Fluminense visita o Atlético-GO na 38ª rodada do Brasileirão analisando Abel Braga
Cariocas ainda não confirmaram o técnico para 2018
A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro vai ser em ritmo de férias para alguns clubes. Em Goiânia, esta situação vale para os dois times da partida: Atlético-GO e Fluminense. O primeiro já está rebaixado e nem a última posição consegue evitar. O segundo não corre risco de queda, porém também não tem como chegar na Libertadores.
Vai ou fica, Abelão?
Com a cabeça em 2018, o Fluminense ainda não definiu um dos pontos mais importantes para o planejamento da próxima temporada: o técnico. A demora agora se deve ao fato do clube não ter muitos concorrentes de olho em Abel Braga. O treinador chegou a ser cogitado no Internacional, mas como o Colorado já fechou com seu comandante, a chance de ele ficar no Rio é considerável.
Apesar de não ser decisivo, um bom jogo em Goiânia pode pesar na hora da renovação. Abelão está longe de fazer um trabalho ruim, considerando os recursos limitados que tem, mas o fato de o time sequer ter chances de uma vaga na Libertadores pesa negativamente. De fato isso é algo bem ruim, pois até o nono colocado vai para a competição e a 38ª rodada chega com clubes menos expressivos na briga, como Chapecoense e Bahia.
Outro ponto que pesa contra o técnico é o baixo rendimento dentro de campo. O Fluminense tem sofrido em jogos fáceis, como contra o Sport Recife, na última rodada, quando perdeu por 2 a 1, em casa.
Para apagar isso e se despedir de 2017 de uma forma um pouco otimista, o tricolor deve ir para cima do Atlético-GO. Só que para tal terá que melhorar seu rendimento fora de casa, que até o momento é abaixo da média. Das 18 apresentações como visitante, o clube carioca ganhou quatro, empatou sete e perdeu outros sete. É o oitavo pior atuando fora de casa neste Brasileirão.
Tudo errado em Goiânia
Desde que começou o campeonato estava claro que o Atlético-GO seria rebaixado. O clube foi remontado diversas vezes ao longo do ano e passou praticamente todas as rodadas na última posição. Curiosamente, a equipe até vive um bom momento, sem perder há quatro jogos, só que mesmo assim sequer consegue ganhar uma posição na tabela.
Aqui, o pensamento vai ser testar o máximo de peças possíveis para saber quem tem condições de ficar no elenco em 2018. Isso deve atrapalhar o rendimento dentro de campo, que já não é muito bom.
Além disso, o fator casa também não anima. Dos 18 jogos com apoio da sua torcida, o Atlético-GO conseguiu somente quatro vitórias e empatou outras quatro.
Retrospecto de Atlético-GO x Fluminense
Os dois clubes já se enfrentaram nove vezes na Era do Brasileirão de pontos corridos. Até aqui, o Fluminense aparece com enorme vantagem, tendo ganhado cinco, perdido dois e empatado outros dois.
No primeiro turno, os cariocas levaram a melhor por 3 a 1, no Rio de Janeiro.
Palpite
Com clima de férias dos dois lados, a partida deve ser pouco movimentada. Acontece que com um elenco consideravelmente melhor, o Fluminense é que deve se despedir da temporada com vitória.
Jogos da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017
Domingo, 3 de dezembro
- 17:00 – Atlético-GO x Fluminense. Palpite: Fluminense vence por 2 a 1
- 17:00 – Atlético-MG x Grêmio. Palpite: Atlético-MG vence por 2 a 0
- 17:00 – Atlético-PR x Palmeiras. Palpite: Atlético-PR vence por 1 a 0
- 17:00 – Botafogo x Cruzeiro. Palpite: Botafogo vence por 2 a 0
- 17:00 – Chapecoense x Coritiba. Palpite: Chapecoense vence por 3 a 1
- 17:00 –Vasco x Ponte Preta. Palpite: Vasco vence por 2 a 0
- 17:00 – Santos x Avaí. Santos vence por 3 a 1
- 17:00 – São Paulo x Bahia. Palpite: São Paulo vence por 3 a 0
- 17:00 – Sport Recife x Corinthians. Palpite: Sport Recife vence por 2 a 0
- 17:00 – Vitória x Flamengo. Palpite: 1 a 1
Classificação do Campeonato Brasileiro 2017
- Corinthians, 72 – Libertadores
- Palmeiras, 63 – Libertadores
- Grêmio, 62 – Libertadores
- Santos, 62 – Libertadores
- Cruzeiro, 56 – Libertadores
- Flamengo, 53 – Libertadores
- Vasco, 53 – Pré-Libertadores
- Botafogo, 52 – Pré-Libertadores
- Chapecoense, 51 – Copa Sul-Americana
- Atlético-MG, 51 – Copa Sul-Americana
- Bahia, 49 – Copa Sul-Americana
- São Paulo, 49 – Copa Sul-Americana
- Atlético-PR, 48 – Copa Sul-Americana
- Fluminense, 46 – Copa Sul-Americana
- Vitória, 43
- Coritiba, 43
- Sport, 42 – Série B
- Avaí, 42 – Série B
- Ponte Preta, 39 – Série B
- Atlético-GO, 35 – Série B