Brasil de Pelotas x Coritiba; Criciúma x Guarani: será que o Xavante sai do Z-4 e o Bugre atinge o G-4 na 24ª rodada da Série B?
Dependendo das próprias forças, gaúchos têm pela frente rivais paranaenses em crise; alviverdes dependem de vitória no Sul do país para alcançarem o grupo de acesso para a Série A
O Brasileirão da Série B possui praticamente um turno inteiro pela frente, mas alguns times já começam a se preocupar com os seguidos deslizes na competição nacional. Um exemplo claro destas equipes que parecem não irem a lugar algum – ou seja, não brigam para subir para a Série A, mas também não lutam contra a degola – é o Coritiba. Estacionado no meio da tabela e em crise desde a demissão de Eduardo Baptista, o Coxa Branca vai ao Sul do país encarar o desesperado Brasil de Pelotas. O jogo no Bento Freitas pode servir como ponto de partida para a reação alviverde ou então para a arrancada do Xavante, que tenta sair da zona do rebaixamento. A abertura da 24ª rodada da segunda divisão ainda conta com o Guarani, que quer alcançar o G-4 diante do Criciúma, após segurar a Ponte Preta no Derby Campineiro, e o Oeste, que recebe o frágil São Bento, em Barueri.
Brasil de Pelotas x Coritiba
Um dos reis dos empates nesta edição da Série B, com 10 igualdades (perde apenas o Juventude, que possui 12 empates), o Brasil de Pelotas dá sequência nesta segunda-feira (27 de agosto) a missão “saída da zona do rebaixamento”. Atualmente em 17º lugar com 25 pontos, o time gaúcho depende das próprias forças para sair do desespero na 24ª rodada.
Vindo de cinco jogos sem derrotas, sendo quatro empates e uma vitória, o Xavante tem um adversário ideal para ganhar pontos preciosos na luta contra o descenso. É o Coxa Branca, que venceu apenas duas das últimas 14 partidas disputadas na segunda divisão. A oscilação no torneio rendeu recentemente a queda de Eduardo Baptista do comando técnico e a estagnação na tabela. Fato é que o time paranaense aparece apenas na 11ª posição com 30 pontos, sete a menos que o Atlético Goianiense, que abre o G-4.
Cinco pontos acima do rival de logo mais, que inaugura o Z-4, o Coxa precisa entrar ligadíssimo no Bento Freitas. Isso porque uma nova derrota de Tcheco e companhia coloca o clube mais próximo da disputa contra o rebaixamento do que da vaga para a Série A.
A principal novidade no Coritiba, que ainda tenta reforçar o elenco para a reta final do Brasileirão, é o retorno de Alecsandro. O goleador volta a fazer parte do grupo após treinar em separado durante os últimos meses. O atacante pode ser a dose de experiência necessária para a equipe sair da crise.
Palpite
O momento do Brasil de Pelotas não é dos mais animadores, mas a equipe dirigida por Gilmar Dal Pozzo enfrenta um adversário em condição psicológica ainda pior. Por isso, os gaúchos têm boas possibilidades de saírem com os três pontos nesta segunda-feira e colocarem “fogo” na briga contra o Z-4. Após alcançar um empate precioso com o Figueirense, em Florianópolis, onde foi para campo com nove desfalques, entre suspensos e lesionados, o Xavante terá a volta de importantes peças, como Éder, autor de cinco gols no torneio, para reencontrar o caminho da vitória na Série B.
Criciúma x Guarani
Depois de segurar a Ponte Preta no Derby Campineiro, ficando no 0x0 no Moisés Lucarelli, o Guarani (6º com 36 pontos) atua mais uma vez fora de casa na segundona. Um ponto atrás do Atlético Goianiense, o quarto colocado no G-4, Umberto Louzer e companhia buscam um triunfo diante do Criciúma, em Santa Catarina, para atingirem provisoriamente o grupo de acesso.
Invicto há três jogos, o Bugre também vem de três jogos sem derrotas atuando fora do Brinco de Ouro. As vitórias sobre Londrina e Sampaio Corrêa, além do empate contra a Macaca como visitante, são um importante estímulo para o alviverde arrancar pontos do Tigre. Isso porque do lado catarinense há uma equipe sem vencer há quatro partidas. O último revés ocorreu com direito a goleada para o CSA (3×0), em Alagoas.
Fora da zona do rebaixamento graças ao critério de desempate, já que possui os mesmos 25 pontos do Brasil de Pelotas (seis vitórias contra cinco dos gaúchos), o Criciúma (14º colocado) tem boas chances de cair ainda mais na classificação caso saia derrotado.
Palpite
No páreo para subir para a primeira divisão, o Guarani pode dar um passo importante nesta terça-feira. Jogando contra uma equipe que está com a “faca no pescoço” e que, portanto, precisará sair para o jogo e buscar o resultado, o Bugre deve se dar bem. É apostando no instinto matador de Bruno Mendes, Rafael Longuine e companhia que acredito em uma vitória visitante, que renderá uma posição provisória no G-4.
Jogos da 24ª rodada do Brasileirão da Série B
Segunda-feira, 27 de agosto
- 20:00 – Brasil de Pelotas x Coritiba – Palpite: Brasil de Pelotas
Terça-feira, 28 de agosto
- 19:15 – Criciúma x Guarani – Palpite: Guarani
- 20:30 – Oeste x São Bento – Palpite: Oeste
Sexta-feira, 31 de agosto
- 19:15 – Londrina x Atlético Goianiense – Palpite: empate
- 19:15 – Paysandu x Juventude – Palpite: Paysandu
- 21:30 – Ponte Preta x Vila Nova – Palpite: Ponte Preta
- 21:30 – CRB x Sampaio Corrêa – Palpite: CRB
Sábado, 1º de setembro
- 16:30 – Avaí x Figueirense – Palpite: empate
- 19:00 – Goiás x Fortaleza – Palpite: Goiás
- 21:00 – Boa Esporte x CSA – Palpite: CSA
Classificação geral do Brasileirão da Série B
- Fortaleza – 46 pontos – Série A
- CSA – 40 pontos – Série A
- Avaí – 39 pontos – Série A
- Atlético Goianiense – 37 pontos – Série A
- Goiás – 36 pontos
- Guarani – 36 pontos
- Vila Nova – 35 pontos
- Figueirense – 34 pontos
- Ponte Preta – 33 pontos
- Oeste – 33 pontos
- Coritiba – 30 pontos
- Londrina – 27 pontos
- Juventude – 27 pontos
- Criciúma – 25 pontos
- CRB – 25 pontos
- Paysandu – 25 pontos
- Brasil de Pelotas – 25 pontos – Série C
- São Bento – 25 pontos – Série C
- Sampaio Corrêa – 21 pontos – Série C
- Boa Esporte – 18 pontos – Série C