Brasileirão Série A: confira o palpite para Chapecoense x Corinthians pela 18ª rodada
Sem saber o que é perder na Arena Condá pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians conta com seu histórico para vencer a Chapecoense mais uma vez no primeiro dos dois jogos seguidos que fará em Chapecó – as equipes se enfrentarão também na próxima quarta-feira na partida de volta pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Instalado em Chapecó até a próxima quinta-feira o Corinthians tem pela frente dois jogos importantes contra a Chapecoense nesta semana. Primeiro, no domingo, dia 12 a partir das 16 horas (transmissão pelo Premiere), os times se enfrentam pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, precisando muito dos 3 pontos por diferentes motivos. Na quarta-feira, dia 15, se enfrentam novamente na Arena Condá, desta vez pela volta das quartas de final da Copa do Brasil – na ida, o Alvinegro venceu no Itaquerão por 1 a 0, gol de Romero.
Dividindo o CT da Chapecoense em horários diferentes para realizarem seus treinamentos nos próximos dias, Corinthians e Chape devem ir à campo com novidades. O Timão, por conta do desgaste da viagem ao Chile onde jogou pela Copa Libertadores contra o Colo-Colo na última quarta-feira (derrota por 1 a 0). A Chape, por conta da chegada do técnico Guto Ferreira que assume o time no lugar de Gilson Kleina com a missão de tirar o Verdão do Z-4.
Uma nova Chape
Guto Ferreira retorna ao comando da Chapecoense depois de passar por Bahia, Internacional e, novamente, Bahia, tendo como missão “apagar o incêndio” que virou a temporada do Verdão que, na soma global de seus jogos em todas as competições, não sabe o que é vencer há oito partidas.
Para mudar este panorama, Ferreira mexerá no time – por necessidade e por convicção, para tentar levar à Chape a uma recuperação antes mesmo da virada de turno do Brasileirão. Mas que o torcedor não espere grandes mudanças. “Não venham achando que tudo vai estar diferente nesta partida que não vai”, disse o treinador durante entrevista coletiva.
Certas mesmo serão as ausências de Wellington Paulista, Bruno Silva e Elicarlos que, lesionados, estão fora do jogo de amanhã. Victor Andrade, que não joga desde maio, deve ser uma novidade na equipe.
Com um aproveitamento recente de 22% no Brasileirão com quatro empates e duas derrotas, Guto Ferreira luta contra o tempo, contra as limitações de seu elenco e contra um Corinthians que nos últimos quatros jogos na Arena Condá pelo Campeonato Brasileiro tem um aproveitamento de 100%. Um ponto que pode equilibrar a balança a favor dos donos da casa é a necessidade do Timão de usar um time repleto de reservas.
Tem que mexer com inteligência
Com um elenco curto, cansado da viagem para o Chile pela Libertadores e tendo um jogo decisivo com esta mesma Chapecoense na próxima quarta-feira pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, o técnico Osmar Loss precisará rodar seu curto elenco e encontrar soluções para o jogo de amanhã.
Com Pedro Henrique suspenso pelo terceiro cartão amarelo e sem poder contar com os lesionados Douglas, Henrique, Renê Júnior, e Jonathas, Loss promoverá mudanças no time para aumentar suas chances de ter força máxima na quarta-feira – mesmo correndo o risco de sofrer a segunda derrota seguida após a pausa para a Copa do Mundo. O recém-contratado Araos pode ser a novidade no meio-campo, fazendo sua estreia como titular do Timão. Emerson Sheik é outro que pode iniciar o jogo para dar um descanso a Romero ou Pedrinho. Roger também pode voltar ao time.
7º colocado do Brasileirão com 26 pontos e invicto há três rodadas, Loss sabe da importância de um bom resultado amanhã na Arena Condá, mas sabe mais ainda que garantir a passagem às semifinais da Copa do Brasil é ainda mais importante.
Possíveis escalações
Chapecoense
O mais provável é que Guro Ferreira mande a campo o seguinte time:
Jandrei; Eduardo, Rafael Thyere, Douglas e Bruno Pacheco; Orzuza e Márcio Araújo; Osman, Yann Rolim e Victor Andrade; Leandro Pereira.
Corinthians
Osmar Loss precisa poupar seu elenco e o mais provável é que dos titulares, apenas Cássio e Gabriel vão para o jogo. Deste modo, o Timão deverá ir à campo com:
Cássio; Mantuan, Marllon, Léo Santos e Carlos Augusto; Gabriel; Thiaguinho (Araos), Marquinhos Gabriel (Araos), Mateus Vital e Émerson Sheik; Roger.
Palpite para Chapecoense x Corinthians
Mesmo atuando com uma equipe reserva, o Corinthians tem, no papel, um elenco mais qualificado que a Chapecoense que vem em um momento complicado e pressionada pelos resultados ruins no pós-Copa.
Com sangue novo em campo – e reservas loucos para mostrar serviço e cavar um espaço no time titular –, apesar da falta de entrosamento, o Timão tem condições de manter seu bom retrospecto na Arena Condá, garantir os 3 pontos e afundar a Chape mais um pouquinho no Z-4 (diante do cenário maior, entretanto, um empate não será considerado um mau resultado pelas duas equipes).
JOGOS DA 18ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2018
Sábado, 11 de agosto
- 16:00 – Ceará x Atlético-PR – Palpite: Atlético-PR
- 19:00 – Bahia x América-MG – Palpite: Empate
Domingo, 12 de agosto
- 11:00 – Atlético-MG x Santos – Palpite: Atlético-MG
- 11:00 – Paraná x Botafogo – Palpite: Botafogo
- 16:00 – Chapecoense x Corinthians – Palpite: Corinthians
- 16:00 – Flamengo x Cruzeiro – Palpite: Flamengo
- 16:00 – Sport x São Paulo – Palpite: São Paulo
- 19:00 – Palmeiras x Vasco – Palpite: Palmeiras
- 19:00 – Grêmio x Vitória – Palpite: Grêmio
Segunda, 13 de agosto
- 20:00 – Fluminense x Internacional – Palpite: Internacional
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2018 NA 18ª RODADA
- São Paulo, 35 – Libertadores
- Flamengo, 34 – Libertadores
- Internacional, 32 – Libertadores
- Grêmio, 30 – Libertadores
- Atlético-MG, 27 – Pré-Libertadores
- Palmeiras, 27 – Pré-Libertadores
- Corinthians, 26 – Copa Sul-Americana
- Cruzeiro, 25 – Copa Sul-Americana
- Fluminense, 22 – Copa Sul-Americana
- América-MG, 21 – Copa Sul-Americana
- Botafogo, 21 – Copa Sul-Americana
- Sport, 20 – Copa Sul-Americana
- Vasco, 19
- Vitória, 19
- Santos, 18
- Bahia, 18
- Chapecoense, 18 – Série B
- Ceará, 15 – Série B
- Altético-PR, 14 – Série B
- Paraná, 13 – Série B