depender do desempenho do líder, teria que ganhar todas as próximas cinco etapas. É muito para quem precisou de 15 GPs para ganhar quatro. Além disso, o alemão parece ter sentido a pressão, cometendo erros bobos. Sendo assim, é bom se preocupar com Valtteri Bottas, porque por enquanto está arriscado perder até a segunda posição do campeonato.
Até que enfim, Verstappen!
Tratado como um jovem talento da Fórmula 1, Max Verstappen vinha decepcionando na temporada, mas enfim conseguiu mostrar tudo o que se esperava dele. O holandês teve um excelente desempenho e venceu o GP da Malásia. Resta ver o que ele será capaz de fazer no Japão, mas por enquanto, o piloto da RBR é daqueles que realiza um grande feito numa semana e uma bobagem enorme na outra.
Para esta corrida, os destaques devem ser mesmo Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo, que estão sempre no bolo da frente, esperando apenas uma oportunidade para voltar a ganhar.
Turma da bagunça
Se na frente as coisas parecem definidas, a disputa para as últimas posições que pontuam é sempre bem interessante. Até o momento, Sergio Perez e Esteban Ocon seguem como figurinhas certas no top 10, mas Felipe Massa e Lance Stroll também vivem uma boa fase. Tanto o brasileiro quanto o canadense estão conseguindo superar com tranquilidade Carlos Sainz Jr e Nico Hulkenberg, que caíram de produção após um bom começo de temporada. Outro que vem evoluindo bem é o jovem Stoffel Vandoorne.
Histórico do GP do Japão
A grande maioria das corridas em terras nipônicas ocorreu em Suzuka, como acontecerá neste ano. As únicas exceções foram em 1976, 1977, 2007 e 2008, quando foram disputadas em Fuji. No geral, o grande recordista é o alemão Michael Schumacher, com seis vitórias. Logo atrás dele aparece Sebastian Vettel, com quatro, seguido de Lewis Hamilton, que tem três triunfos.
No entanto, o GP do Japão ficou muito mais conhecido pelas disputas entre Ayrton Senna e Alain Prost. Em 1989, o francês bateu no brasileiro, tirando os dois da pista, o que lhe deu o título sem precisar de muito esforço. Senna até conseguiu voltar, só que foi punido por não ter contornado a chicane corretamente e com isso, deu adeus à taça.
O troco veio logo no ano seguinte, quando desta vez o brasileiro liderava o campeonato. Senna então propositalmente jogou o carro para cima do francês, conquistando a edição de 1990.
Palpite
Assim como foi na última corrida, Lewis Hamilton deve ter um desempenho cauteloso, afinal, só precisa levar o seu carro para a linha de chegada nas próximas etapas para ser campeão. Com isso, o britânico fica em segundo plano, deixando o favoritismo para Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo.
Programação do GP do Japão
Quinta-feira, 5 de outubro
- 22:00 – Treino livre 1
Sexta-feira, 6 de outubro
- 2:00 – Treino livre 2
Sábado, 30 de setembro
- 0:00 – Treino livre 3
- 3:00 – Treino de Classificação
Domingo, 1 de outubro
- 2:00 – Corrida
Classificação da Fórmula 1 2017
- Lewis Hamilton, 281
- Sebastian Vettel, 247
- Valtteri Bottas, 222
- Daniel Ricciardo, 177
- Kimi Raikkonen, 138
- Max Verstappen, 93
- Sergio Perez, 76
- Esteban Ocon, 57
- Carlos Sainz Jr, 48
- Nico Hulkenberg, 34
- Felipe Massa, 33
- Lance Stroll, 32
- Romain Grosjean, 26
- Stoffel Vandoorne, 13
- Kevin Magnussen, 11
- Fernando Alonso, 10
- Jolyon Palmer, 8
- Pascal Wehrlein, 5
- Daniil Kvyat, 4
- Marcus Ericsson, 0
- Antonio Giovinazzi, 0
- Pierre Gasly, 0