Bahia tenta quebrar seca de gols e abrir vantagem diante do turbulento Vasco da Gama nas oitavas da Copa do Brasil
Sem marcarem gols há três jogos, Tricolores apostam na força da Arena Fonte Nova diante dos cruz-maltinos, que buscam dias de paz em meio à guerra política no clube
A Copa do Brasil de 2018 vai começar para Bahia e Vasco da Gama. Duas das mais tradicionais agremiações do país iniciam nesta quarta-feira (9 de maio) suas respectivas jornadas na competição que dá ao campeão o direito de disputar a Copa libertadores de 2018. Os Tricolores entram nas oitavas de final do torneio nacional após conquistarem a Copa do Nordeste do ano passado, enquanto que os cruz-maltinos, campeões do mata-mata em 2011, estreiam logo mais por conta de sua participação no torneio continental. Seca de gols e vitórias pelo lado baiano e crise política entre cariocas são os principais ingredientes deste jogo que acontece às 21h45, na Arena Fonte Nova. Confira o prognóstico da partida!
Hora de reagir
Desde que faturou o 47º título do Campeonato Baiano, superando o rival Vitória nos dois jogos da decisão, o Bahia ainda não mostrou a que veio para a sequência da temporada. O clube de Salvador iniciou sua campanha na Copa Sul-Americana com derrota – é bem verdade que com um time misto – para o Blooming, da Bolívia, e tem tido um desempenho irregular neste início de Brasileirão. O Tricolor Baiano é o 15º na tabela com quatro pontos após quatro partidas, acumulando uma vitória, um empate e duas derrotas.
Apesar de o clube não viver uma crise – muito cedo para isso -, os recentes resultados negativos já incomodam o técnico Guto Ferreira, que apesar de ter ganhado a Copa do Nordeste de 2017 com a equipe e o Estadual deste ano, não é unanimidade entre os torcedores.
Vindo de um revés para o Sport por 2×0, na Ilha do Retiro, o Bahia muda a chave para a Copa do Brasil em busca de uma vantagem contra os cariocas. Mas isso só será possível se o elenco liderado por Zé Rafael, Allione e Vinicius voltar a balançar as redes adversárias. A equipe não marca gols há três partidas: contra Botafogo-PB, pela Copa do Nordeste, e Atlético-PR e Sport, pelo Brasileirão.
Se a situação ofensiva já não é das melhores, ela terá a baixa do atacante Júnior Brumado, que está servindo a Seleção Brasileira Sub-20. Já quem é dúvida é o eficiente lateral Nino Paraíba, que ficou afastado dos últimos treinamentos por conta de uma amidalite.
Paz, paz e paz
O Vasco da Gama é daqueles clubes brasileiros que não consegue ficar longe de uma crise. E, mesmo quando ganha, surge algo dentro ou hora das quatro linhas para derrubar a moral da equipe. Depois de ser eliminado da Copa Libertadores ainda faltando uma rodada para o término da chave de grupos, sofrendo uma goleada impiedosa para o Cruzeiro por 4×0 em pleno São Januário, e ainda vendo parte da torcida invadindo um treino no dia seguinte, o time carioca tinha tudo para se afundar em uma depressão.
Mas a quarta rodada do Brasileirão apareceu e, mesmo após sair atrás no placar diante do América-MG, os comandados de Zé Ricardo encontraram forças, viraram o marcador e venceram por 4×1. A segunda vitória no Nacional deu fôlego aos cruz-maltinos, que mesmo com um jogo a menos que a maioria dos clubes da elite – teve a partida contra o Santos adiada pela terceira rodada – , está no G-4, em quarto, com sete pontos.
A surpreendente campanha tinha tudo para ser um fator de motivação para o clube diante das dificuldades enfrentadas na temporada, como os salários atrasados. Mas o Vasco nem teve tempo de curtir o momento de paz que um novo e delicado assunto tomou conta dos bastidores. A demissão do vice de futebol Fred Lopes, a renúncia de 13 vice-presidentes, a obscura transação de Paulinho com o Bayer Leverkusen e o possível empréstimo feito pelo presidente Alexandre Campello junto ao ex-vice de Patrimônio, Luiz Gustavo, pegam “fogo” na Colina. Resta saber se isso terá efeito dentro de campo.
Palpite
O mau momento do Bahia está longe de criar alarde no clube, mas um resultado negativo logo mais, na abertura das oitavas de final, dá início a uma pressão desnecessária. Um triunfo sobre o Vasco é tudo que o time mandante da vez quer para a sequência de duas partidas na Arena Fonte Nova, já que pega o São Paulo pela quinta rodada do Brasileirão. Mas os cariocas, que de bobos não têm nada, podem se aproveitar da irregularidade baiana dentro de campo. Um empate em Salvador deixa o confronto em aberto.
Confira os jogos desta semana da Copa do Brasil
Quarta-feira, 9 de maio de 2018
- 19:30 – Grêmio x Goiás – Palpite: Grêmio
- 19:30 – América-MG x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
- 21:45 – Bahia x Vasco – Palpite: empate
Quinta-feira, 10 de maio de 2018
- 19:30 – Corinthians x Vitória – Palpite: Corinthians
- 19:30 – Flamengo x Ponte Preta – Palpite: Flamengo
- 21:45 – Santos x Luverdense – Palpite: Santos