¡Pela Bomboneraza! Peru ameaça deixar a Argentina de fora da Copa do Mundo da Rússia
Argentina e Peru se digladiam hoje às 20h30 (de Brasília), em Buenos Aires
A penúltima rodada das Eliminatórias da CONMEBOL para a Copa do Mundo de 2018 está pra lá de quente. Com Uruguai e Colômbia podendo garantir presença na Rússia, enquanto Chile, Equador e Paraguai tentam se manter vivos na contenda. E Argentina e Peru? Ah, estes dois fazem o melhor duelo do card principal da noite. Empatados com 24 pontos, quem vencer complica o outro. Confira abaixo os prognósticos da partida que roubou a atenção dos brasileiros, que secam nossos vizinhos. Quase ia me esquecendo que o único brazuca traíra é o meu colega Flávio Soares que torce escancaradamente por “eles”, prevendo um 2 a 0, comendo asado de tira, empanadas e tomando uma Quilmes gelada.
A rivalidade com Flávio Soares
As duas últimas discordâncias com meu colega de redação acabaram em derrota minha. Quem poderia prever que o Mengão, que havia criado as melhores chances nos 90 minutos, deixaria de fazer um gol e perderia a Copa do Brasil nos pênaltis para o Cruzeiro? Na terça-feira fiquei sem desculpas, pois o Paraná incendiou a Arena da Baixada e bateu o Internacional por 1 a 0, diante de 40 mil malucos nas arquibancadas.
Assim como no futebol, conto com o 12º jogador (você, meu caro leitor!) para sacudirmos a poeira e darmos a volta por cima. Afinal, hoje, tem que dar Peru contra a Argentina. Já imaginou a delícia que seria não ter a Argentina na Copa? O Messi indo para um bar com Mascherano para secar o Brasil contra Camarões? Vamos sonhar, afinal, o esporte é feito disso.
Histórico
Já aconteceram 53 enfrentamentos entre os tradicionais Argentina e Peru. Os alvianis ganharam 33 deles, os alvirrubros sete e aconteceram 13 empates. No turno destas Eliminatórias foram dois gols para lá e dois para cá.
Messi é atleta do Barça
Messi tem muito que agradecer ao Barcelona. É lá que ele se destaca, ganha títulos para seu empregador, coleciona prêmios individuais, dá um show de bola, dribla três, quatro, cinco, …. na Argentina, é bem diferente. Sai Patón “Bauza”, entra Jorge Sampaoli e ele não deslancha. São Copas Américas perdidas, derrota em final de Copa do Mundo…. não é nem sombra daquele que já foi o melhor do planeta.
Pior é que o time segue o ídolo. Dí Maria, Mascherano, Dybala, etc. todos são melhores em suas agremiações. Será que o Flávio Soares não enxergou isso ainda?
Qual o mistério da Argentina? Não sei. Fato é que a albiceleste, que se encontra atrás de Uruguai, Colômbia e Peru na tábua de classificação, trocou o Monumental de Núnez pelo La Bombonera para aumentar a pressão psicológica e escalou Darío Benedetto como centroavante, para delírio da nação xeneize. Afinal, o atacante defende o Boca Jrs. Será que estas duas mexidas surtem efeito? Parece muito pouco ao meu ver.
O Fantasma de 1969 está de volta
A torcida peruana está presente em Buenos Aires e ontem se concentrou na Praça Miserere para agitar muitas bandeiras brancas e vermelhas e mostrar confiança em seus futebolistas. Até um fantasma de 1969 esteve presente para lembrar o 31 de agosto daquele ano quando um 2 a 2 na capital portenha classificou os Incas e eliminou os anfitriões do Mundial de 1970.
Passados quase cinquenta anos, a imprensa alvirrubra destaca a importância de Paolo Guerrero: “É Guerrero e mais dez”, dizem. Atuar no Brasileirão faz bem ao atacante porque o futebol tupiniquim é muito mais competitivo que o do Torneio Descentralizado.
Os Incas têm quatro baixas por cartões amarelos e vermelhos. André Carrillo, Christian Cueva e Christian Ramos são substituídos respectivamente por Sérgio Peña, Jefferson Farfán e Miguel Araujo. Paolo Hurtado é reserva e não faz falta.
As possíveis escalações
Argentina: Sergio Romero: Gabriel Mercado, Nicolás Otamendi, Javier Mascherano e Marcos Acuña; Enzo Pérez e Fernando Gago; Emiliano Rigoni, Messi e Di María; Darío Benedetto. Técnico: Jorge Sampaoli.
Peru: Carlos Cáceda; Aldo Corzo, Miguel Araujo, Alberto Rodríguez e Miguel Trauco; Renato Tapia e Yoshimar Yotún; Sérgio Peña, Jefferson Farfán e Edison Flores; Paolo Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.
Serviço
Os ingressos estão esgotados e todos os 49 mil lugares do La Bombonera deverão estar ocupados. Os preços variaram entre ARS 350 e ARS 4.800 (entre R$ 63,00 e R$ 866,20).
Os portões serão abertos 3h30 antes da bola rolar para evitar tumultos e incidentes.
Palpite
O Peru pode se inspirar em 1969 ou em 05 de setembro de 1993, quando a Colômbia humilhou os argentinos em Buenos Aires por 5 a 0 e despachou o país do presidente Macri para a Repescagem. Acredito em 2 a 0 para os visitantes com direito a muito Inca Pisco no vestiário para bebemorar! A torcida brasileira está junto comigo nessa!
17ª rodada das Eliminatórias da CONMEBOL da Copa do Mundo de 2018
Quinta-feira, 05 de outubro:
- 17h00: Bolívia x Brasil – palpite: Brasil.
- 18h00: Venezuela x Uruguai – palpite: Uruguai.
- 20h30: Argentina x Peru – palpite: Peru.
- 20h30: Chile x Equador – palpite: Chile.
- 20h30: Colômbia x Paraguai – palpite: Colômbia.
Classificação:
- 1º Brasil, 37 – Fase Final Rússia 2018.
- 2º Uruguai, 27 – Fase Final Rússia 2018.
- 3º Colômbia, 26 – Fase Final Rússia 2018.
- 4º Peru, 24 – Fase Final Rússia 2018.
- 5º Argentina, 24 – Repescagem.
- 6º Chile, 23
- 7º Paraguai, 21
- 8º Equador, 20
- 9º Bolívia, 13
- 10º Venezuela, 8