Cinco lutas protagonizadas por brasileiros que entraram para a história do UFC
Com os 25 anos do UFC comemorados nesta semana, o sentimento de nostalgia está no ar. E depois de listar 25 dos melhores lutadores que já pisaram no octógono mais famoso o mundo, que tal recordar as lutas mais emocionantes da história que tiveram atletas brasileiros como protagonistas? Separamos cinco combates inesquecíveis para os fãs de lutas.
Mauricio Shogun Vs Dan Henderson
No dia 19 de novembro de 2011, em San José, Califórnia (EUA), Mauricio Shogun e Dan Henderson travaram uma batalha histórica de cinco rounds. Depois de começar melhor na luta, acertando golpes poderosos que chegaram a derrubar o brasileiro, Hendo viu o poder de reação de Shogun, que cresceu no confronto mesmo de rosto ensanguentado e quase nocauteou o americano. O duelo teve diversas reviravoltas e chegou ao fim com uma vitória apertada na decisão dos juízes a favor de Dan Henderson. A luta foi tão espetacular que acabou entrando para o Hall da Fama do UFC.
José Aldo Vs Chad Mendes 2
Na primeira vez que o UFC desembarcou no Maracanãzinho, templo histórico do jiu-jitsu, o público foi presenteado com um duelo inacreditável entre José Aldo e Chad Mendes. Se no primeiro confronto o brasileiro nocauteou o rival no primeiro assalto, na revanche, ocorrida no Rio de Janeiro, em outubro de 2014, ambos travaram um duelo histórico praticamente todo desenrolado na trocação. O que mais impressionou ao longo da luta foi a resistência dos lutadores, que suportaram de forma incrível aos golpes fortes aplicados ao longo da disputa. No fim, Aldo manteve o cinturão na decisão dos juízes e manteve o cinturão dos penas diante do público brasileiro.
Wanderlei silva Vs Chuck Liddell
Depois de brilhar no extinto Pride, Wanderlei Silva buscou os holofotes no UFC. E no auge de sua carreira, ele quis mostrar que seria o melhor também no Ultimate. Depois de desafiar Liddell, o grande nome do UFC na época, ainda no Pride, Wand teve sua chance contra o americano no dia 29 de dezembro de 2007, em Las Vegas (EUA). Num clássico confronto de strikers, Chuck foi melhor do que o brasileiro, acertando mais golpes e dominando mais o centro. O Cachorro Louco não venceu a derrota barato, e sempre ofereceu perigo com sua trocação agressiva. A vitória de Liddell veio na decisão dos juízes após uma disputa eletrizante.
Anderson Silva Vs Chael Sonnen
Se tem uma luta que tirou o fôlego do fã brasileiro com força, esta foi Spider Vs Sonnen 1. No dia 7 de agosto de 2010, em Oakland, Califórnia (EUA), o brasileiro conquistou a vitória mais difícil de sua carreira no MMA. Depois de apanhar por quatro rounds e meio diante do jogo de wrestling forte de Chael, Spider tirou um triângulo da cartola e finalizou o americano de forma sensacional. Segundo o brasileiro, foi uma resposta às provocações do americano, que havia falado mal do jiu-jitsu durante a promoção da luta. Depois de finalizar Sonnen no quinto round, Spider revelou ter lutado com a costela quebrada, o que engrandeceu ainda mais seu triunfo. Aquela finalização “aos 45 do segundo tempo” entrou para a história e se tornou inesquecível para o torcedor brasileiro.
Mak Hunt Vs Antonio Pezão
Foi em 7 de dezembro de 2013, em Brisbane, Austrália, que Mark Hunt e Antônio Pezão mostraram ao mundo que lutadores pesos pesados podem, sim, fazer combates de cinco rounds suportando golpes duríssimos. Os dois protagonizarem no UFC Fight Night a melhor luta da história da categoria. Pezão e Hunt trocaram golpes poderosíssimos, e mostraram muita garra ao seguirem no combate mesmo diante de tal castigo. O resultado final foi um empate e o reconhecimento da comunidade da luta como “a melhor lutado da história dos pesos pesados do UFC”.
E aí? Qual a sua luta favorita? Comente!