Atlético Mineiro recebe o Figueirense para sacramentar a classificação para a quarta fase da Copa do Brasil
No jogo de ida, em santa Catarina, o Galo levou a melhor por 1×0
Nesta quarta-feira (14), o Atlético Mineiro vira a chave do campeonato estadual para voltar suas atenções para a Copa do Brasil. O Galo recebe o Figueirense para o jogo de volta da terceira fase. Há duas semanas, os mineiros levaram a melhor pela contagem mínima no Orlando Scarpelli, e levam para o Independência a vantagem de jogar pelo empate. A bola rola a partir das 21:45 (horário de Brasília).
Atlético Mineiro x Figueirense
O Galo teve um início de temporada bastante conturbado, e concluiu o primeiro turno do Campeonato Mineiro com apenas 54,5% de aproveitamento. É bem verdade que o time vem subindo de produção nos últimos jogos, e parece ter encontrado uma solução caseira para o cargo de treinador. Thiago Larghi assumiu de forma interina após a demissão de Oswaldo de Oliveira, e diante das negativas de Fábio Carille, Cuca e Abel Braga, foi se mantendo à frente da equipe.
Os resultados apareceram. Em um mês sob a batuta do jovem comandante, o time aumentou seu aproveitamento para 61,9%, venceu o Botafogo da Paraíba e o Figueirense pela Copa do Brasil, e mesmo sem ser brilhante, conseguiu chegar à segunda fase do campeonato estadual. Em seus sete últimos compromissos o time foi derrotado apenas uma vez, quando enfrentou seu arquirrival Cruzeiro. Como Dorival Júnior, demitido do São Paulo, não chegou a ser sondado pela diretoria, especula-se a respeito da manutenção de Larghi para o restante da temporada.
Todos os titulares foram poupados da partida contra o Tombense pela última rodada da primeira fase do estadual, e o time chegará bem descansado para o duelo. No jogo de ida, a estratégia foi reforçar a marcação e procurar explorar os contra-ataques, mas diante dos apelos do torcedor, o Galo deve sair um pouco mais para o jogo no Independência.
Melhor para o Figueira, que precisa da vitória a qualquer custo. As regras mudaram nesta edição da Copa do Brasil, e o gol marcado fora de casa deixou de ter peso maior. Sendo assim, qualquer triunfo dos catarinenses por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis.
O Figueirense vem de uma partida extremamente desgastante pelo campeonato estadual. O clássico contra o Avaí, no último domingo, foi brigado até o fim, e o time cedeu o empate aos 47 minutos da etapa complementar. Com seis igualdades em treze jogos, o Alvinegro segue invicto no catarinense, mas não consegue alcançar a líder Chapecoense. Antes de perder para o Galo no jogo de ida o time venceu o Treze e o Oeste pelas fases anteriores da Copa do Brasil.
Retrospecto de Atlético Mineiro x Figueirense
Antes do duelo do Orlando Scarpelli, Atlético Mineiro e Figueirense não se enfrentavam desde 2016. No retrospecto, o Galo tem quase o dobro de vitórias, treze contra sete, e desde 2011 não sabe o que é perder para os catarinenses.
Nos últimos cinco jogos, foram quatro vitórias dos mineiros e um empate.
Últimos jogos
- 28/02/2018 – Figueirense 0x1 Atlético Mineiro
- 23/10/2016 – Atlético Mineiro 3×0 Figueirense
- 03/07/2016 – Figueirense 1×1 Atlético Mineiro
- 08/11/2015 – Figueirense 0x1 Atlético Mineiro
- 25/07/2015 – Atlético Mineiro 1×0 Figueirense
Prováveis escalações
Atlético Mineiro: Victor; Patric, Leonardo Silva, Gabriel, Fábio Santos; Adílson, Elias, Otero; Eric, Roger Guedes, Ricardo Oliveira. Técnico: Thiago Larghi
Figueirense: Denis; Diego Renan, Nogueira, Cleberson, Guilherme Lazaroni; Zé Antônio, Betinho, Gustavo Ferrareis, Jorge Henrique, Felipe Amorim; André Luiz. Técnico: Milton Cruz
Palpite
Além de jogar em casa e possuir um elenco mais forte, o Galo chegará fisicamente mais inteiro para enfrentar o Figueirense. Precisando reverter a desvantagem no placar, os catarinenses não terão alternativa a não ser partir para o ataque, e cederão espaços na defesa que podem ser o caminho para a vitória atleticana.
Acredito em um novo triunfo do time da casa em uma partida com gols para os dois lados.
São Paulo e Internacional também jogam na quarta
O São Paulo terá a missão de administrar em Maceió a diferença de dois gols aberta contra o CRB no Morumbi. A boa atuação no jogo de ida deu uma sobrevida a Dorival Júnior na ocasião, mas o treinador não resistiu aos maus resultados que vieram na sequência. O uruguaio Diego Aguirre foi anunciado como seu substituto, mas por ora o comando do time ficará à cargo do interino André Jardine. O CRB fez a melhor campanha do primeiro turno do Campeonato Alagoano, e para chegar à terceira fase eliminou União Rondonópolis e Novo Hamburgo. A última apresentação do Galo, no entanto, foi decepcionante, e jogando em casa o time ficou no empate contra os reservas do Náutico pela Copa do Nordeste. Uma nova apresentação como esta facilitará a vida dos paulistas, que já entrarão em campo com amplo favoritismo.
A situação do Internacional é muito parecida com a do São Paulo, o time também abriu uma vantagem de dois gols sobre o Cianorte, e agora pode perder por até um gol de diferença no Paraná. O Colorado vem de um resultado negativo no clássico contra o Grêmio pelo estadual, por isso jogará sob grande pressão. Os gaúchos, no entanto, vêm evoluindo a cada compromisso pela Copa do Brasil, e são favoritíssimos para levar a melhor sobre o time do volante Richarlyson.
Jogos de volta da terceira fase da Copa do Brasil 2018
Quarta-feira, 14 de março
- 19:30 – Cianorte x Internacional – Palpite: Internacional
- 19:30 – Coritiba x Goiás – Palpite: Coritiba
- 19:30 – CRB x São Paulo – Palpite: São Paulo
- 21:45 – Atlético Mineiro x Figueirense – Palpite: Atlético Mineiro
- 21:45 – Cuiabá x Náutico – Palpite: Empate
Quinta-feira, 15 de março
- 19:15 – Sampaio Corrêa x Ponte Preta – Palpite: Empate
- 19:15 – Vitória x Bragantino – Palpite: Vitória
- 20:30 – Vila Nova x Ferroviário – Palpite: Empate
- 19:15 – Vitória x Bragantino – Palpite: Vitória
- 21:30 – Avaí x Fluminense – Palpite: Fluminense
- 19:15 – Ceará x Atlético Paranaense – Palpite: Ceará