Favoritos da Champions League 2017/18: PSG, Manchester City, Real Madrid, Barcelona e Bayern
Vem aí a última rodada da fase de grupos da Champions League! Os palpites para quem será campeão já começaram. Com 0 trio Neymar, Cavani e Mbappé, o invicto Paris Saint-Germain é favorito a erguer a taça, mas é seguido de perto por Manchester City, Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique. Confira abaixo a situação de cada time, quais já garantiram ou ainda brigam por uma vaga nas oitavas de final.
Manchester United perde a invencibilidade no Grupo A
Vindo de uma sequência de vitórias, o Manchester United precisava apenas do empate na rodada passada para garantir a primeira colocação no Grupo A. Porém, um gol os 44 minutos do segundo tempo deu a vitória ao Basel e colocou o time suíço de volta na disputa. Agora, o United tem 3 pontos a mais do que o Basel e o CSKA Moscou, seu adversário da última rodada. Já está classificado para as oitavas, mas ainda sem certeza da primeira colocação. Como venceu os russos por 4 a 1 na segunda rodada da competição, pode perder por até três tentos e se manter no topo da tabela. Por outro lado, não pode ser goleado em casa, ou verá o CSKA tomar a liderança. Seria uma tragédia. Lembrando que o primeiro critério de desempate da Champions é o confronto direto.
Ambos com 9 pontos, Basel e CSKA Moscou ainda brigam pela segunda vaga nas oitavas de final. Enquanto o CSKA enfrenta o Manchester United, para o Basel resta enfrentar o lanterna Benfica, que até agora não somou pontos na tabela. Melhor para os suíços, que além de terem um compromisso mais fácil, ainda estão levando a melhor nos critérios de desempate, com o placar acumulado de 3 a 2 contra o CSKA.
Classificação do Grupo A
- Manchester United – 12
- Basel – 9
- CSKA Moscou – 9
- Benfica – 0
Jogos da 6ª rodada no Grupo A
- 05/12, às 17:45 – Benfica x Basel
- 05/12, às 17:45 – Manchester City x CSKA Moscou
Paris Saint-Germain Vs. Bayern de Munique no Grupo B
O Grupo B é o que tem a classificação melhor definida. Paris Saint-Germain e Bayern de Munique já estão garantidos nas oitavas, mas ainda resta aos germânicos a última chance de arrancar a liderança do time francês. Para isso, precisará golear por pelo menos 4 a 0. Um cenário inimaginável para um PSG que está invicto desde a contratação de Neymar, em agosto. No torneio continental, apenas venceu. Possui o melhor ataque da competição, com 24 gols marcados em cinco jogos, e a melhor defesa — empatada com a do Barcelona — vazada apenas uma vez. O Bayern pode até vencer a partida, mas provavelmente terá que se contentar com a segunda posição.
Na lanterna do grupo, o Anderlecht terá sua última chance de pontuar, no jogo contra o Celtic. Uma vitória por 4 a 0 dá aos belgas a vaga para a Liga Europa. Porém, jogam fora de casa contra o líder do Campeonato Escocês, e são grandes as chances do Celtic conquistar sua segunda vitória.
Classificação do Grupo B
- Paris Saint-Germain – 15
- Bayern de Munique – 12
- Celtic – 3
- Anderlecht – 0
Jogos da 6ª rodada no Grupo B
- 05/12, às 17:45 – Bayern de Munique x Paris Saint-Germain
- 05/12, às 17:45 – Celtic x Anderlecht
Chelsea de olho no Roma no Grupo C
O Chelsea também já garantiu a classificação para a próxima fase, mas ainda tem a primeira colocação ameaçada. Isso porque está com o Roma entalado na garganta. Entre os atuais líderes dos grupos, o Chelsea tem a segunda pior campanha, já que amargou um empate e uma derrota por 3 a 0, ambos jogando contra os italianos. Está apenas dois pontos à frente do Roma e precisa vencer o Atlético de Madrid na última rodada para garantir a classificação. Um empate pode custar a liderança, caso o Roma faça o dever de casa e derrote o lanterna Qarabag em casa.
