Paixão Nacional: que alívio!
Acabou o drama em Buenos Aires: a Argentina vai para a Copa do Mundo da Rússia. Ou melhor: Messi vai para a Copa do Mundo. O astro máximo da seleção hermana fez aquilo que se espera de alguém com seu talento: definiu o jogo de ontem contra o Equador em Quito pela última rodada das Eiminatórias Sul-Americanas. Cansado de criar jogadas que são desperdiçadas pela falta de pontaria de seus companheiros de seleção, o craque do Barcelona chamou a responsabilidade para si e com 3 gols virou o placar ontem à noite (sim, você leu certo: “virou” porque aos 40 segundos do primeiro tempo, a Argentina conseguiu tomar um gol do Equador; e, em São Paulo, foi possível ouvir o som do tapa que Jorge Sampaoli deu na própria testa neste momento).
Claro que o Brasil – e o goleiro Claudio Bravo – também fez sua parte, ajudou os hermanos e, para tristeza da presidente Michelle Bachelet, derrotou o Chile por 3 a 0 no Allianz Parque. O resultado começou a ser construído depois que Bravo bateu roupa numa cobrança de falta de Daniel Alves. Paulinho pegou o rebote e não perdoou. Gabriel Jesus fechou o placar – e as portas das vinícolas chilenas – com outros dois.
Como sorte pouca é bobagem, Messi ainda contou com o empate entre Peru e Colômbia para garantir os argentinos da Rússia sem o drama da repescagem. Esta honra ficou para o Peru, 5º colocado, que enfrentará a Nova Zelândia em novembro em busca da última vaga para a Copa.
Aliviado com a classificação, Jorge Sampaoli tem agora pouco mais de 7 meses para construir um time que possa acompanhar Lionel Messi em seu passeio pelos jardins de Vladimir Putin – o craque, ontem, mais do que fez a sua parte e se juntará a Crisiano Ronaldo, Neymar, Suarez e outros tantos astros que fazem a Copa do Mundo valer a pena.
Conheça as 23 equipes já classificadas para a Copa do Mundo da Rússia
América do Sul
- Brasil
- Uruguai
- Argentina
- Colômbia
América do Norte e Central
- Costa Rica
- México
- Panamá
Europa
- Rússia (anfitriã – vaga automática)
- Alemanha
- Bélgica
- Espanha
- França
- Inglaterra
- Islândia
- Polônia
- Portugal
- Sérvia
África
- Egito
- Nigéria
Ásia e Oceania
- Arábia Saudita
- Coréia do Sul
- Irã
- Japão
Disputam a repescagem europeia
Pote 1
- Croácia
- Dinamarca
- Itália
- Suíça
Pote 2
- Grécia
- Irlanda
- Irlanda do Norte
- Suécia
Disputam a repescagem intercontinental
- Honduras x Austrália
- Peru x Nova Zelândia
Craques que não vão a Copa
Astros como Cristiano Ronaldo, Robert Lewandowski, Lionel Messi, Neymar, Lukaku, Suarez, entre outros, estarão brincando na neve em 2018.
Infelizmente, porém, não veremos o talento de Arjen Robben e Wesley Sneijder (Holanda), Alexis Sánchez e Arturo Vidal (Chile), Garreth Bale (País de Gales) e Pierre Aubameyang (Gabão), entre tantos outros que ficaram de fora do torneio mundial de seleções.