Confira os palpites para Santos x Sport e Corinthians x Grêmio pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Em uma luta direta contra Z-4, Santos e Sport se enfrentam neste sábado na Vila Belmiro. Às 19 horas, em Itaquera, Corinthians e Grêmio fecham sua participação no primeiro turno do Campeonato Brasileiro tentando subir na classificação.
A abertura da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro começa hoje à partir das 16 horas na Vila Belmiro. Na parte de baixo da tabela, o Santos, que não sabe o que é vencer no torneio desde o final da Copa do Mundo e trocou Jair Ventura por Cuca, faz um “confronto direto” contra o Sport, que não vence há oito jogos e trocou Claudinei Oliveira por Eduardo Baptista. A vitória significa, para qualquer um dos dois times, alguma paz no encerramento do primeiro turno.
Em São Paulo, o Corinthians que se garantiu nas semifinais da Copa do Brasil ao vencer a Chapecoense na última quarta-feira, recebe, à partir das 19 horas, o Grêmio que, eliminado pelo Flamengo na mesma competição, precisa dos 3 pontos para manter-se próximo do líder São Paulo e vivo na briga pelo título. O Timão, por sua vez, precisa do triunfo para recuperar-se do tropeço no último final de semana (derrota de virada para a mesma Chapecoense por 2 a 1).
Santos x Sport
É hora de o Peixe voltar a vencer
A pausa para a Copa do Mundo não fez bem a Santos e Sport. A equipe do litoral paulista conquistou sua primeira vitória pós-Copa na última quarta-feira – 2 a 1 contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil. O triunfo levou a decisão do semifinalista para os pênaltis, onde o Cruzeiro venceu por 3 a 0. Sem vitórias no Campeonato Brasileiro desde a retomada da competição, o Peixe entrou no Z-4 e luta – como o São Paulo em 2017 – para sair desta situação delicada.
Para dar uma dose maior de emoção, na sexta-feira a forte chuva que atingiu a cidade de Santos impediu o time de fazer trabalhos em campo. Com isso, Cuca não pôde experimentar as mudanças que imagina fazer na equipe por conta do desgaste da maratona de jogos e de olho na partida contra o Independiente, na próxima terça-feira, pela Libertadores na Argentina.
O técnico trabalhará junto ao departamento de fisiologia do clube e anunciará a escalação – inclusive para os jogadores – algumas horas antes do jogo.
Possível escalação
Com os desfalques certos de Yuri (dores no pé esquerdo), Luiz Felipe (lesão muscular grau 2 na coxa esquerda), Copete (lombalgia) e Gabriel Calabres (opção técnica) e levando em conta a possibilidade de poupar Victor Ferraz, Rodrygo e Bruno Henrique que atuaram em praticamente todos os jogos do Peixe desde o final da Copa do Mundo, o mais provável é que Cuca mande a campo a seguinte equipe:
Vanderlei; Daniel Guedes (Victor Ferraz), Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Dodô; Alison (Renato), Carlos Sánchez e Diego Pituca (Jean Mota); Eduardo Sasha (Rodrygo), Gabigol e Arthur Gomes (Derlis González).
Sport precisa parar a “queda-livre”
Sem vencer há oito jogos pela Série A – foram seis derrotas e dois empates – o Sport entrou em queda-livre na competição e estacionado nos 20 pontos está há apenas dois de distância do Santos que abre o Z-4 ocupando a 17ª posição com 18 pontos.
Para tentar uma reação, a diretoria do clube pernambucano trouxe Eduardo Baptista para o lugar de Claudinei Oliveira – que se demitiu. Apresentado na última quinta-feira, Baptista, que estava no Coritiba (Série B) e vem de uma sequência de trabalhos decepcionantes desde o início de 2017 quando dirigiu o Palmeiras, já definiu o time que irá a campo (com mudanças) e declarou que sua prioridade neste momento é “arrumar a defesa”.
Saem do onze inicial o volante Michel Bastos e os atacantes Rafael Marques e Carlos Henrique e entram o meia Marlone e os atacantes Rogério e Hernane Brocador.
Possível escalação
Diante do que foi indicado por Baptista, o mais provável é que o Sport vá a campo com a seguinte escalação:
Magrão; Claudio Winck, Ronaldo Alves, Ernando e Sander; Ferreira e Deivid; Gabriel, Marlone e Rogério; Hernane Brocador.
Palpite para Santos x Sport
Os dois times chegam para o jogo em uma fase ruim. O Santos, pelo menos, conseguiu sua primeira vitória com Cuca – mesmo que a classificação para a semifinal da Copa do Brasil não tenha vindo. Isso dá alguma moral para o time que não treinou e poderá contar na tarde de hoje com uma formação que nunca atuou junto.
