Real Madrid ou Barcelona: quem será Campeão Espanhol?
Pergunta começa a ser respondida às 15h de domingo, com enorme favoritismo do Real
Deste domingo não passa. O Campeonato Espanhol mais emocionante dos últimos anos finalmente vai conhecer o seu campeão. Real Madrid ou Barcelona? A chance do Real é muito maior, mas só o fato de termos disputa nesta altura do campeonato já é uma enorme atração para todos os que acompanham o futebol europeu.
REAL SÓ PRECISA DE UM EMPATE
Atual campeão europeu e mundial, e vivendo uma das fases mais vitoriosas de sua inigualável história, o Real Madrid necessita apenas de um pontinho para sacramentar a conquista deste Espanhol. E o eventual título viria diante de um adversário que não promete oferecer tanta resistência. O clube merengue joga fora de casa contra o Málaga às 15h (de Brasília) de domingo com enorme favoritismo.
E não é para menos. Cristiano Ronaldo e companhia estão 100% nos últimos cinco jogos, com cinco vitórias obtidas no período. O Málaga está mal no campeonato – é só o 12º, sem ter para onde subir ou cair – e não surge com nenhuma condição de estragar a festa merengue.
O primeiro turno teve vitória tranquila do Real no Santiago Bernabéu. Foi 2×1 em 21 de janeiro, com dois gols de Sérgio Ramos no primeiro tempo, com o tento de honra do Málaga saindo na segunda etapa, sem maiores alterações.
É preciso recuar muito no tempo também para encontrar a última vitória do Málaga sobre o Real, o único resultado que faria o título tomar o rumo de Barcelona. Foi em dezembro de 2012, com um 3×2 em Málaga. De lá para cá, oito confrontos, com seis vitórias do Real e dois empates – ou seja, tudo o que o clube precisa.
Os dois duelos contra o Málaga no ano passado terminaram com igualdades: 1×1 e 0x0, e elas são suficientes para assegurar esta conquista.
Vale lembrar que se o Real chega a esta altura da temporada com vantagem para o Barcelona é graças ao próprio Málaga, que bateu os catalães por 2×0 no começo de abril.
BARÇA PRECISA FAZER O DEVER DE CASA E ALGO MAIS
O Barcelona de Messi, Suárez e Neymar corre o sério risco de fechar a temporada sem nenhuma conquista de expressão. A realidade é dura e precisa ser enfrentada primeiro também às 15h de domingo contra o Eibar, em um Camp Nou cuja recepção ao clube é um pouco incerta depois de tantas decepções nos últimos meses – para piorar, os mais brilhantes da história recente do rival Real Madrid.
A conta do título não permite outras interpretações. O Barcelona precisa ganhar e o Real perder. Assim, ambos se igualariam em 90 pontos e o Barcelona levaria a taça pela vantagem no primeiro critério de desempate, que é o confronto direto.
A campanha de Barça e Real até aqui mostra uma paridade gigante. Em vitórias, são 28 a 27 para o Real. Os dois times empataram seis vezes cada um, com o Real sofrendo três derrotas e o Barcelona, quarto. A maior diferença está no saldo de gols. Enquanto os catalães fizeram jus ao seu “superataque” e terminam a competição com impressionantes 112 gols marcados, contra 104 do Real, a diferença de gols sofridos também é favorável ao Barcelona, por surpreendente que seja: levaram 35; já o Real sofreu 41 gols.
Adversário deste domingo, o Eibar perdeu quatro das últimas seis partidas. No confronto direto até aqui, então, é covardia. Barça e Eibar se encontraram pela última vez em 22 de janeiro, com um 4×0 para os catalães. São cinco duelos entre os dois, com cinco fáceis vitórias do Barcelona. O pobre Eibar marcou um único gol, tendo sofrido nada menos que 16 nesses cinco confrontos.
REAL X BARÇA, AS PRINCIPAIS CONQUISTAS
Compare o currículo dos dois gigantes da Espanha:
MUNDIAIS
5 para o Real, 3 para o Barça
LIGA DOS CAMPEÕES
11 para o Real, 5 para o Barça
CAMPEONATO ESPANHOL
32 para o Real, 24 para o Barça
COPA DO REI
28 para o Barça, 19 para o Real
JOGOS DA 38ª E ÚLTIMA RODADA DO CAMPEONATO ESPANHOL:
Sexta-feira, 19 de maio
- 15h45 – Granada x Espanyol
Sábado, 20 de maio
- 12h – Leganés x Alavés
- 12h – Gijón x Bétis
- 12h – La Coruña x Las Palmas
Domingo, 21 de maio
- 11h45 – Atlético de Madri x Athletic Bilbao
- 11h45 – Valencia x Villarreal
- 11h45 – Sevilla x Osasuna
- 11h45 – Celta x Real Sociedad
- 15h00 – Barcelona x Eibar
- 15h00 – Málaga x Real Madrid