Inglaterra é a grande Campeã Mundial Sub-17 de 2017
Espanha sofre virada histórica após ter aberto 2 a 0 de vantagem.
A Copa do Mundo Sub-17 da FIFA chegou ao fim com algumas novidades. A primeira delas foi que pela primeira vez uma competição de elite do futebol mundial, organizada pela FIFA, percorreu a Índia, nação onde o velho esporte bretão ainda é subdesenvolvido e onde a modalidade ainda é preterida pelo críquete e pelo hóquei sobre grama. A segunda delas é a inédita conquista inglesa, e a terceira, a espetacular virada na grande final. Nosso escrete terminou com a medalha de bronze e manteve o jejum de títulos no certame que dura desde 1999.
Inglaterra 5, Espanha 2
A Inglaterra pisou no gramado do estádio Salt Lake, em Calcutá, em busca de uma revanche contra os espanhóis por causa da perda do título europeu juvenil. Um excelente público de cerca de 67 mil pessoas estava presente para assistir ao duelo, que remete às guerras do século XVI entre os dois reinos.
Mais ligada na peleja, a Espanha começou muito bem e Sérgio Gómez, atacante do Barcelona, colocou a Roja na frente logo aos dez minutos. Ele mesmo ampliou para os ibéricos aos 31′. Aos 44′, Brewster recolocou os britânicos no jogo ao aproveitar um cruzamento de Sessegnon.
O empate veio aos 13′ do segundo tempo, com Gibbs-White, do Wolverthampton Wanderers. O meio-campista chutou com precisão após bela tabelinha. Nove minutos depois, Philip Foden virou, após levantamento na área de Hudson-Odoi.
Desesperadamente em busca de um tento que levasse a final aos pênaltis, os espanhóis foram para cima, de qualquer maneira, esquecendo qualquer formação tática. Assim, os súditos da Rainha aproveitaram os buracos na zaga e ampliaram com Guehi e Foden.
No elenco campeão, cinco jogadores pertencem ao Chelsea, três ao Manchester City, dois ao Tottenham e um a cada um destes: Arsenal, Borussia Dortmund, Crystal Palace, Everton, Fleetwood Town, Fulham, Liverpool, Manchester United, Reading, Stoke City e Wolverthampton Wanderers.
Brasil 2, Mali 0
Eu não gosto destas finais terceiro e quarto. Elas nunca mostram o que as seleções realizaram ao longo da contenda e os futebolistas entram em campo desmotivados, apenas com a obrigação de cumprir a tabela.
Contra o Mali, a esquadra Canarinho não foi nem sombra daquele quadro que chegou a encantar durante boa parte do torneio. Jogando mal e falhando na marcação, os africanos foram melhores ao longo dos 45 primeiros minutos. Haidara, N’Diaye, Camara e Salam perderam boas chances.
O Brasil conseguiu sair na frente aos 10′ do segundo tempo. Alanzinho chutou fraco, mas o goleiro maliano aceitou e a bola passou por de baixo das pernas. Um frangaço! A partir daí os de Bamaco voltaram a pressionar a meta tupiniquim. Aos 42′, porém veio o alívio. Brenner cruzou para Yuri, que tocou na saída de Koita, dando números finais à campanha brasileira.
Prêmios individuais
A FIFA anunciou antes da entrega da taça à Inglaterra os prêmios individuais. A seleção brasileira ficou com o Troféu Fair Play. Gabriel Brazão, goleiro do Cruzeiro, recebeu as Luvas de Ouro.
Rhian Brewster, do Liverpool, ganhou a Chuteira de Ouro, por ter terminado como artilheiro com oito gols.
O prêmio mais cobiçado coube a Philip Foden, do Manchester City. Ele foi eleito o melhor atleta do evento.
A campanha do English Team
1ª fase das eliminatórias
- 2-0 Azerbaijão
- 3-0 Romênia
- 3-2 Áustria
2ª fase das eliminatórias
- 5-3 República Checa
- 4-0 Eslovênia
- 1-0 Bósnia & Herzegovina
Campeonato Europeu Sub-17:
- 3-1 Noruega
- 4-0 Ucrânia
- 3-0 Holanda
Quartas de Final do Europeu Sub-17:
- 1-0 Irlanda
Semifinal do Europeu Sub-17:
- 2-1 Turquia
Final do Europeu Sub-17:
- 2-2 Espanha (-) (1-4)
Fase Final:
- 4-0 Chile
- 3-2 México
- 4-0 Iraque
Oitavas de Final:
- Japão (-) (5-3)
Quartas de Final:
- 4-1 Estados Unidos
Semifinal:
- 3-1 Brasil
Final:
- 5-2 Espanha
Final 3º e 4º
Sábado, 28 de outubro
- 09h30: Brasil 2×0 Mali
Final
Sábado, 28 de outubro
- 12h30: Inglaterra 5×2 Espanha
Os campeões
Campeonato Mundial FIFA Sub-16 da FIFA:
- 1985 – Nigéria
- 1987 – União Soviética
- 1989 – Arábia Saudita
Campeonato Mundial Sub-17 da FIFA:
- 1991 – Gana
- 1993 – Nigéria
- 1995 – Gana
- 1997 – Brasil
- 1999 – Brasil
- 2001 – França
- 2003 – Brasil
- 2005 – México
Copa do Mundo da FIFA Sub-17:
- 2007 – Nigéria
- 2009 – Suíça
- 2011 – México
- 2013 – Nigéria
- 2015 – Nigéria
- 2017 – Inglaterra