Rafael Nadal e Karolina Plisková favoritos em Montreal
Rogers Cup é mais um torneio preparatório para o US Open.
A Rogers Cup ou o Aberto do Canadá vale 1.000 pontos no ranking mundial da ATP e é um Premier 5 da WTA. Os e as melhores tenistas em atividade o utilizam para subir no ranking e, principalmente, para se preparar para o último Grand Slam do ano, que acontece nos Estados Unidos. Confira abaixo um pouco de estatística e prognóstico do certame. É bom lembrar que os homens competem em Montreal e as mulheres em Toronto.
Histórico
O Aberto do Canadá foi disputado pela primeira vez em 1881 e Isidore Hellmuth ficou com a taça. Dos tenistas atuais, Roger Federer prevaleceu em 2004 e 2006; Rafael Nadal em 2005, 2008 e 2013; Novak Djokovic em 2007, 2011, 2012 e 2016; Andy Murray em 2009, 2010 e 2015; e Jo-Wilfried Tsonga em 2014.
A primeira edição feminina aconteceu em 1892 e Maude Delano-Osborne deu a volta olímpica. Serrena Williams ganhou em 2001, 2011 e 2013; Petra Kvitová em 2012; Agnieszka Radwánska em 2014; Belinda Bencic em 2015; e Simona Halep no ano passado.
Desde 1924 temos duplas masculinas e a atual campeã é formada por Marcelo Melo com o croata Ivan Dodig. As duplas femininas começaram a competir em 1968 e a detentora do título é a russa formada por Ekaterina Makarova e Elena Vesnina.
Stan Wawrinka fora
Assim como Novak Djokovic, Stan Wawrinka anunciou que só volta às quadras em 2018. O suíço, atual quarto colocado do ranking mundial, não vai defender seu título do US Open. A razão da parada é a forte dor que sente no joelho. Seu técnico e seu médico recomendaram que ele se submeta a uma cirurgia para voltar cem por cento na temporada do ano que vem.
Briga para ser número um
Roger Federer e Rafael Nadal utilizam a Rogers Cup e outras seis competições da temporada para decidir quem termina em primeiro lugar no ranking mundial. O Toro Miúra tem 920 pontos de vantagem mas o suíço levou a melhor nas três partidas contra o espanhol este ano.
No Canadá, o sorteio das chaves apontou um caminho mais complicado para o atleta nascido em Menorca. Ele estreia na segunda fase contra o vencedor entre o croata Borna Coric e o russo Mikhail Youzhny. No caminho poderão vir o americano John Isner e o canadense Milos Raonic. Nas semifinais, tudo indica que o confronto será contra o alemão Alexander Zverev.
Federer debuta contra o um canadense que sobreviveu ao qualifying e só começa a ter pedreira nas quartas de final quando pode encarar o japonês Kei Nishikori. Na semifinal, é provável que encontre o austríaco Dominic Thiem.
Os demais cabeças-de-chave são o búlgaro Grigor Dimitrov e o francês Jo-Wilfried Tsonga.
República Checa x Romênia na final feminina?
Em Toronto, a checa Karolina Plisková estreia contra a ganhadora da primeira fase entre a russa Anastasia Pavlyuchenkova e a francesa Alizé Cornet. Sua rival das quartas de final está previsto para ser a dinamarquesa Caroline Wozniacki.
A romena Simona Halep quer desafiar a checa numa eventual final. Para chegar lá, será preciso passar pela russa Svetlana Kuznetsova nas quartas de final e ou Elina Svitolina ou Garbiñe Muguruaza na semifinal.
As outras cabeças de série são a ex-número um do mundo, e agora terceira, Angelique Kerber e a britânica Johanna Konta.
A americana Venus Williams enfrenta a desconhecida romena Irina Begu na primeira rodada.
Já a letã Jelena Ostapenko encara a americana Varvara Lepchenko.
Tem Brasil nas duplas
Em Montreal, Bruno Soares faz parceria com o britânico Jamie Murray. Na estreia, eles pegam o vencedor entre os americanos Steve Johnson e Sam Querrey e o italiano Paolo Lorenzi com o espanhol Albert Ramos Viñolas.
Marcelo Melo é parceiro de Lukasz Kubot. O time estreia contra uma equipe canadense ou francesa. Os canadenses são formados por Frank Dancevic e Adil Shamasdin e os franceses por Fabrice Martin e Édouard Vasselin.
Não há duplas femininas brasileiras em Toronto.
Palpite
No masculino, apesar do caminho mais complicado, acredito numa final entre Nadal e Federer. No entanto, acho que o suíço deve vencer a quarta seguida contra o ibérico e caminhar para assumir a ponta do ranking. Como de praxe, este campeonato começa a pegar fogo a partir da quarta fase, especialmente se os favoritos não derem chances para as zebras nas rodadas anteriores.
Quando vejo Venus Williams e Jelena Ostapenko tendo que começar da primeira fase, questiono se as melhores chegarão às quartas de final. Acredito nestas duas e também em Angelique Kerber, em Karolina Plisková, em Garbiñe Muguruza e em Simona Halep. Em vez de mata-mata, bem que poderia haver turno único entre estas. Para não ficar em cima do muro, vou de Karolina Plisková, atual número um.
Principais jogos da 1ª rodada masculina
Segunda-feira, 07 de agosto:
- 13h30: Albert Ramos Viñolas x Robin Haase – palpite: Albert Ramos Viñolas.
- 15h00: David Ferrer x Kyle Edmund – palpite: David Ferrer.
Terça-feira, 08 de agosto:
- 12h00: Denis Shapovalov x Rogerinho – palpite: Denis Shapovalov.
- 12h00: David Goffin x Yuichi Sugita – palpite: David Goffin.
- 12h00: Pablo Carreño Busta x Karen Khachanov – palpite: Pablo Carreño Busta.
- 12h00: Nikoloz Basilashvili x Tomas Berdych – palpite: Tomas Berdych.
Principais jogos da 1ª rodada feminina
Segunda-feira, 07 de agosto:
- 12h00: Agnieszka Radwánska x Coco Vandeweghe – palpite: Coco Vandeweghe.
- 12h00: Dominika Cibulková x Lesia Tsurenko – palpite: Dominika Cibulková.
Terça-feira, 08 de agosto:
- ??h?? Venus Williams x Irina Begu – palpite: Venus Williams.
- ??h??Jelena Ostapenko x Varvara Lepchenko – palpite: Jelena Ostapenko.
As favoritas
- Karolina Pliskova
- Garbine Muguruza
- Simona Halep
- Elina Svitolina
- Johanna Konta
- Petra kvitova
- Angelique Kerber
- Caroline Wozniacki
- Jelena Ostapenko
- Venus Williams
Os favoritos
- Rafael Nadal
- Roger Federer
- Dominic Thiem
- Alexander Zverev
- Kei Nishikori
- Milos Raonic
- Grigor Dimitrov
- Jo-Wilfried Tsonga
- David Goffin
- Tomás Berdych