Jogos de sábado na 20ª rodada do Brasileirão 2017 têm Atlético-GO, Coritiba, Vitória e Avaí
Jogos de sábado marcam a luta dos times para se manterem na Série A.
A coisa está feia para Vitória, Avaí e Atlético Goianiense. Terminaram o primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2017 ocupando as três últimas posições na tabela e correndo sério risco de rebaixamento para a Série B. No caso do Dragão, já são 10 pontos de distância para a Chapecoense, primeiro time fora do Z-4. Coincidência ou não, os três lanternas jogam no sábado. Atlético Goianiense tem um duro trabalho pela frente, ao receber o Coritiba no Estádio Olímpico, enquanto o Vitória e o Avaí farão um verdadeiro duelo de leões no Barradão. Confira abaixo os prognósticos!
Atlético-GO x Coritiba
O final de semana começa com o Coxa visitando o Dragão em Goiânia, às 16 horas do dia 12 de agosto. Com 12 pontos na tabela, o Atlético Goianiense é o lanterna da competição, e nem mesmo uma vitória nessa rodada será suficiente para mudar isso. Mas com certeza será um começo. O Coritiba que o diga! Duas rodadas atrás, estava na zona de rebaixamento, mas um triunfo diante do São Paulo e outro contra a Chapecoense colocaram o Coxa na 10ª posição. Caso conquiste a terceira vitória seguida, será candidato a entrar na dura briga por uma vaga na fase inicial da Libertadores.
Quem joga contra o Coxa — além do Atlético — é o calor de Goiânia. Quando os jogadores embarcaram no avião em Curitiba, os termômetros marcavam 20°C na capital paranaense. Por sua vez, Goiânia está em estado de alerta devido à baixa umidade do ar. A previsão do tempo para amanhã indica a máxima de 35°C, e o jogo acontece durante no período da tarde.
Além disso, o técnico Marcelo Oliveira terá que lidar com vários desfalques. Está suspenso o atacante Kleber Gladiador — autor de 4 dos 21 gols do time no campeonato — e recuperam-se de lesões: Werley, Iago Dias, Anderson, Daniel Freitas e Thalisson Kelven. Por outro lado, Dodô e Walisson Maia estão recuperados e viajaram com o time.
Provável escalação do Coritiba: Wilson; Léo, Marcio, Luizão e William Matheus; Jonas, Alan Santos, Rildo, Matheus Galdezani e Thiago Carleto; Alecsandro. Técnico: Marcelo Oliveira.
No Atlético-GO, o técnico João Paulo Sanches deve trocar metade do time titular que enfrentou o Fluminense na semana passada. O lateral William Alves foi apresentado na terça-feira e já deve estrear no lugar de André Castro, que vinha sendo improvidado na posição. Andrigo está suspenso, enquanto Igor retorna de suspensão. E o capitão Roger Carvalho rompeu o tendão de Aquiles, passou por cirurgia e não tem previsão de retornar aos gramados ainda na temporada 2017.
Provável escalação do Atlético-GO: Felipe; Jonathan, Gilvan, William Alves e Bruno Pacheco; Igor, Paulinho, Diego Rosa e Jorginho; Niltinho e Walter. Técnico: João Paulo Sanches.
Palpite: Ambos marcam.
Vitória x Avaí
Logo mais, às 19 horas, é a vez do Duelo de Leões! O Leão da Barra recebe o Leão da Ressacada para confronto direto que ajudará a definir o destino dos dois times. Para o Avaí, um triunfo significaria deixar para trás o Vitória e o São Paulo e ficar na portinha do Z-4. O Rubro-Negro, por sua vez, pode até sair da zona de rebaixamento caso marque três gols e derrote os visitantes.
A verdade é que o Vitória está em euforia. O retorno do técnico Vagner Mancini trouxe motivação e levou o time a emplacar sua primeira sequência de dois triunfos no campeonato. Um foi em casa, com placar de 3 a 1 contra a Ponte Preta. O outro foi fora, na rodada passada, em um heroico 2 a 0 conquistado após entrar em campo como grande zebra diante do Flamengo. Agora, apela à torcida pelo apoio para manter a sequência positiva nesse jogo de seis pontos. A meta é colocar 30 mil pessoas no Barradão.
Vagner Mancini ainda está testando as diferentes possibilidades de formação. Wallace e Yago estão suspensos, e devem ser substituídos pelo garoto Bruno e por Patric. Uillian Correia está de volta da suspensão, ao passo que Geferson torceu o pé durante o treino de quarta-feira e também deverá desfalcar o time, assim como André Lima, que trata uma sinovite no joelho.
Provável escalação do Vitória: Fernando Miguel; Caíque Sá, Kanu, Bruno e Juninho; Ramon, Fillipe Souto e Patric; David, Neilton e Santiago Tréllez. Técnico: Vagner Mancini.
No Avaí, o técnico Claudinei Oliveira tem uma missão ousada no returno do Campeonato Brasileiro: anotar 7 pontos a cada 4 jogos. Ou seja, conquistar, em média, duas vitórias e um empate. O primeiro passo deverá ser dado contra o Vitória. Contudo, o Avaí mira o empate, que já seria suficiente para diminuir o ritmo dos baianos, e isso poderá ser fatal.
Além disso, vem de uma derrota devastadora — 5 a 0 para o Atlético-PR — e anotou apenas 10 gols no campeonato inteiro. Juan e Judson estão suspensos e não jogam. Joel se recupera de uma lesão.
Provável escalação do Avaí: Douglas Friedrich; Leandro Silva, Fagner Alemão, Betão e Capa; Luan, Wellington Simião, Pedro Castro e Willians; Rômulo e Júnior Dutra. Técnico: Claudinei Oliveira.
Palpite: Vitória.
Jogos da 20ª rodada do Brasileirão 2017:
Sábado, 12 de agosto
- 16:00 – Atlético-GO x Coritiba, no Estádio Olímpico
- 19:00 – Vitória x Avaí, no Barradão
Domingo, 13 de agosto
- 11:00 – São Paulo x Cruzeiro, no Morumbi
- 16:00 – Vasco x Palmeiras, no Raulino de Oliveira
- 16:00 – Atlético-MG x Flamengo, no Independência
- 16:00 – Sport x Ponte Preta, na Ilha do Retiro
- 19:00 – Atlético-PR x Bahia, na Arena da Baixada
- 19:00 – Botafogo x Grêmio, no Engenhão
Segunda-feira, 14 de agosto
- 12:00 – Santos x Fluminense, no Pacaembu
Quarta-feira, 23 de agosto (Adiado)
- 19:30 – Chapecoense x Corinthians (adiado devido ao jogo entre Chape e Barcelona)
Classificação do Campeonato Brasileiro 2017
- Corinthians, 47 – Libertadores
- Grêmio, 39 – Libertadores
- Santos, 35 – Libertadores
- Palmeiras, 32 – Libertadores
- Flamengo, 29 – Pré-Libertadores
- Sport Recife, 28 – Pré-Libertadores
- Cruzeiro, 27 – Copa Sul-Americana
- Atlético Paranaense, 26 – Copa Sul-Americana
- Fluminense, 26 – Copa Sul-Americana
- Coritiba, 25 – Copa Sul-Americana
- Botafogo, 25 – Copa Sul-Americana
- Vasco da Gama, 24 – Copa Sul-Americana
- Bahia, 23
- Ponte Preta, 23
- Atlético Mineiro, 23
- Chapecoense, 22
- São Paulo, 19 – Rebaixamento
- Vitória, 19 – Rebaixamento
- Avaí, 18 – Rebaixamento
- Atlético-GO, 12 – Rebaixamento