Eliminado e pressionado, Palmeiras encara o Avaí no Brasileirão, confira prognósticos
Alviverde tenta se aproveitar dos confrontos diretos para encostar nos líderes
Após mais uma eliminação no ano, o Palmeiras volta sua atenção para o Campeonato Brasileiro e encara o Avaí, neste sábado, pela 17ª rodada do torneio no Allianz Parque. Apesar de estar a 14 pontos do líder, o clube pode se beneficiar do fato de os quatro times que estão na frente se enfrentarem neste final de semana.
Tudo ou nada
Como caiu na Copa do Brasil, o Palmeiras só tem a Copa Libertadores e o Brasileirão para focar. No torneio continental, as coisas não estão tranquilas, pois o time perdeu para o Barcelona-ECU fora de casa e vai ter que buscar o placar na volta. Na Liga Nacional, as coisas também estão complicadas, pois um novo tropeço somado a um triunfo do Corinthians pode praticamente significar o adeus do clube na competição.
Sendo assim, o alviverde vive um período com muita pressão, podendo ter seu ano praticamente encerrado ainda na segunda semana de agosto – algo totalmente decepcionante para uma equipe que investiu pesado.
Para não correr esse risco, o Palmeiras entra em campo precisando da vitória. O técnico Cuca até deve poupar boa parte dos titulares, mas contando com um elenco numeroso, os paulistas têm no banco jogadores de qualidade e que podem carregar a obrigação de conquistar os três pontos.
Caso cumpram o objetivo, o alviverde pode voltar para a disputa pelo título, principalmente se o Flamengo conseguir segurar o Corinthians.
Avaí gosta de jogos difíceis
Se formos analisar elenco e classificação, o Avaí não tem a menor chance. O clube é apenas o 17º colocado, com somente quatro vitórias, cinco empates e sete derrotas até aqui. No entanto, as apresentações contra os grandes têm sido impressionantes.
Dos quatro triunfos até aqui no campeonato, por exemplo, dois foram como visitantes, encarando Grêmio e Botafogo. Além disso, bateu Sport e Cruzeiro na Ressacada também – clubes que disputam com o Palmeiras um lugar na Libertadores. Para completar, é uma das quatro equipes que conseguiu roubar pontos do Corinthians.
Isso tudo mostra que, apesar das limitações, os catarinenses gostam de jogos difíceis e podem complicar a vida do Palmeiras.
Retrospecto de Palmeiras x Avaí
Ao todo, Palmeiras e Avaí se enfrentaram 14 vezes e o desequilíbrio é impressionante, com os paulistas tendo 11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Se considerarmos apenas os encontros em São Paulo, a superioridade é ainda maior, com seis triunfos e um empate.
Prováveis escalações
Pensando na Libertadores, o técnico Cuca deve modificar bastante a equipe do Palmeiras. Do outro lado, o Avaí vai para campo com a base dos últimos jogos.
Palmeiras: Fernando Prass; Mayke, Luan, Vitor Hugo e Juninho; Felipe Melo, Michel Bastos, Bruno Henrique, Raphael Veiga e Dudu; Deyverson.
Avaí: Douglas; Leandro Silva, Alemão, Betão e Capa; Judson, Simão, Pedro Castro e Juan; Romulo e Joel.
Palpite
Apesar de não contar com alguns de seus titulares, o Palmeiras é bem mais forte e deve conquistar a vitória dentro de casa. Qualquer outro resultado que não seja esse vai ser uma grande surpresa. No entanto, é bom não esperar uma grande atuação e nem muitos gols.
Jogos da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017
Sábado, 29 de julho
- 16:00 – Botafogo x São Paulo – Palpite: Botafogo vence por mais de dois gols
- 19:00 – Palmeiras x Avaí – Palpite: Palmeiras vence por 1 a 0
Domingo, 30 de julho
- 11:00 – Chapecoense x Atlético-GO – Palpite: Chapecoense vence por 2 a 1
- 16:00 – Bahia x Sport – Palpite: Sport vence por 2 a 0
- 16:00 – Corinthians x Flamengo – Palpite: Corinthians vence por 2 a 0
- 16:00 – Coritiba x Atlético-MG – Palpite: 1×1
- 16:00 – Ponte Preta x Fluminense – Palpite: Ponte Preta vence por 1 a 0
- 19:00 – Cruzeiro x Vitória – Palpite: Cruzeiro vence por 3 a 0
- 19:00 – Grêmio x Santos – Palpite: Grêmio vence por 3 a 1
Segunda, 31 de julho
- 20:00 – Vasco x Atlético-PR – Palpite: Vasco vence por 2 a 1
Classificação do Campeonato Brasileiro 2017
- Corinthians, 40 – Libertadores
- Grêmio, 32 – Libertadores
- Santos, 30 – Libertadores
- Flamengo, 28 – Libertadores
- Palmeiras, 26 – Pré-Libertadores
- Sport, 24 – Pré-Libertadores
- Botafogo, 24 – Copa Sul-Americana
- Vasco, 23 – Copa Sul-Americana
- Cruzeiro, 22 – Copa Sul-Americana
- Ponte Preta, 21 – Copa Sul-Americana
- Chapecoense, 21 – Copa Sul-Americana
- Fluminense, 21 – Copa Sul-Americana
- Atlético-MG, 20
- Bahia, 19
- Coritiba, 19
- Atlético-PR, 17
- Avaí, 17 – Série B
- São Paulo, 16 – Série B
- Vitória, 12 – Série B
- Atlético-GO, 9 – Série B