Copa Sul-Americana de 2018 já começa com Brasil x Argentina em dose tripla
Primeira fase vai de 13 de fevereiro a 10 de maio
Cinquenta e quatro clubes dos dez países afiliados à CONMEBOL disputam a Copa Sul-Americana, que é equivalente à Liga Europa, ou seja, a segunda divisão continental. O sexteto brasileiro é formado por Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Botafogo, Fluminense e São Paulo. Confira abaixo as últimas notícias e prognósticos.
Regulamento
Quarenta e quatro equipes se enfrentam em mata-mata em 180 minutos na primeira fase. Os vinte e dois classificados serão acrescidos dos dez “melhores eliminados” da Taça Libertadores da América na segunda eliminatória. A partir daí continuamos com o sistema de ida e volta até conhecermos o grande vencedor da temporada.
O campeão da Copa Sul-Americana garante vaga na Taça Libertadores da América, na Recopa Sul-Americana e na Copa Banco Suruga de 2019.
Os brasileiros
A competição já começa quente! Dois choques entre brasileiros e argentinos, que envolvem ex-campeões da Copa Sul-Americana, eliminam precocemente dois concorrentes ao título. Estou me referindo a San Lorenzo (campeão de 2002) x Atlético-MG (vencedor de 1992 e de 1997) e a Rosario Central (primeiro colocado de 1995) e São Paulo (medalhista de ouro de 1994 e 2012). O Time do Papa foi o sétimo colocado da última Superliga Argentina, o Galo foi o nono do Brasileirão, os Canallas foram o 12º do “Argentinão” e o Tricolor o 13º da Série A.
O Atlético-PR, décimo-primeiro lugar da liga nacional, encara o Newell´s Old Boys, nono, do certame argentino. É mais um choque entre os representantes das duas nações Hermanas e rivais.
O Botafogo tenta resgatar a glória passada de 1993 estreando contra o Audax Italiano, que terminou em sétimo o último Torneo Transición chileno.
O Bahia desafia o Blooming, de Santa Cruz de la Sierra. Nas contendas nacionais, os alvianis terminaram em quarto e os da Boa Terra em décimo-segundo.
O Fluminense terá pela frente o Nacional e a altitude de Potosí, no altiplano boliviano. Os comandados de Abel Braga, que terminaram o Brasileirão em décimo-quarto tentam passar pelo oitavo da liga boliviana.
Atlético-MG, Bahia, Botafogo e São Paulo fazem a segunda peleja em seus domínios. Já Atlético-PR e Fluminense decidem suas sortes na estrada.
Outros choques interessantes
Dois confrontos sem brasileiros chamam a atenção nesta primeira eliminatória. Trata-se de dois quadros que fizeram bonito na última Libertadores. O Lanús, vice-campeão continental, pega o tradicional Sporting Cristal peruano. Os primeiros 90 minutos serão realizados na Grande Buenos Aires e os derradeiros em Lima.
Já o Barcelona terá o General Díaz paraguaio pela frente. O primeiro capítulo está agendado para Guayaquil e o segundo para Luque.
Confrontos da 1ª fase
- Everton x Caracas
- Estudiantes de Mérida x Deportes Temuco
- Lanús x Sporting Cristal
- Deportivo Cali x Danubio
- San Lorenzo x Atlético-MG
- LDU de Quito x Guabirá
- Nacional-PAR x Mineros
- Sport Rosario x Cerro
- Sol de América x Independiente de Medellín
- Barcelona x General Díaz
- Sportivo Luqueño x Deportivo Cuenca
- Universidad Técnica de Cajamarca x Rampla Jrs.
- Defensa y Justicia x América-COL
- Atlético-PR x Newell’s Old Boys
- Unión Española x Sport Huancayo
- Jaguares x Boston River
- Rosario Central x São Paulo
- Nacional-EQU x San José-BOL
- Blooming x Bahia
- Zamora x Colón
- Audax Italiano x Botafogo
- Fluminense x Nacional Potosí
Ranking de campeões
Incluímos nesta lista os campeões da extinta Copa CONMEBOL (1992-1999), pois se tratava do mesmo torneio que ganhou nova nomenclatura em 2002.
- Atlético-MG, 2
- Boca Jrs., 2
- Independiente, 2
- Lanús, 2
- São Paulo, 2
- Arsenal, 1
- Botafogo, 1
- Chapecoense, 1
- Cienciano, 1
- Independiente Santa Fé, 1
- Internacional, 1
- LDU de Quito, 1
- Pachuca, 1
- River Plate, 1
- Rosario Central, 1
- San Lorenzo, 1
- Santos, 1
- Talleres, 1
- Universidad de Chile, 1