O Sport por sua vez estreia um técnico que chega promovendo mudanças e que não vem de uma maré de bons trabalhos – ao contrário: Eduardo Baptista virou uma espécie de “cigano” do futebol pulando de clube em clube desde que deixou o Palmeiras na temporada passada.
Com tudo isso na balança é justo acreditar que o Santos tem mais condições de deixar o gramado da Vila Belmiro com sua primeira vitória na Série A desde o final da Copa da Rússia. Não será um placar elástico e tampouco um “jogão”, mas o Peixe leva esta e afunda o Sport mais um pouquinho na crise que já dura oito jogos.
Corinthians x Grêmio
Timão pode subir na tabela
Garantido na semifinal da Copa do Brasil, o Corinthians encara agora uma sequência de três jogos pelo Brasileirão que podem lançá-lo de volta na luta pelo G-4. Com 26 pontos e ocupando a 7ª colocação, o Timão terá pela frente Grêmio (casa), Fluminense (fora) e Paraná (casa). Uma sequência de bons resultados, além de melhorar a situação do Alvinegro na tabela dará a Osmar Loss tranquilidade para trabalhar a equipe para o confronto decisivo da Libertadores contra o Colo-Colo pela Libertadores – na ida, vitória chilena por 1 a 0.
Para o jogo de hoje, Cássio é desfalque certo (terceiro cartão amarelo). Além dele, a comissão técnica estuda a possibilidade de poupar alguns titulares. Fagner, Douglas (que sofreu uma pancada no jogo contra a Chapecoense), Jadson e Clayson são fortes candidatos a ganharem um descanso hoje à noite. A boa notícia é o retorno de Pedrinho – recuperado de uma entorse no tornozelo que o deixou fora do jogo em Chapecó.
Possível escalação
Diante deste cenário, o mais provável é que Osmar Loss mande a campo o seguinte time:
Walter, Mantuan (Fagner), Henrique, Pedro Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Ángelo Araos; Pedrinho, Mateus Vital (Jadson) e Romero; Emerson Sheik (Jonathas).
Grêmio volta a se concentrar no Brasileiro
Eliminado da Copa do Brasil nesta semana, o Grêmio deverá dar uma pausa na estratégia de poupar titulares no Brasileirão de olho em uma arrancada nos próximos três jogos antes do duelo contra o Estudiantes pela Libertadores (na ida, derrota do Tricolor por 2 a 1). Pela ordem, o Imortal enfrentará o Corinthians hoje, Cruzeiro (casa) e Atlético-PR (fora). É uma oportunidade para o atual campeão da Libertadores entrar de cabeça na briga pelo título brasileiro.
Descartada a ideia de poupar os titulares, o Grêmio deverá ir à campo hoje com força máxima. A única grande dúvida fica por conta do comando de ataque. André não engrenou no Tricolor. Apesar de contar com a confiança do treinador Renato Gaúcho, é possível que o centroavante dê lugar a Jael – que apresenta um rendimento ligeiramente melhor.
Possível escalação
Dito isso, o mais provável é que Renato Gaúcho mande a campo o seguinte time:
Marcelo Grohe; Léo Moura (Leonardo), Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Jailson e Maicon; Ramiro, Luan e Everton; André (Jael).
Palpite para Corinthians x Grêmio
Embora o Corinthians siga um time forte quando joga em seus domínios, a necessidade de poupar jogadores poderá fazer a diferença no duelo de hoje. No papel, o Grêmio é um time ligeiramente melhor que o Corinthians. Os reservas do Timão não são de “encher os olhos” e a provável opção de Loss de começar o jogo com Sheik pode prejudicar o desempenho do time.
O Grêmio, por sua vez, tem se complicado em jogos tranquilos e perdido pontos importantes dentro do Brasileirão – na maior parte das vezes, com o time reserva.
O empate é um resultado provável, mas não será surpresa se o Grêmio sair de Itaquera com os 3 pontos no bolso.
JOGOS E PALPITES PARA A 19ª RODADA DO BRASILEIRÃO DA SÉRIE A
Sábado, 18 de agosto
- 16:00 – Santos x Sport – Palpite: Santos
- 19:00 – Corinthians x Grêmio – Palpite: empate
Domingo, 19 de agosto
- 11:00 – Atlético Paranaense x Flamengo – Palpite: empate
- 11:00 – Internacional x Paraná – Palpite: Internacional
- 16:00 – Cruzeiro x Bahia – Palpite: Cruzeiro
- 16:00 – Vitória x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
- 16:00 – Botafogo x Atlético Mineiro – Palpite: Botafogo
- 19:00 – América-MG x Fluminense – Palpite: América-MG
- 19:00 – São Paulo x Chapecoense – Palpite: São Paulo
Segunda-feira, 20 de agosto
- 20:00 – Vasco x Ceará – Palpite: Vasco