Estados Unidos Campeões da Copa de Ouro da CONCACAF de 2017
Jordan Morris marcou o gol do título a dois minutos do fim.
O estádio de Santa Clara lotou para assistir a grande final da Copa de Ouro, torneio entre seleções da América Central, do Norte e do Caribe. Estados Unidos e Jamaica empatavam até os 43 minutos do segundo tempo, quando Jordan Morris fez o gol do título dos donos da casa.
Estados Unidos 2, Jamaica 1
Como muitas finais, Estados Unidos e Jamaica fizeram um primeiro tempo bastante equilibrado. Os locais eram mais talentosos, mais fortes fisicamente, erravam menos passes e buscavam avançar no campo de defesa jamaicano. A defesa dos Reggae Boys era eficiente e anulava as ações ofensivas dos gigantes do norte.
O que ninguém esperava era o golaço de Jozy Altidore cobrando uma falta de longa distância com perfeição. A bola entrou no ângulo sem chances para arqueiro caribenho. A vantagem deveria ter dado tranquilidade aos norte-americanos no segundo tempo. Só que a Jamaica empatou logo aos 5’, com Je-Vaughn aproveitando cobrança de escanteio.
A partir daí, a Jamaica se fechou aguardando contra-ataques e os Estados Unidos não conseguiam ir muito além da intermediária ofensiva. Nos minutos finais, os anfitriões foram para o abafa e em um bate e rebate, Jordan Morris soltou uma pancada que morreu no fundo da rede. Gol do título! Gol da festa do novo herói nacional!
A campanha
Passando por um mal momento nas eliminatórias da Copa do Mundo, os Estados Unidos trocaram Jurgen Klinsmann por Bruce Arena no final do ano passado.
Provando que muitas vezes o treinador não é o problema, os da América do Norte continuaram oscilando em amistosos e por todas as competições.
Sem precisar disputar uma vaga na Copa de Ouro da CONCACAF, a estreia dos anfitriões foi melancólica. Diante de mais de 47 mil pessoas em Nashville, o selecionado norte-americano apenas empatou com o Panamá em 1 a 1.
Sorte deles é que os dois rivais seguintes seriam duas babas, que poderiam perder de dez a zero diante de uma equipe mais poderosa. A Martinica quase engrossou o caldo. Após conceder dois gols, empatou o jogo antes de sair de campo frustrada com o revés por 3 a 2. A Nicarágua foi uma presa mais fácil: 3 a 0.
Sempre diante de sua torcida, os Estados Unidos tiveram uma força a mais vinda das arquibancadas. A tabela do certame também ajudou e nas quartas de final encararam a seleção mais fraca entre as oito sobreviventes da fase de grupos. El Salvador sofreu dois tentos no primeiro tempo e não teve capacidade de reagir: 2 a 0.
Na semifinal, o Estados Unidos exibiram sua melhor apresentação. Diante de uma aguerrida e talentosa Costa Rica, os da Estátua da Liberdade conseguiram vencer a zaga adversária com dois gols no segundo tempo, diante de 45 mil espectadores.
A decisão contra a Jamaica aconteceu em Santa Clara. Mais de 63 mil pessoas compraram ingressos e viram os Estados Unidos sofrerem. No entanto, um gol de Jordan Morris a dois minutos do fim, deu a sexta taça de campeão aos norte-americanos.
Como eles disputaram a final
Estados Unidos: Tim Howard; Graham Zusi, Omar González, Matt Besler e Jorge Villafaña; Paul Arriola (Dax McCarty), Kellyn Acosta (Clint Dempsey), Michael Bradley e Darlington Nagbe (Gyasi Zardes); Jozy Altidore e Jordan Morris. Técnico: Bruce Arena.
Jamaica: Andre Blake (Dwayne Miller); Alvas Powell, Damion Lowe, Ladale Richie (Kevon Lambert), Jermaine Taylor e Kemar Lawrence; Owayne Gordon, Je-Vaughn Watson e Oniel Fisher; Darren Mattocks (Cory Burke) e Romario Williams. Técnico: Theodore Whitmore.
Os campeões / vices
- 1991 – Estados Unidos / Honduras
- 1993 – México / Estados Unidos
- 1996 – México / Brasil
- 1998 – México / Estados Unidos
- 2000 – Canadá / Colômbia
- 2002 – Estados Unidos / Costa Rica
- 2003 – México / Brasil
- 2005 – Estados Unidos / Panamá
- 2007 – Estados Unidos / México
- 2009 – México / Estados Unidos
- 2011 – México / Estados Unidos
- 2013 – Estados Unidos / Panamá
- 2015 – México / Jamaica
- 2017 – Estados Unidos / Jamaica