Vice-lanterna Avaí recebe o Bahia na Ressacada precisando desesperadamente de uma vitória
As projeções matemáticas indicam que para respirar aliviado em relação ao risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro um time deve somar pelo menos 45 pontos. É essa marca que Avaí e Bahia, adversários da próxima quarta-feira (08), às 19:30 (horário de Brasília), na Ressacada, almejam desesperadamente atingir. A situação é um pouco mais confortável para o Tricolor baiano, que depois de uma boa sequência chegou aos 42 pontos, e ocupa a décima colocação. Para o Avaí, vice-lanterna, com apenas 35 pontos, somente a vitória interessa.
Leão da Ilha se complica na reta final
Precisando somar pelo menos mais 10 pontos, o Avaí se prepara para uma sequência dificílima, começando pela partida de quarta-feira, diante do Bahia. Os adversários seguintes serão Corinthias, Cruzeiro, Palmeiras, Atlético Paranaense e Santos. Restam apenas três jogos na Ressacada até o fim do campeonato, e o apoio das arquibancadas será fundamental para que o time consiga dar a volta por cima. A expectativa é por casa cheia e muita pressão sobre o Tricolor baiano.
O time catarinense sofreu um duro golpe ao ser goleado por 4×0 pelo Coritiba, adversário direto na luta contra o Z-4, na rodada do último final de semana. Com o resultado, perdeu uma invencibilidade que já durava três partidas, e caiu mais uma posição, chegando a 19º.
O lateral-direito Leandro Silva levou o terceiro cartão amarelo e desfalcará o time. Quem pode pintar em seu lugar é o veterano Maicon. O garoto Luanzinho, que teve atuação criticada na derrota para o Coxa, deverá ganhar uma nova oportunidade. O Avaí vem de cinco tropeços consecutivos jogando em casa, e se não vencer o Bahia poderá ficar com quatro pontos a menos que o primeiro time fora do Z-4.
Boa fase dos catarinenses durou pouco
O Avaí chegou a ensaiar uma recuperação no início do returno, somando onze pontos nos cinco primeiros jogos. Depois de vencer o Vitória, a Chapecoense e o Sport, e empatar com o São Paulo e o Atlético Mineiro, o time deixou a zona de rebaixamento, e acreditou que entraria na briga por uma vaga na Copa Sul-Americana.
Ledo engano, a sequência de derrotas em casa para o Atlético Goianiense e o Vasco acabou com qualquer esperança dos catarinenses alçarem voos mais altos, devolveu o time ao Z-4, e abalou a confiança do grupo, que desde então já disputou cinco partidas e obteve apenas uma vitória. Agora, tem 93% de chances de cair para a segunda divisão.
Bahia sonha com a América
Longe de fazer uma boa campanha, o Bahia teve o mérito de evoluir no momento mais importante, e o sofrimento nas rodadas finais, que parecia inevitável, ao que tudo indica não deverá acontecer. O Tricolor tem apenas 0,7% de chances de ser rebaixado, mas como décimo colocado já pode sonhar com uma classificação para a Copa Sul-Americana, e até mesmo com uma improvável participação na Libertadores do ano que vem. As estatícas apontam 71% de possibilidades no primeiro caso, e 3,8% no segundo. Por tudo isso, o time não deve encarar a partida como mero cumprimento de tabela, e o Avaí pode esperar um adversário bastante motivado.
O Tricolor baiano está invicto há três partidas, e nas últimas sete foi derrotado apenas uma vez, quando enfrentou o Flamengo. Seus últimos compromissos foram contra o Vitória, o Fluminense e a Ponte Preta. Ficou na igualdade fora de casa diante dos cariocas, e levou a melhor tanto no clássico quanto no duelo contra a Macaca.
O técnico Paulo César Carpegiani terá problemas na montagem do seu esquema defensivo. Com dores no músculo adutor da coxa direita, o zagueiro Lucas Fonseca nem viaja para Santa Catarina. O mesmo acontece com o volante Edson, que segue aos cuidados do departamento médico. Seus prováveis substitutos serão Thiago Martins e Matheus Sales, que cumpriu suspensão na última rodada. No ataque, as esperanças ficam por conta de Edigar Junio e Mendonza. Os artilheiros do time começam entre os onze.
Retrospecto favorece os visitantes
Duelos entre Bahia e Avaí não estão entre os mais recorrentes do futebol brasileiro, mas os times já estiveram frente a frente em 19 oportunidades ao longo da história, com dez vitórias dos baianos, quatro dos catarinenses e cinco empates. A freguesia avaiana tornou-se mais acentuada recentemente, já que o Tricolor levou a melhor em três dos cinco jogos disputados de 2011 pra cá, válidos pelas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. A última vitória do Leão da Ilha aconteceu em setembro de 2008.
É claro que tudo isso deixa de ter qualquer importância no momento em que a bola rola, mas pelo pelo que os dois times vêm apresentando, acredito que esta escrita se mantenha, e o Bahia volte a triunfar na Ressacada. O Avaí precisará partir pra cima a qualquer custo, e a velocidade de Mendoza nos contra-ataques poderá ser mortal. O Tricolor vence por 1×0, com um gol do colombiano.
Jogos da 33ª rodada
Quarta-Feira, 08/11
- 19:30 –Ponte Preta x Grêmio Palpite: Grêmio
- 19:30 – Avaí x Bahia Palpite: Bahia
- 21:00 – Atlético Paranaense x Corinthians Palpite: Empate
- 21:00 – Sport x Botafogo Palpite: Empate
- 21:45 – Flamengo x Cruzeiro Palpite: Flamengo
- 21:45 – Santos x Vasco Palpite: Santos
- 21:45 – Vitória x Palmeiras Palpite: Palmeiras
Quinta-Feira, 09/11
- 20:00 – São Paulo x Chapecoense Palpite: São Paulo
- 20:00 – Atlético Mineiro x Atlético Goianiense Palpite: Atlético Mineiro
- 21:00 – Fluminense x Coritiba Palpite: Empate