Com novidades, Liga dos Campeões entra nessa semana em sua primeira fase pré-eliminatória
Trinta e duas equipes das ligas menos badaladas do continente europeu lutam pelo direito de enfrentar os gigantes na fase de grupos
Enquanto a Copa do Mundo chega às suas fases decisivas, acontecem na Europa nesta terça e quarta-feira as partidas de ida da primeira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, com representantes de campeonatos periféricos do Velho Continente. Um total de 32 times participam desta fase, os vencedores seguem para a segunda pré-eliminatória, enquanto os derrotados disputam a Liga Europa.
Esta foi uma das mudanças implementadas pela UEFA para a atual edição do principal torneio de clubes do futebol mundial. As associações também foram realocadas de acordo com o coeficiente de cada país.
Confira as novidades para a temporada 2018/19
Na edição 2018/2019, a eliminação na Liga dos Campeões deixará de ser o fim da linha, pois os times derrotados terão uma nova chance na Liga Europa.
Os horários das partidas da fase de grupos passam a ser 14h55 e 17h (de Brasília).
A partir de agora, as fases preliminares levam seis equipes para a fase de grupos. Elas se juntam à outras 26, que terão classificação automática de acordo com os seguintes critérios:
– Atual campeão da Champions: 1
– Atual campeão da Liga Europa: 1
-Os quatro primeiros das quatro principais ligas europeias (Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália): 16
-Os dois primeiros colocados dos campeonatos nacionais das associações ranqueadas em 5º e 6º na Uefa (França e Rússia): 4
-Os campeões nacionais das associações ranqueadas entre 7º e 10º na Uefa (Portugal, Ucrânia, Bélgica e Turquia): 4
Dois campeões europeus disputam as pré-eliminatórias
Na luta por um lugar entre 32 times que disputarão o título a partir de setembro, estarão o Celtic, da Escócia, e o Estrela Vermelha, da Sérvia, dois clubes que no passado já sentiram o gostinho de reinar no Velho Continente.
Campeão da Liga dos Campeões na temporada 1966/67, o Celtic inicia nesta terça-feira (10), às 13 horas (horário de Brasília), sua caminhada enfrentando o Alashkert FC. Mesmo longe dos seus dias de glória, os escoceses são amplamente favoritos no duelo contra os atuais campeões armênios.
Os Sellics chegaram à fase de grupos nas duas últimas temporadas, e mantiveram o técnico Brendan Rodgers. Em campo, a novidade será o atacante Odsonne Édouard, contratado junto ao PSG.
O Estrela Vermelha conquistou não apenas Champions League como também o mundial de clubes no ano de 1991, mas desde então só conseguiu levantar as taças de Campeonatos e Copas da Sérvia. Na quarta-feira, às 13 horas, a equipe vai até a Letônia para enfrentar o Spartaks Jūrmala pensando em fazer bonito novamente em uma competição internacional.
As perspectivas são as melhores possíveis para os Imbatíveis, que nas últimas 15 partidas como visitantes acumularam 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, e há 10 jogos não passam em branco no ataque.
Malmö e FC Astana estão entre os grandes favoritos
Apesar de jogar fora de casa, o Malmö FF é amplamente favorito para vencer o Drita, nesta terça-feira, às 15:45. Os anfitriões conquistaram o título do campeonato do Kosovo pela segunda vez na temporada passada, mas não possuem qualquer experiência internacional. Para chegar à esta fase, a equipe superou Santa Coloma, La Fiorita e Lincoln Red Imps na rodada preliminar. O Malmö não disputou competições internacionais no último ano, mas está de volta depois de conquistar o título sueco.
O calendário do futebol do Cazaquistão costuma ser benéfico para o FC Astana nesta fase da competição. A equipe está no meio da temporada, enquanto os adversários acabam de retornar das férias. Os cazaques ficaram na terceira fase pré-eliminatória nas últimas duas temporadas, e depois de quatro conquistas em sequência do campeonato nacional, querem dar um passo adiante. O Sutjeska Nikšić, de Montenegro, fará a sua sexta tentativa de ir além da primeira fase, a terceira consecutiva. A bola rola a partir das 11 da manhã de quarta-feira.
Jogos de ida da Primeira pré-eliminatória da Liga dos Campeões 2018/19
Terça-feira, 10 de julho
- 12:30 – Torpedo Kutaisi (Geórgia) x Sheriff Tiraspol (Moldávia)
- 12:30 – Flora Tallinn (Estônia) x Hapoel Be’er Sheva (Israel)
- 13:00 – F91 Dudelange (Luxemburgo) x Videoton (Hungria)
- 13:00 – Alashkert FC (Armênia) x Celtic (Escócia)
- 15:00 – Víkingur Gøta (Ilhas Faroe) x HJK (Finlândia)
- 15:15 – Shkëndija (Macedônia) x The New Saints (País de Gales)
- 15:45 – Cork City (Irlanda) x Legia Varsóvia (Polônia)
- 15:45 – Drita (Kosovo) x Malmö (Suécia)
Quarta-feira, 11 de julho
- 11:00 – FC Astana (Cazaquistão) x Sutjeska Nikšić (Montenegro)
- 13:00 – Sūduva Marijampolė (Lituânia) x APOEL (Chipre)
- 13:00 – Spartak Trnava (Eslováquia) x Zrinjski Mostar (Bósnia e Herzegovina)
- 13:00 – Spartaks Jūrmala (Letônia) x Estrela Vermelha (Sérvia)
- 14:00 – Ludogorets Razgrad (Bulgária) x Crusaders (Irlanda do Norte)
- 14:00 – FK Kukësi (Albânia) x Valletta (Malta)
- 15:00 – Olimpija Ljubljana (Eslovênia) x Qarabağ (Azerbaijão)
- 17:00 – Valur (Islândia) x Rosenborg (Noruega)