Rivais na Libertadores, Botafogo e Grêmio se enfrentam pela 20ª rodada do Brasileirão 2017
Equipes farão neste domingo uma prévia do que pode acontecer no duelo pelo torneio continental
As torcidas de Botafogo e Grêmio estão ansiosas para a disputa das quartas de final da Libertadores, mas neste domingo o encontro será válido pelo Campeonato Brasileiro. Apesar de menos decisivo, o duelo também é fundamental para as pretensões das equipes na competição nacional.
Bem na Libertadores e em baixa no Brasileirão
Se as coisas estão correndo maravilhosamente bem na Copa Libertadores, o mesmo não se pode dizer da campanha do Botafogo no Brasileirão. O clube até começou bem, porém caiu de produção e não vence há cinco jogos. Se quiser encostar no G-6 precisa reagir e conquistar os três pontos neste domingo.
Para isso, vai precisar melhorar seu desempenho em casa, após dois fiascos para Palmeiras e São Paulo. Como motivação, o time tem a importante vitória sobre o Nacional-URU, pelo torneio continental nesta quinta-feira, que foi conquistado com uma boa atuação, principalmente na primeira etapa.
Grêmio tentar chegar no líder
Sonhando em alcançar o Corinthians, o Grêmio tem uma excelente oportunidade neste final de semana, pois o rival não entra em campo, após ter sua partida adiada. Com um time forte, tem totais condições de ir ao Rio de Janeiro e conquistar os três pontos.
Para acreditar neste resultado basta analisar as atuações do tricolor como visitante. Das últimas 11 partidas fora de casa, os gaúchos ganharam oito, empataram duas e perderam apenas uma, para o Palmeiras, quando atuaram com um time misto. Com os titulares, o revés não acontece desde 28 de maio, quando caiu por 4 a 3 para o Sport.
Três disputas
Somente os dois e o Flamengo estão disputando três competições na temporada. Acontece que os feitos de Grêmio e Botafogo são ainda maiores, pois estão na principal taça da América do Sul – a Libertadores. Aliás, os dois vão se enfrentar nas quartas de final do torneio continental. A rivalidade pode ficar ainda maior, pois estão em chaves diferentes da semifinal da Copa do Brasil e podem fazer uma eventual final.
Retrospecto de Botafogo e Grêmio
Na história, os clubes se encontraram 56 vezes em partidas oficiais. O Grêmio é o que aparece na frente, com 22 vitórias contra 17 do Botafogo e outros 17 empates. O retrospecto só muda quando considerados apenas os duelos no Rio de Janeiro, com o alvinegro passando a ter vantagem, com 12 triunfos, seis empates e 10 derrotas.
Pelo primeiro turno, o tricolor teve uma grande atuação e venceu sem dificuldades por 2 a 0.
Prováveis escalações
Os dois times chegam com poucos problemas para esta partida. O Grêmio é o que tem mais desfalques, pois não poderá contar com Maicon e Arthur, que estão suspensos. Já o Botafogo não terá Dudu Cearense, mas que não é titular fixo.
Botafogo: Gatito Fernández; Ricardo, Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Rodrigo, Fernandes, Bruno Silva, João Paulo e Rodrigo Pimpão; Roger.
Grêmio: Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Kannemann e Cortez; Ramiro, Jailson, Fernandinho e Luan; Pedro Rocha e Lucas Barrios.
Palpite
Os dois clubes chegam em um bom momento, porém o Grêmio tem objetivos maiores e um time mais qualificado, portanto, é favorito para a partida. O duelo também tem tudo para ter muitos gols.
Jogo da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017
Sábado, 12 de agosto
- 16:00 – Atlético-GO x Coritiba. Palpite: 1×1
- 19:00 – Vitória x Avaí. Palpite: Vitória vence por 2 a 1
Domingo, 13 de agosto
- 11:00 – São Paulo x Cruzeiro. Palpite: São Paulo vence por 1 a 0
- 16:00 – Atlético-MG x Flamengo. Palpite: 1×1
- 16:00 – Sport x Ponte Preta. Palpite: Sport vence por 2 a 0
- 16:00 – Vasco x Palmeiras. Palpite: 1×1
- 19:00 – Atlético-PR x Bahia. Palpite: Atlético-PR vence por 3 a 1
- 19:00 – Botafogo x Grêmio. Palpite: Grêmio vence por 2 a 1
Segunda-feira, 14 de agosto
- 12:00 – Santos x Fluminense. Palpite: Santos vence por 2×1
Quarta-feira, 23 de agosto (Adiado)
- 19:30 – Chapecoense x Corinthians.
Classificação do Campeonato Brasileiro 2017
- Corinthians, 47 – Libertadores
- Grêmio, 39 – Libertadores
- Santos, 35 – Libertadores
- Palmeiras, 32 – Libertadores
- Flamengo, 29 – Pré-Libertadores
- Sport, 28 – Pré-Libertadores
- Cruzeiro, 27 – Copa Sul-Americana
- Atlético-PR, 26 – Copa Sul-Americana
- Fluminense, 26 – Copa Sul-Americana
- Coritiba, 25 – Copa Sul-Americana
- Botafogo, 25 – Copa Sul-Americana
- Vasco, 24 – Copa Sul-Americana
- Bahia, 23
- Ponte Preta, 23
- Atlético-MG, 23
- Chapecoense, 22
- São Paulo, 19 – Série B
- Vitória, 19 – Série B
- Avaí, 18 – Série B
- Atlético-GO, 12 – Série B