Atlético-PR recebe seu xará mineiro para apagar a má impressão deixada pela derrota para o Palmeiras
Furacão perdeu para os paulistas pela quarta rodada do Brasileirão, e volta à Arena da baixada para enfrentar o Galo
Neste domingo (13), a Arena da Baixada será palco de um duelo entre Atléticos pela quinta rodada do Brasileirão. O paranense, que é o 11ª colocado, recebe o mineiro, atual ocupante da sexta posição. Ambos vêm de resultados negativos, e precisam dar respostas aos seus torcedores. A bola rola a partir das 16 horas (horário de Brasília).
Furacão não vence há cinco jogos
O Atlético Paranaense enfrentou um desafio duríssimo na noite da última quinta-feira, e deixou o estádio Marcelo Bielsa com uma derrota por 2×1 para o Newell’s Old Boys. Contudo, avançou à segunda fase da Copa Sul-Americana graças ao triunfo por 3×0 na partida de ida, disputada em meados de abril. Apesar do alívio pela classificação, a situação do Rubro-Negro não deixa de ser preocupante. O time não vence uma partida desde a estreia pelo Brasileirão, contra a Chapecoense. Em seus cinco compromissos desde então, empatou com o São Paulo pela Copa do Brasil, também não saiu da igualdade com Grêmio e Bahia, e foi derrotado em casa pelo Palmeiras pelo Brasileirão, além deste último revés na Argentina.
Se ainda não atravessa situação desesperadora, o Furacão também já não vive com a torcida a mesma lua de mel de quando conquistou o título estadual e em seguida goleou o próprio Newell’s Old Boys, por 3×0, e a Chapecoense, por 5×1, na Arena da Baixada. A derrota por 3×1 para o Palmeiras dentro de seus domínios não foi bem digerida, e um novo tropeço poderá deixar o Atlético Paranaense muito próximo da zona de rebaixamento. Sendo assim, é de se esperar que o time de Fernando Diniz parta para cima do Galo em busca da recuperação.
Galo vem de eliminação na Copa Sul-Americana
Na Cidade do Galo, o clima também passa bem longe da euforia. O Atlético Mineiro foi eliminado da Copa Sul-Americana na última terça-feira ao empatar sem gols com o San Lorenzo no Independência. O time do Papa havia vencido a partida de ida por 1×0. É bem verdade que o Alvinegro correu riscos ao escalar os reservas, mas uma eliminação tão precoce em sua única disputa internacional na temporada certamente não estava nos planos. Este foi o terceiro empate consecutivo dos mineiros, que antes haviam ficado no 0x0 com a Chapecoense pela Copa do Brasil, e na rodada passada do Brasileirão não conseguiram ir além de um 2×2 contra o São Paulo no Morumbi.
A escalação do time no meio de semana deixou pistas de que o técnico Thiago Larghi pretende promover uma mudança entre os titulares. Como começou jogando, é bem provável que Otero dê lugar a Cazares, que entrou muito bem contra o São Paulo. O Atlético Mineiro caiu da quarta para a sexta posição na última rodada, e ainda não venceu nenhuma partida fora de casa. Caso consiga reproduzir o bom futebol das partidas contra Vitória e Corinthias, e superar seus xarás no Paraná, poderá terminar a semana novamente entre os quatro primeiros.
Retrospecto de Atlético-PR x Atlético-MG
O histórico de confrontos entre os Atléticos em Campeonatos Brasileiros é extremamente equilibrado. Os mineiros levam uma ligeira vantagem, com 19 triunfos, contra 18 dos paranaenses, e nove empates. Pelo menos nos últimos embates, jogar em casa não foi garantia de sucesso. No Brasileirão de 2017, o Galo venceu por 2×0 na Arena da Baixada, e o Furacão levou a melhor no Independência pela contagem mínima.
Últimos jogos
- 01/10/2017 – Atlético-PR 0 x 2 Atlético-MG
- 14/06/2017 – Atlético-MG 0 x 1 Atlético-PR
- 21/08/2016 – Atlético-MG 1 x 0 Atlético-PR
- 22/05/2016 – Atlético-PR 1 x 1 Atlético-MG
- 02/09/2015 – Atlético-MG 0 x 1 Atlético-PR
Prováveis escalações
Atlético-PR: Santos; Zé Ivaldo, Pavez e Thiago Heleno; Matheus Rossetto, Lucho González, Camacho e Thiago Carleto; Nikão, Pablo e Guilherme. Técnico: Fernando Diniz
Atlético-MG: Victor; Patric, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Gustavo Blanco, Luan, Cazares e Róger Guedes; Ricardo Oliveira. Técnico: Thiago Larghi
Palpite
Se por um lado o Atlético Mineiro levará vantagem no aspecto físico por ter poupado seus titulares no meio de semana, por outro, o Furacão terá o fator casa a seu favor, e diante de um adversário que não tem se saído bem como visitante. O duelo certamente será muito equilibrado, e a exemplo do que aconteceu na última rodada, acredito que o Galo volte com um ponto para Belo Horizonte. Meu palpite é um placar de 1×1.
Jogos da 5ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018
Sábado, 12 de maio
- 16:00 – Grêmio x Internacional – Palpite: Grêmio
Domingo, 13 de maio
- 11:00 – Cruzeiro x Sport – Palpite: Cruzeiro
- 16:00 – Atlético-PR x Atlético-MG – Palpite: Empate
- 16:00 – Chapecoense x Flamengo – Palpite: Empate
- 16:00 – Bahia x São Paulo – Palpite: Bahia
- 16:00 – Vasco x Vitória – Palpite: Vasco
- 16:00 – Corinthians x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
- 19:00 – Santos x Paraná – Palpite: Santos
Segunda-Feira, 14 de maio
- 20:00 – Botafogo x Fluminense – Palpite: Empate
- 20:00 – Ceará x América-MG – Palpite: Empate
Classificação do Campeonato Brasileiro 2018
- 1º Flamengo, 10
- 2ª Palmeiras, 8
- 3º Corinthians, 7
- 4º Vasco, 7
- 5º Grêmio, 7
- 6º Atlético-MG, 7
- 8º Sport, 7
- 9º América-MG, 6
- 10º São Paulo, 6
- 11º Atlético-PR, 5
- 12º Botafogo, 5
- 13º Internacional, 4
- 14º Cruzeiro, 4
- 15º Bahia, 4
- 16º Santos, 3
- 17º Chapecoense, 3
- 18ª Ceará, 2
- 19º Vitória, 1
- 20º Paraná, 1