Duelo Brasil x Argentina: River Plate e Grêmio são os principais favoritos na Copa Libertadores
Equipes surgem como as candidatas ao título da competição continental em 2017; Jorge Wilstermann (BOL) é a grande zebra nas quartas
Em tempo de Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia 2018, não poderíamos deixar de abordar o duelo Brasil x Argentina. Mas “pera aí”… os hermanos não enfrentam o Uruguai e a Seleção Canarinho o Equador? Pois é, na coluna de hoje falaremos dos principais candidatos ao título da Copa Libertadores de 2017. E adivinha de quais países são os favoritos à taça? Sacou? River Plate e Grêmio são as equipes a serem batidas na competição, que em duas semanas abrirá com os jogos das quartas de final.
Millonarios em busca do tetra
Tradicional clube do futebol sul-americano, o River Plate tem sido nos últimos anos um dos principais exemplos do continente. Desde que passou pelo pior momento de sua história, com o rebaixamento para a segunda divisão em 2011, o clube tem disputado título ano após ano. Sabe aquela frase de que aprendemos nas adversidades e/ou derrotas?
Pois é, com os Millonarios foi assim. Desde a fatídica queda, a equipe de Buenos Aires venceu o Argentino em 2013/2014, foi campeã da Copa Sul-Americana em 2014 e voltou a conquistar à Libertadores (2015) após 19 anos.
Comandando o clube do coração há três anos, o técnico Marcelo Gallardo é a principal esperança da torcida porteña em busca do tetracampeonato da América. Sem encontrar qualquer dificuldade na primeira fase, o River ficou em primeiro do Grupo 3 com 13 pontos. Nas oitavas, os Millonarios bateram o Guaraní por 2×0, no Paraguai, e ficaram num empate morno de 1×1 no Monumental de Núñez.
De volta ao expediente depois de um curto período de férias, o clube tenta ganhar entrosamento. O problema é que o xerife hermano está prestes a perder uma de suas principais referências. O jovem Lucas Alario está de malas prontas para a Alemanha, onde deve defender as cores do Bayer Leverkusen. Outros desfalques contra os bolivianos do Jorge Wilstermann, responsável por ser uma das zebras das oitavas eliminando o Atlético Mineiro, são Lucas Martínez e Mayada, pegos no exame antidoping, em junho.
Se passarem pelos bolivianos, os Millonarios fazem um confronto local diante do vencedor do embate entre San Lorenzo e Lanús. A Argentina vai pegar “fogo”!
Grêmio pressionado
Apesar da vice-liderança do Brasileirão, os dez pontos que separam a equipe do líder Corinthians fazem o Grêmio priorizar a Copa Libertadores. Eliminado recentemente da Copa do Brasil em disputa nos pênaltis contra o Cruzeiro, os gaúchos sabem que a cobrança será grande se a equipe não passar pelo Botafogo, próximo adversário no torneio continental.
O time dirigido por Renato Portaluppi tem um dos melhores futebóis jogados atualmente no país e surge como segundo favorito ao caneco da América, porém sabemos que isso não ganha jogo. Ou melhor, não ganha em decisão de mata-mata. É só olhar para o que ocorreu diante da Raposa, não é?!
Se o Tricolor Gaúcho se recuperar do baque da semana passada e Luan e Lucas Barrios mantiverem o entrosamento e faro de gol apurado, será difícil de pará-los. Veremos!
Insegurança santista x confiança botaguense
Se tem um time que está dando pulos de alegria com o recesso da Libertadores, esse time é o Santos. Com campanha tranquila na fase de grupos, fechando invicto e na ponta sua chave com 12 pontos, o Peixe bateu o Atlético Paranaense nas oitavas e agora enfrenta o algoz palmeirense chamado Barcelona de Guayaquil-EQU.
Até aí tudo bem, mas o alvinegro praiano tem caído de rendimento nos últimos meses. É só olharmos para o desempenho do time do técnico Levir Culpi no Nacional. A equipe continua em terceiro na tabela, porém empatou os quatro últimos jogos e tem o quarto pior ataque da competição. Resultados que não são nada bons para um clube que quer brigar por mais uma Libertadores.
No Rio de Janeiro, o Botafogo, que pega o Grêmio em duas semanas, jogará mais uma vez contra os prognósticos. Isso porque a equipe da Estrela Solitária vem calando cada um que ousa em eliminá-la precocemente do torneio continental. Foi assim na fase preliminar, contra Colo Colo e Olímpia; na fase de grupos, batendo fortes concorrentes como o atual campeão Atlético Nacional-COL e Estudiantes, e recentemente nas oitavas, contra o Nacional-URU. Por isso, o Grêmio que se cuide, pois o alvinegro de General Severiano está louco para derrubar mais um campeão da América.
Favoritos ao título da Copa Libertadores 2017
- River Plate
- Grêmio
- Santos
- San Lorenzo
- Botafogo
- Lanús
- Barcelona de Guayaquil
- Jorge Wilstermann
Jogos de ida das quartas de final Copa Libertadores 2017
Quarta-feira, 13 de setembro
- 19:15 – San Lorenzo x Lanús – Palpite: San Lorenzo
- 21:45 – Botafogo x Grêmio – Palpite: Empate
- 21:45 – Barcelona de Guayaquil x Santos – Palpite: Empate
Quinta-feira, 14 de setembro
- 21:45 – Jorge Wilstermann x River Plate – Palpite: River Plate