Alemanha decide seu futuro na Copa do Mundo diante da Coreia do Sul
Além de vencer os asiáticos, time tetracampeão mundial precisa ficar de olho no resultado da partida entre México e Suécia
Quem apostou que a Alemanha desmoronaria após a derrota para o México enganou-se redondamente. Os atuais campeões do mundo arrancaram uma vitória heroica no embate contra a Suécia, e agora estão a um triunfo sobre a Coreia do Sul das oitavas-de-final, com grandes chances de encarar o Brasil. Apesar das derrotas nas duas primeiras rodadas, os asiáticos ainda têm chances remotas de classificação. Para isso, precisarão vencer os alemães por uma boa diferença e torcer por um revés do time sueco. A partida acontece nesta quarta-feira (27), às 11 da manhã (horário de Brasília), na Arena Kazan, e será decisiva para os destinos do Grupo F da Copa do Mundo da Rússia.
De alma lavada, Alemanha busca mais uma vitória
A vitória de virada, com um gol nos acréscimos, no momento em que tinha um homem a menos em campo, serviu para lavar a alma dos alemães e mostrar ao mundo que os tetracampeões seguem vivos na luta por mais um título. No entanto, não foi suficiente para garantir a classificação às oitavas-de-final.
Para respirar aliviado, o time comandado por Joachim Löw precisará vencer a Coreia do Sul por uma diferença de gols superior à de um eventual triunfo da Suécia sobre o México, ou torcer para que os nórdicos voltem a tropeçar. Neste caso, poderia até empatar, mas tendo que contentar-se com a segunda colocação.
Caso a Alemanha vença por 1×0, e o placar se repita em Ecaterimburgo, mas a favor dos suecos, poderemos ter uma insólita decisão pelo critério de Fair Play. Até aqui, o México é o time que se sai melhor neste quesito, seguido pela Suécia. Os alemães foram bastante prejudicados pela expulsão de Boateng.
A ausência do zagueiro, que precisará cumprir suspensão, é uma das dores de cabeça do técnico, mas não a única. O meia Sebastian Rudy, que foi atingido no rosto pelo zagueiro Granqvist, fraturou o nariz e precisou submeter-se a uma cirurgia. Suas chances de entrar em campo são bastante remotas. Gündogan deve ser o substituto.
Apesar do largo favoritismo, o discurso é de respeito aos adversários. O jovem atacante Timo Werner, que passou em branco nas duas primeiras partidas, espera encarar um jogo duro contra os sul-coreanos, mas demonstra confiança: “Assistimos aos dois primeiros jogos. Eles têm atacantes rápidos. O Son é conhecido internacionalmente, fez uma grande temporada no Campeonato Inglês, temos de estar atentos com ele. Temos que olhar principalmente para o nosso jogo, como fizemos contra a Suécia. Se fizermos isso, temos grande chance de vencer. Espero que possamos vencer.”
Coreia do Sul terá um desfalque importante
A Coreia do Sul deu trabalho para a Suécia e o México nas duas primeiras rodadas, mas mostrou um nível técnico inferior ao dos adversários, e se a zebra não resolver passear na Arena Kazan, a história deve se repetir na partida contra a Alemanha.
O time asiático jogará desfalcado de seu capitão, o meia Ki Sung-Yueng, que foi diagnosticado com uma lesão muscular.
O lateral-esquerdo Hong Chul é um dos mais confiantes na classificação. Em entrevista coletiva, ele elogiou a postura do time nas partidas anteriores, e revelou que a estratégia sul-coreana para superar os favoritos será manter um forte sistema defensivo e tentar surpreender nos contra-ataques. Por fim, deixou uma mensagem de otimismo: “Nós não vamos desistir, mesmo que haja 1% de chance. Se nosso técnico diz que podemos conseguir, os jogadores também estão tentando recuperar sua energia para fazer acontecer.”
Retrospecto de Alemanha e Coreia do Sul
Apesar de terem se enfrentado apenas três vezes em toda a história, Alemanha e Coreia do Sul fizeram jogos bastante animados, em que ao todo foram marcados 10 gols. Os asiáticos levaram a melhor em um amistoso disputado em 2004, pelo placar de 3×1, mas foram os germânicos que triunfaram nos jogos mais importantes. Pela fase de grupos da Copa de 1994, venceram por 3×2 para sacramentar a classificação às oitavas-de-final, e na semifinal de 2002, Ballack marcou um gol solitário, já na reta final da partida, para interromper a melhor campanha sul-coreana em todas as edições da competição.
Últimos jogos:
- 18/12/2004 – Coreia do Sul 3×1 Alemanha
- 25/06/2002 – Alemanha 1×0 Coreia do Sul
- 27/06/1994 – Alemanha 3×2 Coreia do Sul
Prováveis escalações
Alemanha: Neuer; Kimmich, Mats Hummels, Rudiger e Hector; Gundogan, Kroos e Draxler (Mario Gomez); Thomas Müller, Reus e Timo Werner. Técnico: Joachim Löw.
Coreia do Sul: Jo Hyeon-Woo; Lee Yong, Jang Hyun-Soo, Kim Yiung-Gwon e Kim Min-Woo (Hong Chul); Ju Se-Jong, Lee Seung-Woo, Moon Seon-Min e Lee Jae-Sung; Hwang Hee-Chan e Son Heung-Min. Técnico: Shin Tae-Yong
Palpite
Mesmo sem ter apresentado tudo o que pode até aqui na Copa do Mundo da Rússia, o time alemão é muito superior ao da Coreia do Sul. Caso consiga abrir o placar logo nos primeiros minutos, poderá até encerrar sua participação na fase de grupos com uma goleada. A única possibilidade da situação se complicar é se o gol demorar a sair, e o nervosismo começar a falar mais alto. Porém, os comandados de Joachim Löw provaram na partida contra a Suécia que não desistem até o apito final, e como bons alemães, sabem como manter o sangue frio.
Acredito em uma vitória tranquila, por dois ou mais gols de diferença.
Classificação do Grupo F
- 1º México, 6
- 2º Alemanha, 3
- 3º Suécia, 3
- 4º Coreia do Sul, 0
Jogos da 3ª rodada da Copa do Mundo 2018
Segunda-feira (25 de junho)
- 11h – Rússia 3×0 Uruguai
- 11h – Arábia Saudita 2×1 Egito
- 15h – Portugal 1×1 Irã
- 15h – Espanha 2×2 Marrocos
Terça-feira (26 de junho)
- 11h – Dinamarca x França – Palpite: França
- 11h – Peru x Austrália – Palpite: empate
- 15h – Islândia x Croácia – Palpite: Croácia
- 15h – Nigéria x Argentina – Palpite: Nigéria
Quarta-feira (27 de junho)
- 11h – Coreia do Sul x Alemanha – Palpite: Alemanha
- 11h – México x Suécia – Palpite: empate
- 15h – Sérvia x Brasil – Palpite: Brasil
- 15h – Suíça x Costa Rica – Palpite: Suíça
Quinta-feira (28 de junho)
- 11h – Japão x Polônia – Palpite: empate
- 11h – Senegal x Colômbia – Palpite: Senegal
- 15h – Inglaterra x Bélgica – Palpite: Bélgica
- 15h – Panamá x Tunísia – Palpite: empate