Rafael Nadal e Maria Sharapova se destacam no US Open
Competição ganha em emoção à medida que vai afunilando.
Campeonato é o último Grand Slam do ano e está ganhando em emoção! Maria Sharapova está de volta fazendo frente às melhores do ranking, Rafael Nadal tem passeado e Roger Federer tem sofrido. Confira as últimas notícias do US Open.
Rafael Nadal favorito
Rafael Nadal confirma seu favoritismo à taça do US Open a cada peleja. Sua última vítima foi o japonês Taro Daniel, 121º do ranking. O asiático começou o embate bastante concentrado e assombrou o mundo da bola amarela ao fazer 1 a 0 (6/4). Muito mais técnico e em excelente forma física, o Touro Miúra reagiu fazendo 6/3, 6/2 e 6/2. Na terceira rodada, Nadal encara o argentino Leonardo Mayer, um dos “melhores eliminados” do qualifying.
O que está acontecendo com Federer?
Pela primeira vez na história do US Open, Roger Federer precisou de dez sets para passar pelas duas primeiras rodadas, que teoricamente são contra adversários mais fracos. Contra o russo Mikhail Youzhny, a vaca quase foi para o brejo. O da Terra do Chocolate se impôs com bastante dificuldade e precisou de 3h06 de partida para fazer 6/1, 6/7(3), 4/6, 6/4 e finalmente 6/2. Um detalhe: o russo é o 101º do ranking.
Pode ser que algo fora de quadra esteja preocupando o craque. Ele não comemorou seus pontos e não parecia se incomodar com seus erros. Tudo bem que ele não está cem por cento bom das costas, mas mesmo assim, sua apatia foi notada por todos os presentes. Um de seus golpes preferidos, o backhand, praticamente não funcionou. Foram 33 erros sem forçar jogadas.
Cresce então as esperanças de Feliciano López, 31º cabeça-de-chave. O espanhol é zebra mas passou com mais facilidade pelos seus dois primeiros rivais.
Ressuscitada
Depois de bater Simona Halep num jogão de estreia, a russa Maria Sharapova mostrou ao mundo que tem condições de ir longe no certame. Contra a húngara Timea Babos, 59ª do ranking, ela saiu atrás mas virou com parciais de 6/7(4), 6/4 e 6/1. A russa confessou que ainda está lutando para encontrar seu melhor tênis e para se manter em forma física e técnica. A falta de ritmo de jogo, após os quinze meses de suspensão, ainda traz desconfiança para cima da siberiana. Sua próxima oponente é a norte-americana Sofia Kenin, que assim como a russa, recebeu um Wild Card para este Grand Slam.
Uma curiosidade é que durante o último duelo, um saque de Sharapova foi tão potente que a bola quebrou o relógio instalado no fundo da quadra.
Duas surpresas
Dois favoritos foram eliminados precocemente. Entre os homens, o alemão Alexander Zverev não resistiu ao croata Borna Coric, que prevaleceu por 3 a 1: 3/6, 7/5, 7/6 (7/1) e 7/6 (7/4).
Entre as mulheres, a dinamarquesa Caroline Wozniacki novamente morreu na praia e preferiu culpar a organização da WTA pelo seu fracasso. A russa Ekaterina Makarova se impôs com 6/2, 6/7 (5/7) e 6/1.
Brasileiros perderam logo na estreia
Todos os brasileiros foram eliminados do US Open. No feminino, nossa única representante, Bia Maia, perdeu para a croata Donna Vekic por 2 a 0, parciais de 6/2 e 6/1.
No masculino, o tunisiano Malek Jaziri passou apertado por Thiago Monteiro por 3 a 2. Rogerinho não foi páreo diante do alemão Florian Mayer, que venceu por 3 a 1. Já Thomaz Bellucci não deu nem para a saída: foi batido por 3 a 0 pelo alemão Dustin Brown.
Duplas vivas
Pelo menos nas duplas, o Brasil ainda tem chances de fazer bonito. Rogerinho e o italiano Paolo Lorenzi tiraram o sul-africano Raven Klaasen e o norte-americano Rajeev Ram por 2 a 0. Bruno Soares, que joga com o britânico Jamie Murray, superou os austríacos Julian Knowle e Alexander Peya por 2 a 0. Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot bateram por 2 a 1 o argentino Guillermo Durán e o britânico Neil Skupski. A única baixa foi André Sá, que atuando ao lado de Philipp Oswald perdeu por 2 a 1 para os norte-americanos Austin Kracijek e Jackson Withrow. Marcelo Demoliner e Bia Maia ainda não estrearam.
As duplas mistas foram confirmadas. Bruno Soares jogará com a húngara Timea Babos. Marcelo Demoliner terá a checa Kveta Peschke como sua companheira.
Principais jogos da 3ª rodada
Sexta-feira, 01 de setembro:
Simples Masculino:
- 12h00: Diego Schwartzman x Marin Cilic – palpite: Marin Cilic.
Simples Feminino:
- 15h30: Magdalena Rybáriková x Garbiñe Muguruza – palpite: Garbiñe Muguruza.
- 22h00: Sofia Kenin x Maria Sharapova – palpite: Maria Sharapova.
Sábado, 02 de setembro:
Simples Masculino:
- 12h00: Rafael Nadal x Leonardo Mayer – palpite: Rafael Nadal.
- 12h00: Roger Federer x Feliciano López – palpite: Roger Federer.
- 12h00: Adrian Mannarino x Dominic Thiem – palpite: Dominic Thiem.
Simples Feminino:
- 12h00: Karolina Plisková x Zhang Shuai – palpite: Karolina Plisková.
- 12h00: Elina Svitolina x Shelby Rogers – palpite: Elina Svitolina.
Principais resultados da 1ª e 2ª rodadas
Segunda-feira, 28 de agosto:
Simples Masculino:
- 12h10: Rogerinho 1×3 Florian Mayer
Simples Feminino:
- 12h20: Varvara Lepchenko 0x2 Garbiñe Muguruza
- 16h45: Donna Vekic 2×0 Bia Maia
- 21h05: Maria Sharapova 2×1 Simona Halep
Terça-feira, 29 de agosto:
Simples Masculino:
- 15h50: Roger Federer 3×2 Frances Tiafoe
- 22h15: Rafael Nadal 3×0 Dusan Lajovic
Simples Feminino:
- 12h15: Karolina Plisková 2×0 Magda Linette
Quarta-feira, 30 de agosto:
Simples Masculino:
- 14h15: Malek Jaziri 3×2 Thiago Monteiro
- 15h50: Dustin Brown 3×0 Thomaz Bellucci
- 19h15: Borna Coric 3×1 Alexander Zverev
Simples Feminino:
- 17h15: Timea Babos 1×2 Maria Sharapova
- 22h50: Caroline Wozniacki 1×2 Ekaterina Makarova
- 23h05: Duan Yingying 0x2 Garbiñe Muguruza
Quinta-feira, 31 de agosto:
Simples Masculino:
- 14h05: Andrey Rublev 3×0 Grigor Dimitrov
- 16h20: Roger Federer 3×2 Mikhail Youzhny
- 22h35: Rafael Nadal 3×1 Taro Daniel
Simples Feminino:
- 14h15: Karolina Plisková 2×1 Nicole Gibbs
Os favoritos
Masculino:
- Rafael Nadal
- Roger Federer
- Marin Cilic
- Dominic Thiem
- Juan-Martín del Potro
Feminino:
- Garbiñe Muguruza
- Karolina Plisková
- Maria Sharapova
- Elina Svitolina
- Madison Keys