Na briga pela segunda posição, o Atlético de Madrid tem a missão quase impossível de vencer o Chelsea fora de casa e ainda ver o Roma apenas empatar com o Qarabag. Este cenário pouco provável deixaria ambos com 9 pontos na tabela, mas os espanhóis levariam a melhor no confronto direto, com dois gols a favor.
Classificação no Grupo C
- Chelsea – 10
- Roma – 8
- Atlético de Madrid – 6
- Qarabag – 2
Jogos da 6ª rodada no Grupo
- 05/12, às 17:45 – Chelsea x Atlético de Madrid
- 05/12, às 17:45 – Roma x Qarabag
Barcelona garantido, mas Sporting seca o Juventus no Grupo D
Já garantido na primeira colocação do grupo, o Barcelona joga apenas para cumprir tabela. Mesmo que perca e veja o Juventus ganhar e igualar a pontuação, o time catalão leva a melhor no confronto direto e não tem sua liderança ameaçada. É favorito para vencer diante de sua torcida, mas atenção ao adversário: o Sporting ainda briga pela segunda vaga. Isso seria possível com uma improvável vitória no Camp Nou, aliada a um empate do Juventus diante do Olympiacos, time que segurou o placar no zero a zero com o Barcelona na 4ª rodada.
Classificação no Grupo D
- Barcelona – 11
- Juventus – 8
- Sporting – 7
- Olympiacos – 1
Jogos da 6ª rodada no Grupo
- 05/12, às 17:45 – Barcelona x Sporting
- 05/12, às 17:45 – Olympiacos x Juventus
Grupo “E” de “Embolado” com Liverpool, Sevilla e Spartak
A única definição no Grupo E é de que o Maribor está fora. No mais, Liverpool, Sevilla e Spartak Moscou ainda disputam as duas vagas nas oitavas de final. Em terceiro na tabela, uma combinação de resultados poderia até deixar o Spartak em primeiro! Para isso, precisa vencer o Liverpool fora de casa e ver o Sevilla apenas empatar com o Maribor.
O Sevilla leva a pior no desempate com todo mundo. Mesmo tendo vencido o Spartak em casa por 2 a 1, perdeu fora por 5 a 1 e fica para trás no confronto direto. Os dois jogos contra o Liverpool terminaram empatados, mas os rojiblancos têm dez gols a menos no saldo. A vantagem é que na última rodada enfrentam o lanterna Maribor, que joga apenas para cumprir tabela. O Sevilla depende só de si para se classificar. Contudo, a única forma de não correr riscos é conquistando uma vitória. Caso vença, torce para o Spartak vencer ou empatar, o que tiraria o Liverpool da liderança. Em caso de empate ou derrota, apenas se classifica em caso de tropeço do Spartak.
Possíveis resultados e como o grupo ficaria:
- Vitória do Sevilla + Vitória do Spartak = 1) Sevilla; 2) Spartak; 3) Liverpool.
- Vitória do Sevilla + Empate do Spartak = 1) Sevilla; 2)Liverpool; 3) Spartak.
- Vitória do Sevilla + Derrota do Spartak = 1) Liverpool; 2)Sevilla; 3) Spartak.
- Empate ou derrota do Sevilla + Vitória do Spartak = 1)Spartak; 2) Liverpool; 3) Sevilla.
- Empate ou derrota do Sevilla e do Spartak = 1) Liverpool; 2) Sevilla; 3) Spartak.
Tendo em vista os mandos de campo e retrospecto dos times, o mais provável é que a classificação permaneça a mesma, com o Liverpool em primeiro lugar do grupo, o Sevilla em segundo e o Spartak Moscou indo para a Liga Europa.
