Cobrada pela crítica, França precisa jogar bem para passar pelo Peru, que está em apuros
Franceses e peruanos prometem fazer um jogo extremamente movimentado e emocionante
Pela segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo da Rússia, na cidade de Ecaterimburgo, às 12h desta quinta-feira (21), a França pode praticamente carimbar a sua vaga nas oitavas de final. Basta vencer. Já o Peru precisa dos três pontos para se manter vivo na disputa. O grande rival na corrida pela segunda vaga da chave é a Dinamarca, que saiu na frente ao vencer na estreia.
França
Em débito. É assim que a França está, não só com o seu torcedor, mas, com todos os fãs de futebol. Apesar da vitória de 2 a 1 sobre a Austrália, na estreia, os franceses não tiveram um grande desempenho. Estamos falando de uma das seleções favoritas para ficar com o tão sonhado título no dia 15 de julho, em Moscou.
O treinador Didier Deschamps sabe que ele e os seus comandados deixaram a desejar no sábado passado. Pode ser que tenhamos mudanças no meio de campo e no ataque dos Le Bleus. Giroud e Matuidi podem entrar na formação titular contra os sul-americanos. Caso isto realmente aconteça, Tolisso e Dembele, que foram muito abaixo tecnicamente contra os Socceroos, vão esquentar o banco de reservas.
Quem também está sendo bastante cobrado e precisa dar uma resposta dentro das quatro linhas é o meio-campista Paul Pogba. Na partida passada, o atleta do Manchester United errou muitos passes. Bom, vamos ver como a França se portará nesta semana.
Peru
Com a corda no pescoço, os peruanos vão entrar em campo desde o primeiro minuto buscando jogar o duelo como se fosse o último da vida. Foram 36 anos de espera até o retorno ao Mundial. Seria frustrante uma despedida assim tão rápida, ainda mais pela festa que os torcedores estão fazendo nas ruas russas.
Quem viu a derrota de 1 a 0 para a Dinamarca, viu os representantes da América do Sul fazendo uma partida bem interessante, partindo para cima do adversário com muita intensidade e velocidade. Só que ninguém contava com o pênalti perdido pelo meio-campo do São Paulo, Christian Cueva, quando o placar ainda estava em 0 a 0.
A grande novidade do Peru é que o atacante Peru, que começou no banco contra os nórdicos, agora deve ser titular. Na entrevista coletiva, o lateral Luís Advíncula afirmou que vencer a França não é impossível.
Retrospecto de França x Peru
Apenas uma partida foi realizada ao longa da história entre franceses e peruanos. Este encontro aconteceu em um amistoso no dia 27 de abril de 1982. Faz tempo, hein! Na ocasião, o Peru conseguiu vencer pelo placar de 1 a 0 dentro do Parque dos Príncipes, casa do Paris Saint-Germain (PSG) na Cidade Luz, com gol de Juan Carlos Oblitas.
Prováveis escalações
Tirando o fato de que Guerrero deve ser titular no segundo jogo da Copa, creio que possivelmente no lugar de Flores, outra alteração deve ser a saída de Renato Tapia. O meio-campo sofreu uma forte pancada na cabeça diante da Dinamarca, tanto que não lembra de nada do ocorrido. Ele é dúvida para o jogo. Caso não entre em campo, Pedro Aquino ficará com a vaga novamente. Na França, as alterações devem ser as que falamos anteriormente, com as entradas de Matuidi e Giroud.
França: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Lucas Hernandez; Matuidi, Kanté e Pogba; Mbappé, Griezmann e Giroud.
Peru: Gallese; Advíncula, Rodriguez, Ramos e Trauco; Tapia (ou Aquino) e Yotun; Carrillo, Cueva e Guerrero; Farfan.
Palpite
Temos uma promessa de jogão, com o Peru dando a vida dentro das quatro linhas e a França procurando apresentar um melhor futebol. O meu palpite é uma vitória bem dura dos Le Bleus com muita emoção. Não dá para ser diferente. Esta Copa vem nos mostrando que não há partida fácil. A cada jogo, as surpresas acontecem. É só ver as dificuldades que os times favoritos ao título tiveram na rodada inicial.
Jogos da 2ª rodada da Copa do Mundo 2018
Terça-feira, 19 de junho
- 15:00 – Rússia 3 x 1 Egito
Quarta-feira, 20 de junho
- 9:00 – Portugal x Marrocos. Palpite: Portugal
- 12:00 – Uruguai x Arábia Saudita. Palpite: Uruguai
- 15:00 – Espanha x Irã. Palpite: Espanha
Quinta-feira, 21 de junho
- 9:00 – Dinamarca x Austrália – Palpite: Empate
- 12:00 – França x Peru. Palpite: França
- 15:00 – Argentina x Croácia – Palpite: Argentina
Sexta-feira, 22 de junho
- 9:00 – Brasil x Costa Rica – Palpite: Brasil
- 12:00 – Nigéria x Islândia – Palpite: Empate
- 15:00 – Suíça x Sérvia – Palpite: Empate
Sábado, 23 de junho
- 9:00 – Bélgica x Tunísia. Palpite: Bélgica
- 12:00 – Coreia do Sul x México. Palpite: México
- 15:00 – Alemanha x Suécia. Palpite: Alemanha
Domingo, 24 de junho
- 9:00 – Inglaterra x Panamá – Palpite: Inglaterra
- 12:00 – Japão x Senegal – Palpite: Senegal
- 15:00 – Polônia x Colômbia – Palpite: Empate