Vôlei

Cruzeiro e Fluminense encabeçam Superliga que poderá ter Botafogo ou Corinthians

Foto: Inovafoto / CBV

Confederação Brasileira de Voleibol anunciou os quadros para 2017/18.

Entre uma temporada e outra qualquer campeonato de qualquer esporte tem suas novidades. Na Superliga de vôlei, não é diferente. Confira as últimas do certame, que terá pelo menos dois clubes de futebol e a possibilidade de pelo menos mais um.

 

Mudanças nas finais

No começo de junho, a CBV se reuniu com os representantes dos clubes para discutir ideias e sugestões para o próximo ano. Parece que a final em partida única está com seus dias contados. Os participantes querem pelo menos uma melhor de três na grande decisão.

Outra discussão girou em torno do calendário, que é curto demais para atletas e patrocinadores. A ideia é de expandi-lo para que os jogos aconteçam entre outubro e maio. Atualmente, a Superliga começa em novembro e termina em abril.

Qualquer mudança dependerá de aprovação no congresso técnico.

Pelas regras atuais, os 12 concorrentes se enfrentam em turno e returno e os oito melhores se encaram pelo título em mata-mata. Os dois últimos da fase de classificação são rebaixados.

    

As equipes

As dez primeiras colocadas de 2016/17, além da campeã da segunda divisão (denominada Superliga B) têm vagas garantidas na Superliga de 2017/18. O último nome sairá da Taça de Ouro, nome chique de uma seletiva. Este torneio era aberto a qualquer time que não tenha ainda presença assegurada na primeira divisão da temporada que está prestes a se iniciar. A Taça de Ouro será realizada no começo de agosto.

Os participantes da Superliga feminina são: SESC (nova identidade do Rexona), Osasco, Praia Clube Uberlândia, Minas TC, Bauru, Fluminense, Brasília, Pinheiros, São Caetano, Rio do Sul e Barueri.

Os garantidos na Superliga masculina são: Cruzeiro, FUNVIC, SESI, Vôlei Renata (novo nome do Brasil Kirin), Montes Claros, Minas TC, UFJF, Canoas, Bento Vôlei, Maringá e SESC.

 

Botafogo e Corinthians

O Botafogo contratou o veterano Marcelinho e fechou com a grife Zinzane para estampar seu nome na camisa Gloriosa. Semifinalista da Superliga B, a Estrela Solitária rem recursos modestos para tentar subir no degrau mais alto.

O Corinthians acertou os patrocínios da Prefeitura de Guarulhos e do Supermercados Nagumo. Assim, o Timão pôde contratar os craques Serginho e Cidão, além do técnico Alexandre Stanzioni. Completam o elenco Allan Patrick, Bruno Canuto, Fábio, Sérgio Félix e Ygor Ceará.

Apenas um deles poderá comemorar a conquista da Taça de Ouro e consequentemente o acesso à Superliga. Além das agremiações de futebol, os demais inscritos nesta competição são Blumenau, Caramuru, Jaó, Rádio Clube e UPIS.

 

Mercado de transferências

Barueri: contratou Edinara, Fran, Naiane, Natália, Saraellen e renovou com o técnico José Roberto Guimarães, além de Ana Cristina, Ariele, Dani Terra, Erika, Fê Isis, Sara, Suelle e Tainara.

Bauru: contratou Andressa Picussa, Ariane, Gabi Cândido, Gabi Martins, Helô, Ju Carrijo e Paula Pequeno e renovou com Angélica, Arlene, Carol Westermann, Dayse, Juma, Letícia e Valquíria.

Brasília: contratou Aline, Carol, Fernanda, Isabela, Juju Perdigão, Malu, Priscila e Thayná e renovou com Letícia Lima.

Cruzeiro: contratou Alemão, Nico Uriarte e renovou com Éder Levi, Evandro, Fernando Cachopa, Filipe, Isac, Leal, Lucas, Pablo, Robert, Rodriguinho, Serginho, Simon, e o técnico Marcelo Mendez.

Fluminense: contratou Clarisse, Fernanda, Giovana, Larissa Gongra, Michelle, Rafaela e Thaisinha e renovou com Arianne, Jordane, Julia Moura, Lara Nobre, Letícia Hage, Renatinha e Sassá.

FUNVIC: Contratou Daniel Castellani, Dante, Madaloz, Marko Ivovic, Paulo Renan, Rafael Martins, Rodrigo Ruiz, Sebastian Solé e Thales Hoss.

Maringá: contratou Alison Bastos, Iallisson, Matheus Brasília, Rodrigo Leitzke e Thiago Alves, além do técnico Renato Banana, e renovou com Alê, Alisson, Aureliano, Daniel Rossi, Elder Coutinho, Glan, Kaio, Matheus Secco, Ricardinho e Wendder.

Minas TC feminino: contratou o técnico Stefano Lavarini, além de Macris e renovou com Carol Gattaz, Geórgia, Hooker, Karine Guerra, Karol Tormena, Léia, Mara Leão, Mayany, Natáliai Monteiro, Pri Daroit e Rosamaria.

Minas TC masculino: contratou Bob e Marlon e renovou com Davy, Erick Costa, Maique e Pingo.

Montes Claros: contratou o técnico Chico Santos, além de Alan, Cristiano, Mesa, Mudo, Najari, Sandro, Tarcísio Guinter, e Vanderson. O novo patrocinador do time é Somai Alimentos.

Osasco: contratou Fabíola, Ju Mello e Mari Paraíba e renovou com Bia, Bruna Neri, Carol Albuquerque, Gabriela Zeni, Mariana Costa, Nati Martins, Paula Borgo, Tandara e Tássia.

Pinheiros: patrocinado pela Colgate, pôde contratar Bruna, Diana, Ivna Marra, Mari Cassemiro e Roberta e renovou com Bruninha, Lana, Lays, Maira, Milka e Vanessa.

Praia Clube Uberlândia: Contratou Andréia, Fernanda Garay, Laís e Nicole Maria Fawcett, além do técnico Paulo Coco e renovou com Suelen Santana, Walewska Oliveira.

São Caetano: renovou o patrocínio da prefeitura. Contratou Anet Alfonso, Andressa Krafchefski, Camila Paracatu, Gabriela Penna, Lyara, Sabrina e Sonaly e renovou com Ana Flávia e Fernanda Tomé.

SESC feminino: contratou Carol Leite, Gabi, Kasiely, Linda Jéssica, Natiele e Vivian.

SESC masculino: contratou Japa, João Rafael, Levi, Maurício Borges, Maurício Souza, Renan Buiatti, Thiago Brendle e Thiaguinho.

SESI feminino: contratou Dani Suco, Erika Pão, Marjorie e Pri Heldes.

SESI masculino: contratou o técnico Rubinho, além de Alan, Evandro, Franco, Gustavão, Lipe, Piá, Renato Russomanno e William Arjona e renovou com Aracaju, Douglas Pureza, Douglas Souza, Gabriel Vaccari, Lucão e Murilo.

Vôlei Renata: contratou Facundo Santucci, Júnior, Leandro Vissotto, Salsa e Tiago Mão e renovou com Diogo, Rodriginho e Vini, além do técnico Horácio Dielo.