UFC encontra rival, e despedida de Belfort do MMA será no Brasil
Pedido feito, pedido atendido. Depois de emplacar três derrotas consecutivas – todas por nocaute – no Ultimate, Vitor Belfort anunciou após o UFC Fight Night em Fortaleza que só faria mais uma luta em sua carreira, e que gostaria que ela acontecesse no Rio de Janeiro, dia 3 de junho, pelo UFC 212. Segundo o Combate.com, o desejo do brasileiro será realizado. Ele vai enfrentar Nate Marquardt no show. Um acordo verbal foi acertado entre as partes, mas o contrato para a luta ainda não foi assinado.
Embora esteja em má fase na carreira, Belfort tem um duelo competitivo pela frente. Marquardt, em sua melhor fase, teria melhores chances de bater o brasileiro. Mas, aos 38 anos, flerta com a aposentadoria ou, sendo mais otimista, com uma demissão do Ultimate. Nate foi derrotado em quatro de suas últimas seis lutas e não vem apresentando boas performances. Ele não conquista duas vitórias seguidas desde 2012. Ainda assim é difícil apontar um favorito nessa luta.
Mesmo ainda não confirmado, o combate entre Belfort e Marquardt é bom para o UFC 212. Diante da incerteza da participação de Anderson Silva no evento – a organização ainda procura um adversário para Spider após a baixa de Kelvin Gastelum por doping – o nome de Belfort multiplica o apelo do show, que deve acontecer com arena cheia.
Marquardt é o “número certo” para Belfort. Não esbanja vigor atualmente, mas também está longe de ser uma presa fácil. Pode representar uma despedida digna com vitória para Belfort ou ao mesmo tempo um desfecho doloroso. Para se ter uma ideia, os últimos dois lutadores a perderem para Marquardt foram Tamdan McCrory e CB Dolloway, atletas que estão longe da expressividade de Vitor. Nate também perdeu para Kelvin Gastelum, último carrasco de Belfort. A diferença é que esse revés aconteceu quase dois anos atrás, quando Kelvin era um novato no Ultimate.
Nate está longe de ser um nome à altura de Vitor. Essa certamente será a maior luta da vida do americano. Mas diante da fase que o brasileiro encara no fim de sua carreira, parece o melhor que ele pode encarar e superar de forma competitiva. Que assim seja.
Confira as lutas do UFC 212 até o momento:
- José Aldo Vs Max Holloway
- Cláudia Gadelha Vs Karolina Kowalkiewicz
- Anderson Silva Vs A definir
- Vitor Belfort Vs Nate Marquardt
- Erick Silva Vs Yancy Medeiros
- Léo Santos Vs Olivier Aubin-Mercier
- Johnny Eduardo Vs Mathew Lopez
- Marco Beltrán x Deiveson Alcântara
- Antônio Cara de Sapato x Eric Spicely
- Paulo Borrachinha x Oluwale Bamgbose
- Raphael Assunção x Marlon Moraes