Alemanha tem jogo difícil na estreia, mas é favorita para vencer o México e assumir a liderança do Grupo F
Campeões de 2014 oscilaram nos últimos amistosos, mas chegam na Rússia para buscar o pentacampeonato
Os resultados dos amistosos preparatórios podem ter deixado a desejar, mas em nada diminuíram o favoritismo da Alemanha, que inicia sua caminhada em busca do pentacampeonato mundial neste domingo (17), ao meio-dia (horário de Brasília), contra o México. El Tri vem de uma derrota para a Dinamarca e tem problemas no setor defensivo, mas espera surpreender.
Os times estão no Grupo F, que tem ainda a Suécia e a Coréia do Sul, e podem ser adversários do Brasil nas oitavas-de-final.
Confira nossos prognósticos.
Alemanha chega renovada para buscar o penta
O técnico alemão Joachim Löw resistiu à tentação de repetir a fórmula que deu certo em 2014, e convocou um time cheio de caras novas para buscar o pentacampeonato na Rússia. Jogadores como Joshua Kimmich, Julian Draxler, Leon Goretzka e Timo Werner, destaques da equipe alternativa que conquistou o título da Copa das Confederações no ano passado, são hoje nomes importantes no esquema 4-2-3-1 idealizado pelo treinador.
“O desenvolvimento do futebol continuou. Em outros países, a velocidade aumentou, os jogadores se tornaram ainda mais sofisticados. Essa comparação das gerações nem sempre leva adiante. Você tem que ir junto com o desenvolvimento. Estamos prontos para isso.”, garante Thomas Müller, um dos heróis do título no Brasil, que completa: “Somos campeões mundiais, temos muitos jogadores que estão em boas condições. Estamos ansiosos pelo torneio. O primeiro jogo do grupo é sempre um ponto importante”.
Nos últimos amistosos, o time empatou com Inglaterra, França e Espanha, perdeu para Brasil e Áustria, e venceu apenas a Arábia Saudita, mas ainda assim segue como um dos principais postulantes ao título, juntamente com Brasil, França e Espanha. De 2002 para cá, os alemães terminaram todas as Copas do Mundo entre os três primeiros colocados.
O meia Özil, que foi poupado do amistoso contra a Arábia Saudita por conta de dores no joelho direito, ainda não se recuperou plenamente, e é dúvida para o jogo de domingo.
México não poderá contar com o zagueiro Diego Reyes
O México sofreu um baque a poucos dias da Copa do Mundo. Diego Reyes, um dos principais nomes do time, não se recuperou a tempo de uma lesão na coxa direita, e o técnico Juan Carlos Osório viu-se obrigado a cortá-lo. O volante Erick Gutiérrez, do Pachuca, foi chamado para substituir o zagueiro. Este não será o único problema que o comandante precisará administrar no setor defensivo, já que Héctor Moreno também não se encontra na plenitude de sua forma. No meio de campo, o veterano de três Mundiais, Andrés Guardado, também busca sua melhor condição física após passar por cirurgia para descomprimir um nervo da perna.
Internamente, mais do que a derrota por 2×0 diante da Dinamarca, em amistoso disputado no último sábado, o que vem minando o ambiente é a péssima repercussão de uma festa de despedida organizada pelos jogadores na Cidade do México, envolvendo bebidas alcóolicas e garotas de programa. Ao desembarcar na Rússia, quase duas semanas após o episódio, o plantel foi bastante cobrado pela imprensa.
Osório procurou manter o foco na disputa da Copa do Mundo: “Estamos muito felizes de estar aqui, já que todas as seleções têm seus problemas. Mas, no final de tudo, o importante é resolvê-los, se levantar. Estamos indo bem, a preparação tem sido muito boa, todos os jogos nos ensinaram coisas diferentes e agora temos um grupo bem definido para enfrentar esses jogos. Esperamos fazer uma boa Copa do Mundo.”
Nos amistosos disputados em 2018, os mexicanos venceram a Islândia e a Escócia, empataram com o País de Gales e foram derrotados por Croácia e Dinamarca.
Retrospecto de Alemanha x México
Alemanha e México já se enfrentaram três vezes na história das Copas. Em 1978, os alemães golearam por 6×0 em um confronto válido pela primeira fase. Oito anos depois, os germânicos interromperam a melhor campanha da história do México nas quartas-de-final da Copa de 1986. A partida terminou 0x0, e a Alemanha acabou levando a melhor nos pênaltis. Em 1998, novo triunfo alemão, pelo placar de 2×1, nas oitavas-de-final.
As equipes estiveram frente a frente pela última vez na semifinal da Copa das Confederações de 2017, e novamente deu Alemanha, que em noite inspirada atropelou El Tri por 4×1 para avançar à final contra o Chile e sagrar-se campeã.
Prováveis escalações
Alemanha: Neuer, Kimmich, Hummels, Boateng e Hector; Kroos, Khedira e Özil; Thomas Müller, Draxler e Timo Werner. Técnico: Joachim Löw.
México: Ochoa, Layun, Ayala, Salcedo, Gallardo; Molina, Jonathan dos Santos, Gutiérrez, Corona, Aquino; Chicharito Hernandez. Técnico: Juan Carlos Osorio.
Palpite
O México sobrou nas Eliminatórias da Concacaf, e tem time para fazer bonito na Rússia, no entanto, terá pela frente a equipe a ser batida neste mundial, o que o torna um completo azarão na partida de estreia. O empate seria um excelente resultado para os comandados de Juan Carlos Osório, mas se der a lógica, a Alemanha leva a melhor.
Arrisco um placar de 3×1 para os atuais campeões do mundo.
Jogos da 1ª rodada da Copa do Mundo 2018
Quinta-feira, 14 de junho
- 12h00: Rússia 5×0 Arábia Saudita
Sexta-feira, 15 de junho
- 09h00: Egito x Uruguai – Palpite: Uruguai
- 12h00: Marrocos x Irã – Palpite: empate
- 15h00: Portugal x Espanha – Palpite: Espanha
Sábado, 16 de junho
- 07h00: França x Austrália – Palpite: França
- 10h00: Argentina x Islândia – Palpite: Argentina
- 13h00: Peru x Dinamarca – Palpite: empate
- 16h00: Croácia x Nigéria – Palpite: Croácia
Domingo, 17 de junho
- 09h00: Costa Rica x Sérvia – Palpite: Sérvia
- 12h00: Alemanha x México – Palpite: Alemanha
- 15h00: Brasil x Suíça – Palpite: Brasil
Segunda-feira, 18 de junho
- 09h00: Suécia x Coreia do Sul – Palpite: Suécia
- 12h00: Bélgica x Panamá – Palpite: Bélgica
- 15h00: Tunísia x Inglaterra – Palpite: Inglaterra
Terça-feira, 19 de junho
- 09h00: Polônia x Senegal – Palpite: Polônia
- 12h00: Colômbia x Japão – Palpite: Colômbia