6ª rodada do Brasileirão 2018: o Flamengo vai ter o gostinho de derrubar Zé Ricardo do Vasco?
Clássico deste sábado (19) no Maracanã, às 19h (de Brasília), pode ser determinante para uma troca de comando no Gigante da Colina
Quem olha a tabela do Brasileirão e vê Flamengo e Vasco separados por apenas três pontos não consegue imaginar que as duas equipes andam realmente em calçadas opostas. Enquanto o Rubro-Negro segue próspero por se classificar às oitavas da Libertadores e liderar o Campeonato Brasileiro, o Vasco está em uma fase delicada que inclui goleadas sofridas na Libertadores e duras derrotas tanto na Copa do Brasil quanto no Brasileirão. E nem é preciso ser muito versado em futebol para imaginar que outra queda vascaína, desta vez diante do Flamengo, seu maior rival, pode ser fatal para o clube decidir tirar o seu técnico, o questionado Zé Ricardo. E que ironia: Zé Ricardo comandou o Flamengo no ano passado e incomodou muitos torcedores ao sair do Fla e acertar direto com o Vasco.
Vasco sofre com a defesa
O futebol moderno segue alguns padrões bem estabelecidos, e um deles diz respeito à solidez da defesa. Quando o time se defende mal, os resultados não vêm. É inevitável. E o Vasco sofre com isso hoje em dia como nenhuma outra equipe. Nesta temporada, em 29 jogos, os vascaínos tomaram nada menos que 46 gols, afogando a sua torcida em um mar de irritação.
Ninguém pode acusar Zé Ricardo de não tentar dão consistência à equipe. Até aqui, nove duplas foram testadas, e até um trio de defensores foi utilizado. O técnico não sabe quem vai escalar neste domingo – os últimos ajustes seriam feitos na sexta-feira e é provável que o treinador opte pelo mistério para dificultar a preparação flamenguista.
O Vasco tem problemas por todos os lados. Na política, a oposição quer a saída do presidente Alexandre Campello, e vários grupos brigam pelo poder. Nas arquibancadas, a torcida já se envolveu em brigas e já invadiu o gramado para cobrar os atletas.
Dentro de campo, o retrospecto contra o Flamengo é delicado. O Vasco não bate o rival desde o Carioca de 2016. De lá para cá foram seis jogos, com duas vitórias do Fla e quatro empates.
Fla aproveita embalo
O Rubro-Negro sabe que ficar bem com a sua torcida significa vencer o Vasco, e esta chance não deve ser desperdiçada no sábado. O clube está em uma rara calmaria tanto em campo quanto nas arquibancadas, e fortalecer este vínculo positivo pode representar uma viagem tranquila para Buenos Aires, onde a equipe enfrenta o River Plate na próxima quarta (23), às 21h45 (de Brasília).
Este é o único “porém” que o Flamengo apresenta para este clássico: pensar mais no futuro do que no presente, com o Vasco logo adiante. Mas a história de rivalidade não sugere nenhuma “colher de chá” por parte do Fla. Pelo contrário. É provável que a equipe siga aproveitando a capacidade de Everton Ribeiro em seu atual momento. Resta saber se o técnico interino Maurício Barbieri vai seguir escalando o camisa 7 ao lado de Diego, fortalecendo o sistema de criação de uma equipe que já provou que tem um ataque realmente muito forte com a chegada de Vinicius Júnior e Henrique Dourado.
Palpite? Um 2×0 para o Fla, pela boa fase e pela possibilidade de ter paz e conturbar um pouco mais a vida de um Vasco que ainda precisa encontrar um caminho mais positivo.
E o Flu?
Falar do Fla é também se lembrar do Flu, e o Tricolor comandado por Abel Braga tem um compromisso bem importante neste final de semana. A equipe joga também no Maracanã, às 19h (de Brasília) de domingo (20), contra o Atlético-PR.
O Fluminense vinha em campanha bastante positiva até perder o clássico da última segunda para o Botafogo por 2×1. O resultado não foi inesperado. O Tricolor precisou de muitas horas para se refazer do insano desgaste sofrido com a sua partida diante do Nacional Potosí, na Sul-Americana, com um compromisso a 4.000 metros de altitude.
O Flu confia novamente em Pedro, que está fazendo por merecer os elogios da torcida. A vitória diante do Atlético-PR surge como obrigação pelo fato de o Tricolor atuar como mandante e receber uma equipe que está em posição abaixo na tabela. O Pó-de-Arroz está na nona colocação até aqui, com o Atlético-PR em 15º.
Por tudo isso, o palpite é de uma vitória suada do Flu por 1×0 ou 2×1.
Jogos da 6ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018
Sábado, 19 de maio
- 16:00 – Atlético-MG x Cruzeiro – Palpite: Empate
- 19:00 – Flamengo x Vasco – Palpite: Flamengo
- 21:00 – Palmeiras x Bahia – Palpite: Palmeiras
Domingo, 20 de maio
- 11:00 – Vitória x Ceará – Palpite: Vitória
- 16:00 – São Paulo x Santos – Palpite: Empate
- 16:00 – América-MG x Botafogo – Palpite: Botafogo
- 16:00 – Paraná x Grêmio – Palpite: Grêmio
- 16:00 – Sport x Corinthians – Palpite: Empate
- 19:00 – Fluminense x Atlético-PR – Palpite: Fluminense
Segunda-feira, 21 de maio
20:00 – Internacional x Chapecoense – Palpite: Inter