Eliminatórias Europeias: Espanha, França, Itália e Portugal são superfavoritos nos jogos do fim de semana
Depois da classificação de Alemanha e Inglaterra, outros gigantes do Velho Continente tentam carimbar o passaporte para a Rússia
Duas campeãs mundiais já reservaram as passagens para a Rússia-2018: na quinta-feira (5), Alemanha e Inglaterra venceram seus compromissos pelas Eliminatórias Europeias e se garantiram de vez na Copa do Mundo do ano que vem. Os jogos da duríssima seletiva organizada pela Uefa continuam ao longo do fim de semana, com dezoito partidas fechando a nona e penúltima rodada da competição. Algumas das equipes mais fortes e tradicionais do planeta deram sorte: neste momento decisivo, terão adversários pouco ameaçadores – o que, em alguns casos, pode ser o bastante para já se garantir no Mundial, e em outros, para chegar à rodada decisiva em excelentes condições de selar a classificação.
Espanha deve atropelar a Albânia
A tarefa menos complicada talvez seja a da Espanha, que vai receber a modesta Albânia nesta sexta (6), às 15h45 (de Brasília), na cidade de Alicante. O adversário está praticamente eliminado (só uma milagrosa combinação de resultados colocaria a Albânia na repescagem) e a Roja está embalada, com Isco, do Real Madrid, em ótimo momento – ele foi o destaque da vitória arrasadora sobre a Itália na última rodada, resultado que colocou a Espanha com três pontos de vantagem em relação à Azzurra na classificação do Grupo G.
Por incrível que pareça, a maior preocupação dos espanhóis é com o extracampo. Desde o tumultuado referendo sobre a independência da Catalunha, o zagueiro Piqué, do Barcelona, tem sido perseguido pela torcida. Mas o técnico Julen Lopetegui garante que essa distração não será capaz de atrapalhar seu time, que precisa do resultado para chegar à rodada final em posição confortável. Ainda mais porque a Itália também tem tudo para vencer, mantendo vivas suas chances de liderar o grupo na jornada decisiva. A Azzurra recebe a Macedônia, equipe muito fraca e já sem nenhuma chance.
Portugal “treina” antes da decisão
Assim como a Itália, Portugal também precisa de duas vitórias nos jogos que restam para superar o líder de seu grupo – no caso dos lusos, a Suíça, que está três pontos à frente e enfrenta a Hungria, em casa, no sábado (7), às 15h45. No mesmo horário, a seleção de Cristiano Ronaldo visita o pequeno território de Andorra no que deve ser uma espécie de treino de luxo para o jogo decisivo do Grupo B, um confronto direto entre Portugal e Suíça, em solo lusitano, valendo a classificação direta para a Copa. Atual campeão europeu pela seleção e por seu clube, Cristiano não quer passar pelo mesmo sofrimento que seu rival Lionel Messi, que desafia seus limites para ir à Rússia.
França deve despachar a decadente Bulgária
Uma das equipes mais fortes e talentosas do momento, a França faz uma campanha aquém do esperado nas Eliminatórias, mas ainda assim lidera o Grupo A, com 17 pontos, um a mais que a Suécia. No sábado, a equipe do jovem craque Mbappé visita a Bulgária. Em outros tempos, seria um desafio extremamente preocupante, mas os búlgaros estão em decadência e não devem oferecer muita resistência aos franceses.
É bom mesmo o time do técnico Didier Deschamps não tropeçar num jogo tão tranquilo, já que a concorrente direta à vaga, a Suécia, tem três pontos quase garantidos no fim de semana – a equipe escandinava recebe o fraquíssimo selecionado de Luxemburgo. A outra equipe forte da chave também tem boas chances de vitória: a Holanda visita a Bielorrússia, lanterninha do grupo, lutando para manter vivo o sonho de ir à Copa.
Jogos da 9ª rodada das Eliminatórias da Europa a Copa do Mundo 2018
Quinta-feira, 5 de outubro
- 13:00 – Azerbaijão 1×2 República Tcheca
- 13:00 – Armênia 1×6 Polônia
- 15:45 – Irlanda do Norte 1×3 Alemanha (Alemanha classificada para a Copa)
- 15:45 – San Marino 0x8 Noruega
- 15:45 – Montenegro 0x1 Dinamarca
- 15:45 – Romênia 3×1 Cazaquistão
- 15:45 – Inglaterra 1×0 Eslovênia (Inglaterra classificada para a Copa)
- 15:45 – Malta 1×1 Lituânia
- 15:45 – Escócia 1×0 Eslováquia
Sexta-feira, 6 de outubro
- 13:00 – Geórgia x País de Gales – Palpite: País de Gales
- 15:45 – Áustria x Sérvia – Palpite: Sérvia
- 15:45 – Irlanda x Moldávia – Palpite: Irlanda
- 15:45 – Itália x Macedônia – Palpite: Itália
- 15:45 – Liechtenstein x Israel – Palpite: Israel
- 15:45 – Espanha x Albânia – Palpite: Espanha
- 15:45 – Croácia x Finlândia – Palpite: Croácia
- 15:45 – Turquia x Islândia – Palpite: empate
- 15:45 – Kosovo x Ucrânia – Palpite: Ucrânia
Sábado, 7 de outubro
- 13:00 – Suécia x Luxemburgo – Palpite: Suécia
- 13:00 – Ilhas Faroe x Letônia – Palpite: Ilhas Faroe
- 13:00 – Bósnia x Bélgica – Palpite: empate
- 13:00 – Gibraltar x Estônia – Palpite: Estônia
- 15:45 – Chipre x Grécia – Palpite: empate
- 15:45 – Bielorrússia x Holanda – Palpite: Holanda
- 15:45 – Bulgária x França – Palpite: França
- 15:45 – Andorra x Portugal – Palpite: Portugal
- 15:45 – Suíça x Hungria – Palpite: Suíça