Lewis Hamilton pode ser campeão da Fórmula 1 já nos Estados Unidos
Britânico precisa vencer e torcer para que Vettel chegue no máximo em sexto
Depois de um começo equilibrado, a Fórmula 1 pode ver seu novo campeão com uma grande antecedência. Isso porque Lewis Hamilton tem 59 pontos de vantagem para o segundo colocado, Sebastian Vettel. Se vencer a etapa dos Estados Unidos deste domingo e seu rival chegar na 6ª colocação ou atrás, o título vai para o britânico. Depois, teria três corridas pela frente apenas para se divertir.
Ninguém segura o Hamilton
Se os grandes pilotos aparecem na hora certa, Lewis Hamilton definitivamente faz parte deles. O inglês ganhou quatro das últimas cinco corridas – chegou em segundo na outra – e abriu uma enorme folga para o seu rival. Com uma fase tão brilhante e sem concorrentes à altura, quem sou eu para duvidar dele? Hamilton tem tudo para sobrar neste final de semana e apenas esperar o resultado de Vettel para saber se vai festejar na terra do Tio Sam ou se a celebração definitiva fica para o México.
Vettel cada vez mais longe
Antes da última corrida, eu provoquei dizendo que Sebastian Vettel deveria se preocupar mais em manter a segunda posição do que ainda brigar pelo título. E parece que o alemão está disposto a tornar isso real. Tudo bem que no Japão a culpa foi da Ferrari e ele ainda teve azar de pegar um carro com problema na vela de ignição. No entanto, todas as outras péssimas provas foram falhas próprias e o alemão agora começa a ser perseguido por Bottas com justiça. Certamente Vettel tentará de tudo para adiar o título de Hamilton nos Estados Unidos, mas dificilmente conseguirá uma vitória.
Bottas na cola
Melhor do que Vettel em três das últimas quatro corridas, Valtteri Bottas pode começar a sonhar em garantir uma dobradinha da Mercedes no campeonato. É pouco provável que o piloto conte com uma ajuda de Hamilton neste final de semana, porém, ao menos um pódio é garantido.
Correm por fora
Somente outros três pilotos devem brigar por um lugar no pódio: Daniel Ricciardo, Kimi Raikkonen e Max Verstappen. O holandês é o que vive a melhor fase, chegando de um primeiro e um segundo lugar. Com isso, ele certamente disputará com seu companheiro Ricciardo pela terceira ou quarta posição. Raikkonen é um azarão e deve seguir no bloco intermediário.
Briga por pontos
Para todos os demais, a disputa se resume em conseguir pontuar. Serão quatro ou cinco vagas, dependendo se houver algum abandono dos carros da Mercedes, Ferrari e RBR, mas o fato é que dificilmente teremos grandes surpresas. Sergio Perez e Esteban Ocon são nomes certos e devem terminar o campeonato na sétima e oitava posição, respectivamente.
A questão fica pelo o que vem a seguir, com Carlos Sainz Jr, Nico Hulkenberg, Felipe Massa, Lance Stroll, Kevin Magnussen, Romain Grosjean e Stoffel Vandoorne brigando pelos lugares restantes. Daqui, o brasileiro e o canadense são os que vivem melhores momentos e que valem confiar que completarão no top 10.
Histórico do GP dos Estados Unidos
A etapa dos Estados Unidos é disputada desde 1959, apesar de algumas interrupções. Os recordistas de vitórias são Michael Schumacher e Lewis Hamilton, com cinco cada. Acontece que somente a partir de 2012 que a prova começou a ser realizada no Circuito das Américas, em Austin. Neste caso, o britânico da Mercedes passa a reinar quase que absoluto, com quatro conquistas contra uma de Sebastian Vettel.
Palpite
Com uma grande folga na liderança, Lewis Hamilton deve ir com tudo em busca da vitória e certamente vai conseguir. O britânico praticamente não teve concorrentes nesta segunda parte da temporada e neste final de semana não será diferente. Completando o pódio devem aparecer Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo.
Programação do GP dos Estados Unidos
Sexta-feira, 20 de outubro
- 13:00 – Treino livre 1
- 17:00 – Treino livre 1
Sábado, 21 de outubro
- 14:00 – Treino livre 3
- 18:00 – Treino de Classificação
Domingo, 22 de outubro
- 17:00 – Corrida
Classificação da Fórmula 1 2017
- Lewis Hamilton, 306
- Sebastian Vettel, 247
- Valtteri Bottas, 234
- Daniel Ricciardo, 192
- Kimi Raikkonen, 148
- Max Verstappen, 111
- Sergio Perez, 82
- Esteban Ocon, 65
- Carlos Sainz Jr, 48
- Nico Hulkenberg, 34
- Felipe Massa, 34
- Lance Stroll, 32
- Romain Grosjean, 28
- Kevin Magnussen, 15
- Stoffel Vandooerne, 13
- Fernando Alonso, 10
- Jolyon Palmer, 8
- Pascal Wehrlein, 5
- Daniil Kvyat, 4
- Marcus Ericsson, 0
- Antonio Giovinazzi, 0
- Pierre Gasly, 0