Fora de São Januário, Vasco encara o Santos pela 14ª rodada do Brasileirão; veja o prognóstico
Depois de vencerem seus jogos no meio de semana, Vasco e Santos se enfrentam no domingo pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe luta para manter o embalo e continuar no G-4 enquanto que o cruzmaltino tenta entrar no G-6 e ficar mais próximo de uma vaga para a Libertadores 2018.
Longe de São Januário
Depois do incidente após o jogo contra o Flamengo, no último domingo, o Vasco perdeu o direito de mandar seus jogos em São Januário e agora precisa mostrar que consegue manter o rendimento como mandante mesmo jogando fora de sua casa. Uma tarefa um tanto quanto difícil se olharmos o desempenho do time longe de seu estádio: até aqui foram 4 derrotas, 1 empate e apenas 1 triunfo, contra o Vitória na última quarta-feira (4 a 1 no Barradão).
Com uma campanha irregular – apenas 48,7% de aproveitamento – o Vasco figura hoje na parte de cima da tabela mais em função do fraco desempenho de outras equipes do que por suas próprias forças. O jogo deste domingo pode significar uma guinada no desempenho da equipe – para o bem ou para o mal – afinal de contas, tomar pontos dos adversários no alto da tabela é a melhor forma de se aproximar do G-6 e da tão sonhada vaga para a Libertadores 2018.
Sem grandes dúvidas para escalar o time, o técnico Milton Mendes deve ter seus principais nomes à disposição para o duelo no Engenhão.
Subindo de rendimento
Com um aproveitamento de 59% até aqui, o Santos vem de duas importantes vitórias nas últimas rodadas do Brasileirão: 3 a 2 pra cima do São Paulo (casa) – com uma exibição magnífica do atacante Copete – e 1 a 0 diante do Atlético-MG (fora). Com 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 5 jogos pelo Brasileiro, o time do técnico Levir Culpi joga para se manter no G-4 e evitar que o Corinthians aumente ainda mais a distância entre eles – está em 12 pontos hoje.
Uma das principais armas santistas para voltar do Rio com os três pontos é o goleiro Vanderlei – que foi observado durante esta semana pelo preparador de goleiros da Seleção Brasileira, Tafarel, e deverá estar (ao lado de Cássio) em uma das próximas convocações de Tite. A dúvida é se ele terá condições de jogo. Atuando no sacrifício na parte final do jogo contra o Atlético-MG depois de levar uma pancada forte no glúteo – Culpi já havia feito as três substituições –, o atleta passará por exames para atestar se poderá ou não ir para o jogo. Em campo, será um grande reforço para o Peixe que tem sofrido com alguns desfalques.
Prognósticos
Mesmo estando fora de São Januário, o Vasco jogará diante de sua torcida e usará isso a seu favor. Embora venha somando pontos, contra o São Paulo, o Santos abriu 3 gols de vantagem, tomou 2 em seguida e poderia ter levado o empate no final; e, contra o Atlético-MG o gol saiu apenas aos 47 minutos do segundo tempo em uma cobrança de falta pefeita de Daniel Guedes. Que o torcedor santista não se iluda: o Peixe vem tendo sérias dificuldades para fazer os resultados que lhe interessam.
Meu palpite é de que o Vasco ganha por 1 a 0 e acaba de vez com esta história de que só joga em São Januário (onde, aliás, perdeu do Flamengo e foi goleado pelo Corinthians).
A Rodada e a programação da TV
Confira agora todos os jogos e os horários da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Sábado, 15 de julho
19:00
- Corinthians x Atlético-PR (Premiere)
Domingo, 16 de julho
11:00
- Palmeiras x Vitória (Premiere)
16:00
- Vasco x Santos (Globo, Premiere)
- Cruzeiro x Flamengo (Globo, Premiere)
- Grêmio x Ponte Preta (Premiere)
- Atlético-GO x Atlético-MG (Premiere)
- Chapecoense x São Paulo (Globo, Premiere)
19:00
- Coritiba x Fluminense (SporTV, Premiere)
- Bahia x Avaí (Premiere)
Segunda-feira, 17 de julho
20:00
- Botafogo x Sport (SporTV, Premiere)