Grêmio pode reduzir ainda mais a vantagem do Corinthians se passar pelo Vasco
Bola rola às 18h00 de sábado, em São Januário
Na última rodada, o Grêmio reduziu de dez para sete pontos a distância que o separa do Corinthians. Existe uma grande possibilidade desta diferença cair mais neste fim de semana, desde que o Tricolor faça sua parte e bata o Vasco da Gama no Rio de Janeiro. Isso porque o Timão tem um clássico dificílimo contra o Santos, na Vila Belmiro. Confira abaixo os palpites, estatísticas e prognósticos.
Histórico
Pelo Campeonato Brasileiro reconhecido pela CBF entre 1967 e 2017, aconteceram 58 choques entre os dois gigantes. O Tricolor leva vantagem no cara a cara com 26 vitórias. Os cariocas ganharam 18 vezes. O total de empates é de 14.
Novo treinador para voltar a subir
O Vasco da Gama começou muito bem sua campanha de retorno à primeira divisão do Brasileirão. No entanto, a agremiação veio caindo de produção, deixou de brigar por uma vaga na Libertadores e se aproximou perigosamente da zona maldita, apesar de chegar à 23ª rodada ainda pendurado na última posição que leva à próxima Copa Sul-Americana. Qual a tradicional receita tupiniquim para se recuperar? A troca de comandante.
Então, Zé Ricardo, que teve sua primeira experiência no profissional do Flamengo entre 2016 e 2017, ganha a chance de reconduzir o Gigante da Colina às primeiras posições. O plantel chega motivado para pegar os gaúchos por diversos motivos. O primeiro deles é que a CBF finalmente concedeu o certificado de clube formador à instituição depois que o Vasco se adequou às exigências da entidade. O alvinegro aproveitou a celebração para publicar um livro para uso interno com as diretrizes para o trabalho na base. Um dos mais felizes era Paulo Vitor, de 18 anos, que tem ganhado seu espaço na equipe de cima e que tem inspirado muitos meninos de 12, 13 anos, que estão na escolinha de São Januário.
A segunda razão para a felicidade da semana é que contra o Grêmio, o argentino Escudero deve estrear.
O terceiro e último motivo vem do basquete, a modalidade queridinha de Eurico Miranda. O cartola aumentou o orçamento do quadro em 35% e o Vascão pôde se reforçar com Gui Deodato, Fúlvio, Giovannoni e outros para entrar na lista de favoritos ao título do próximo NBB.
Grêmio sem pressão
Por causa dos incidentes no clássico contra o Flamengo, não pode haver torcida em São Januário. Quem se beneficia com isso são os visitantes, que deixam de sentir o clima de arapuca no alçapão. Apesar de querer reduzir a vantagem para o Corinthians, Renato Gaúcho deve escalar um mistão, já que o Mosqueteiro encara o Botafogo no meio de semana pela Libertadores. Pedro Geromel, Marcelo Grohe, Edilson e Ramiro devem ser preservados.
Em outras frentes, Cristian foi regularizado e está à disposição. Pedro Rocha foi vendido ao Spartak de Moscou. Sem querer investir em novas contratações, a molecada (Dionathã, Jean Pyerre, Jadson, Patrick, Dudu e Beto da Silva) deve vestir mais vezes o manto sagrado nos profissionais.
As possíveis escalações
Vasco da Gama: Martín Silva, Gilberto, Breno, Anderson Martins e Ramon; Wellington, Escudero, Wagner, Nenê e Mateus Vital; Andrés Rios. Técnico: Zé Ricardo.
Grêmio: Paulo Victor; Léo Moura, Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur e Kaio; Fernandinho, Luan e Arroyo. Técnico: Renato Gaúcho.
Serviço
A partida será realizada com portões fechados em São Januário.
Palpite
Sem torcida contra, com um time muito bem treinado por Renato Gaúcho e muito motivado para alcançar o Corinthians, acredito no triunfo dos forasteiros. Grêmio 2 a 1.
23ª rodada do Brasileirão
Sábado, 09 de setembro:
- 16h00: Atlético-MG x Palmeiras – palpite: Palmeiras.
- 18h00: Vasco da Gama x Grêmio – palpite: Grêmio.
- 19h00: São Paulo x Ponte Preta – palpite: empate.
Domingo, 10 de setembro:
- 11h00: Atlético-PR x Coritiba – palpite: empate.
- 16h00: Santos x Corinthians – palpite: Santos.
- 16h00: Sport x Avaí – palpite: Sport.
- 16h00: Vitória x Fluminense – palpite: Fluminense.
- 19h00: Botafogo x Flamengo – palpite: empate.
- 19h00: Chapecoense x Cruzeiro – palpite: Chapecoense.
Segunda-feira, 11 de setembro:
- 20h00: Atlético-GO x Bahia – palpite: empate.
Classificação do Campeonato Brasileiro 2017
- 1º Corinthians, 50 – campeão + Taça Libertadores (fase de grupos).
- 2º Grêmio, 43 – Taça Libertadores (fase de grupos).
- 3º Santos, 38 – Taça Libertadores (fase de grupos).
- 4º Palmeiras, 36 – Taça Libertadores (fase de grupos).
- 5º Flamengo, 35 – Taça Libertadores (fase preliminar).
- 6º Cruzeiro, 31 – Taça Libertadores (fase preliminar).
- 7º Botafogo, 31 – Copa Sul-Americana.
- 8º Atlético-PR, 30 – Copa Sul-Americana.
- 9º Fluminense, 30 – Copa Sul-Americana.
- 10º Atlético-MG, 29 – Copa Sul-Americana.
- 11º Sport, 29 – Copa Sul-Americana.
- 12º Vasco da Gama, 28 – Copa Sul-Americana.
- 13º Ponte Preta, 27
- 14º Bahia, 26
- 15º Coritiba, 26
- 16º Vitória, 25
- 17º Chapecoense, 25 – Série B.
- 18º Avaí, 25 – Série B.
- 19º São Paulo, 23 – Série B.
- 20º Atlético-GO, 18 – Série B.