Com metas bem distintas, Flamengo e Ceará vão ao sul do país para encarar Grêmio e Paraná pela 17ª rodada do Brasileirão
Rubro-Negro defende a liderança, enquanto o Vozão luta para deixar a lanterna
A 17ª rodada do Brasileirão promete fortes emoções nas duas pontas da tabela, e dois jogos em especial chamam a atenção no próximo final de semana. Em Porto Alegre, Grêmio e Flamengo reeditarão no sábado (04) o grande duelo do último meio de semana pela Copa do Brasil. A bola rola a partir das 19 horas (horário de Brasília). No domingo, será a vez de Paraná e Ceará fazerem um jogo de seis pontos na Vila Capanema. Quem perder terminará a rodada na lanterna.
Confira os prognósticos para ambas as pelejas.
Grêmio x Flamengo
Há duas rodadas, o Grêmio evitou que o Flamengo perdesse a liderança ao vencer o São Paulo por 2×1 na Arena, e agora estará novamente no centro do duelo particular entre o Rubro-Negro e o Tricolor Paulista.
Desta vez, porém, levará a campo uma equipe inteiramente formada por reservas. O clube prioriza a Libertadores, e na terça-feira terá um duelo decisivo fora de casa contra os argentinos do Independiente pelas oitavas de final.
O Mengão também joga no meio de semana pelo torneio continental, mas como briga pelo título, não deve ser tão radical. A tendência é que o técnico Maurício Barbieri escale um time misto para enfrentar os gaúchos.
O Imortal tem 62,5% de aproveitamento como mandante, com quatro vitórias, três empates e uma derrota. O Flamengo, por sua vez, conquistou 12 dos 21 pontos disputados fora de casa. O time carioca é o segundo melhor visitante do Brasileirão, ficando atrás apenas do São Paulo.
No histórico de confrontos, a vantagem é gremista, com 38 vitórias, contra 31 do Urubu e 36 empates.
Meu palpite é o empate, a exemplo do duelo da última quarta-feira pela Copa do Brasil.
Prováveis escalações
Grêmio: Paulo Victor; Leonardo, Paulo Miranda, Denilson e Juninho Capixaba; Jailson, Thaciano, Douglas, Alisson (Pepê) e Marinho; Hernane. Técnico: Renato Portaluppi
Flamengo: Diego Alves; Pará, Juan, Léo Duarte, Trauco; Arão, Jean Lucas, Paquetá, Vitinho; Lincoln e Marlos Moreno. Técnico: Maurício Barbieri
Paraná x Ceará
Paraná e Ceará revezam-se na lanterna desde o início do campeonato, e mesmo que consigam emendar uma boa sequência, precisarão de pelo menos duas rodadas para deixar a zona da degola. Com o fim do primeiro turno se aproximando, o retorno à Série B parece iminente, a não ser que os times comecem a reagir agora.
O Vozão deu o primeiro passo ao vencer duas vezes em três jogos após o retorno da pausa para a Copa do Mundo. O time subiu de produção sob o comando do técnico Lisca, e quebrou uma incômoda marca de quase três meses sem um único triunfo.
O Tricolor da Vila, por seu turno, esboçou alguma melhora quando venceu o América-MG, mas na última rodada voltou a ser presa fácil no duelo contra o Palmeiras, e amargou sua nona derrota no Brasileirão.
Para a partida de domingo, o Ceará não poderá contar com o lateral-direito Samuel Xavier, suspenso, e o zagueiro Luiz Otávio, que deixou o campo contundido na partida contra o Fluminense. Fabinho e Eduardo Brock devem ser os substitutos.
No Paraná, a expectativa é pela estreia do meia Maicossuel. Micale já confirmou que colocará o Mago em campo, mas apenas no segundo tempo. No gol, Richard deve recuperar a titularidade após três meses e meio tratando uma lesão na coxa.
O Ceará ainda não venceu como visitante, seu aproveitamento atuando longe de Fortaleza é de apenas 9,5%. O retrospecto paranista na Vila Capanema também não é muito animador. Em oito partidas, a equipe obteve três vitórias, dois empates, e sofreu três reveses.
Mesmo atuando fora de casa, acredito na vitória do Vozão, que atravessa um momento mais favorável, como ficou claro no último jogo, em que levou a melhor sobre o Fluminense.
Prováveis escalações
Paraná: Richard (Thiago Rodrigues); Júnior; René Santos, Rayan e Mansur (Igor); Leandro Vilela, Caio Henrique e Alex Santana (Nadson); Silvinho, Rodolfo e Rafael Grampola (Iacovelli). Técnico: Rogério Micale
Ceará: Everson; Fabinho, Eduardo Brock, Tiago Alves e João Lucas; Edinho, Richardson e Jown Cardona; Juninho Quixadá, Leandro Carvalho e Arthur. Técnico: Lisca
Jogos da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018
Sábado, 04 de agosto
- 16:00 – Botafogo x Santos – Palpite: empate
- 19:00 – Grêmio x Flamengo – Palpite: empate
- 21:00 – Corinthians x Atlético-PR – Palpite: Corinthians
Domingo, 05 de agosto
- 16:00 – Paraná x Ceará – Palpite: Ceará
- 16:00 – América-MG x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
- 16:00 – Vitória x Cruzeiro – Palpite: empate
- 16:00 – São Paulo x Vasco – Palpite: São Paulo
- 19:00 – Fluminense x Bahia – Palpite: Fluminense
- 19:00 – Sport x Chapecoense – Palpite: empate
Segunda-feira, 06 de agosto
- 20:00 – Atlético-MG x Internacional – Palpite: Atlético-MG
Classificação
- Flamengo, 34 – Libertadores
- São Paulo, 32 – Libertadores
- Internacional, 29 – Libertadores
- Atlético-MG, 27 – Libertadores
- Grêmio, 27 – Pré-Libertadores
- Palmeiras, 26 – Pré-Libertadores
- Corinthians, 25 – Copa Sul-Americana
- Cruzeiro, 24 – Copa Sul-Americana
- Fluminense, 21 – Copa Sul-Americana
- América-MG, 20 – Copa Sul-Americana
- Botafogo, 20 – Copa Sul-Americana
- Vasco, 19 (dois jogos a menos) – Copa Sul-Americana
- Sport, 19
- Vitória, 18
- Bahia, 17 (um jogo a menos)
- Chapecoense, 17
- Santos, 16 (um jogo a menos) – Zona de rebaixamento
- Atlético-PR, 13 (um jogo a menos) – Zona de rebaixamento
- Paraná, 13 – Zona de rebaixamento
- Ceará, 11 (um jogo a menos) – Zona de rebaixamento