Botafogo x Palmeiras: no comando do Glorioso, Alberto Valentim reencontra o Verdão na estreia do Brasileirão 2018
No último confronto entre os dois clubes, na reta final da edição do ano passado, Alviverde, que era treinado pelo atual comandante do Bota, venceu por 2 a 0
Nesta segunda-feira (16), Botafogo e Palmeiras estreiam no Campeonato Brasileiro com expectativas distintas. O futuro pode mostrar que as previsões foram equivocadas, mas, o panorama atual dos times mostra a capacidade do campeão de 2016 e vice do ano passado de, mais uma vez, lutar pelo título, enquanto o enxuto e aguerrido elenco do Glorioso brigará na metade da tabela, quando o máximo será a conquista de uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América.
1ª rodada do BR-18: Botafogo x Palmeiras
No pontapé inicial no Brasileirão, o Glorioso terá o privilégio de atuar no estádio Nilton Santos, às 20h (horário de Brasília). Apesar das dificuldades financeiras para a montagem do elenco, o Bota conseguiu superar um início de temporada muito ruim, que ficou marcado pela eliminação na primeira fase da Copa do Brasil para a Aparecidense-GO. Felipe Conceição, efetivado no cargo de treinador em substituição a Jair Ventura, que partiu para o Santos, foi então demitido – depois da eliminação para o Flamengo na semifinal da Taça Guanabara.
Desde que assumiu o comando do time de General Severiano, Alberto Valentim, que se destaca pelo estilo elétrico e contagiante – o oposto da aparente apatia de Conceição –, deu uma injeção de ânimo na equipe, que sagrou-se campeã carioca no início do mês, em final histórica contra o Vasco, e estreou com o pé direito na Copa Sul-Americana, após bater o Audax Italiano por 2 a 1, em Santiago, no jogo de ida da primeira fase.
A primeira vez de Valentim contra o Palmeiras
Na reta final do Brasileirão de 2017, Valentim vestiu as cores do Verdão. Ex-auxiliar de Cuca, ele passou à função de técnico (interinamente) depois que o treinador campeão brasileiro de 2016, com o próprio Palmeiras, foi demitido. O Palmeiras deu um salto de qualidade e chegou a brigar pelo bi, mas a derrota para o Corinthians, no returno, impediu a aproximação do Timão, que se sagrou campeão, enquanto o Alviverde se contentou com o vice.
Logo mais, será a primeira vez que Alberto Valentim irá enfrentar o ex-time, que preferiu a contratação de Roger Machado em vez de sua efetivação. Apesar dos ótimos números no início de 2018, Machado teve um início de abril muito difícil, que inclui a perda do Paulistão, em pleno Allianz Parque, para os corintianos, nos pênaltis, e o amargo empate diante do Boca Juniors, também em casa, pela terceira rodada da Libertadores – os palmeirenses abriram o placar aos 44 minutos do segundo tempo, com Keno, mas tiveram a meta vazada logo em seguida com Tevez.
Prováveis escalações
O Botafogo, que sofre com poucas peças de reposição, precisa se superar, pois não contará com Luiz Fernando e Moisés, ambos lesionados na final do Carioca, além de Renatinho, que sentiu um problema na coxa logo no início da partida contra o Audax, na última quinta-feira (12). Sobre João Paulo, que passou por uma cirurgia no pé após uma grave fratura, o meia só voltará no fim da temporada.
No Verdão, o lema é força máxima para a estreia. As únicas dúvidas de Roger Machado são na lateral-esquerda, entre Victor Luis e Diogo Barbosa, e na frente, com a possibilidade de Keno assumir a titularidade na vaga de Willian Bigode.
Botafogo: Gatito Fernández, Marcinho, Carli, Igor Rabello e Gilson; Marcelo, Rodrigo Lindoso e Matheus Fernandes; Leandro Carvalho, Brenner e Valencia – Técnico: Alberto Valentim
Palmeiras: Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins e Victor Luis (Diogo Barbosa); Felipe Melo e Bruno Henrique; Lucas Lima, Dudu, Willian (Keno) e Borja – Técnico: Roger Machado
Palpite
Vale a fase. Portanto, o Botafogo, que deve contar com uma satisfatória presença de seus torcedores, no estádio Nilton Santos, chega mais animado para o confronto em função dos dois últimos grandes resultados. Cabisbaixo, o Palmeiras tem que se apegar à força de seu time, superior ao do Glorioso no papel, para iniciar o Brasileirão com o pé direito. Porém, na base da garra e da voltagem de Alberto Valentim, nosso palpite é pelos três pontos na conta dos donos da casa.
Resultados da 1ª rodada do Brasileirão 2018
Sábado, 14 de abril
- Cruzeiro 0 x 1 Grêmio
- Vitória 2 x 2 Flamengo
- Santos 2 x 0 Ceará
Domingo, 15 de abril
- América-MG 3 x 0 Sport Recife
- Corinthians 2 x 1 Fluminense
- Internacional 2 x 0 Bahia
- Vasco 2 x 1 Atlético-MG
- Atlético-PR 5 x 1 Chapecoense
Complemento da 1ª rodada do Brasileirão 2018
Segunda-feira, 16 de abril
- 20:00 – Botafogo x Palmeiras – Palpite: Botafogo
- 20:00 – São Paulo x Paraná – Palpite: São Paulo