Classificação do Grupo E
- Liverpool – 9
- Sevilla – 8
- Spartak Moscou – 6
- Maribor – 2
Jogos da 6ª rodada no Grupo E
- 06/12, às 17:45 – Maribor x Sevilla
- 06/12, às 17:45 – Liverpool x Spartak Moscou
Tropeço do Manchester City elimina o Napoli no Grupo F
Manchester City é o líder com mais tranquilidade na fase de grupos da Champions League. Além de manter os 100% de aproveitamento, ainda abriu seis pontos de vantagem para o vice-líder Shakhtar Donetsk. É justamente contra ele que joga a 6ª rodada. Porém, ao contrário do City, que apenas cumpre tabela, o Shakhtar joga em casa e precisa pelo menos do empate para garantir a classificação.
Em terceiro, o Napoli seca o Shakhtar Donetsk. Apesar de ter sido derrotado pelos ucranianos por 2 a 1 na primeira rodada, emplacou um 3 a 0 no jogo em casa e conquistou a vantagem do desempate. Agora, precisa derrotar o lanterna Feyenoord e torcer para que o Manchester City mantenha os 100%.
Classificação do Grupo F
- Manchester City – 15
- Shakhtar Donetsk – 9
- Napoli – 6
- Feyenoord – 0
Jogos da 6ª rodada no Grupo F
- 06/12, às 17:45 – Feyenoord x Napoli
- 06/12, às 17:45 – Shakhtar Donetsk x Manchester City
Besiktas só observa a briga entre Porto e RB Leipzig no Grupo G
Pela primeira vez em sua história, o Besiktas está classificado para as oitavas de final da Champions, e é em primeiro lugar. Porto e RB Leipzig disputam a segunda vaga, e cada um joga a última rodada em sua própria casa contra times que só cumprem tabela. É quase um mata-mata: quem perder está fora! Tudo pode acontecer. O Porto tem vantagem caso ambos obtenham o mesmo resultado.
Classificação do Grupo G
- Besiktas – 11
- Porto – 7
- RB Leipzig – 7
- Monaco – 2
Jogos da 6ª rodada no Grupo G
- 06/12, às 17:45 – RB Leipzig x Besiktas
- 06/12, às 17:45 – Porto x Monaco
Borussia Dortmund e Apoel na briga pela Liga Europa no Grupo H
Tottenham e Real Madrid já estão definidos no primeiro e segundo lugares do Grupo H, respectivamente. Aqui, a briga é pela vaga na Liga Europa. Borussia Dortmund e Apoel já se enfrentaram as duas vezes na fase de grupos e terminaram empatados em ambos os jogos — o que corresponde aos 2 pontos que cada um tem na tabela. Borussia leva a melhor no saldo de gols, mas a posição pode se inverter, dependendo dos resultados da última rodada. Os dois times jogam fora de casa contra os líderes que cumprem tabela.
Classificação do Grupo H
- Tottenham – 13
- Real Madrid – 10
- Borussia Dortmund – 2
- Apoel – 2
Jogos da 6ª rodada no Grupo H
- 06/12, às 17:45 – Real Madrid x Borussia Dortmund
- 06/12, às 17:45 – Tottenham x Apoel
Favoritos para campeão da Champions League
Com 3 ou mais gols marcados em cada partida até agora, o Paris Saint-Germain é franco favorito ao título de Campeão Europeu na temporada 2017/18. É seguido pelo também invicto Manchester City e pelo Real Madrid — mesmo este tendo perdido a liderança para o Tottenham. Barcelona e Bayern também estão bem cotados, e os demais times são considerados azarões na disputa pelo título. Os dados são do OddsShark.com/br.
Lista dos times em ordem de favoritismo
- Paris Saint-Germain
- Manchester City
- Real Madrid
- Barcelona
- Bayern de Munique
- Manchester United
- Tottenham
- Juventus
- Chelsea
- Liverpool
- Roma
- Napoli
- Porto
- Besiktas
- Sevilla
- Atlético de Madrid
- RB Leipzig
- Shakhtar Donetsk
- Basel
- Spartak Moscou
- Sporting
- CSKA Moscou
As demais equipes já não podem mais avançar para as oitavas de final da Champions League.