CONMEBOL confirma datas da Copa América no Brasil
Competição terá até dezesseis seleções
Pouco lembrada pelos brasileiros depois de tantos eventos esportivos no nosso país nos últimos anos, a Copa América de 2019 começou a ganhar forma na última semana. Um Comitê Organizador Local (COL) foi reconhecido pela CONMEBOL e cabe a este órgão definir os estádios, os participantes, tratar dos detalhes estruturais e técnicos do certame e informar tudo à entidade sul-americana. Confira abaixo as últimas notícias.
CONMEBOL oficializa COL
Na última sexta-feira, 23 de fevereiro, a CONMEBOL reconheceu o COL. Dois campeões mundiais de 1994 integram o órgão: Branco e Cafu. Os demais cartolas são Rogério Caboclo, diretor-executivo da CBF, Fernando Sarney, vice-presidente da CBF e Antonio Carlos Nunes, presidente interino da CBF.
Cidades querem receber a competição
A gestão anterior da CBF, com apoio do Governo Federal, havia prometido que quatro capitais preteridas da Copa do Mundo receberiam partidas da Copa América. Estas seriam Belém, Campo Grande, Goiânia e Florianópolis e se juntariam a outras praças a serem definidas.
Como o passar dos anos e com a crise financeira instalada no país, se cogita nos bastidores utilizar apenas as arenas construídas para o Mundial de 2014. Em outras palavras, estamos falando de Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Quais os participantes?
As dez associações afiliadas à CONMEBOL têm vaga garantida. São elas Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Os demais concorrentes serão convidados pelo Comitê Organizador Local. Tradicionalmente se convidava as duas maiores forças da CONCACAF, México e Estados Unidos. A Tricolor sempre respondeu positivamente ao pedido. Quando o Tio Sam declinava, era substituído. Assim, Costa Rica, Honduras e até o Japão, por razões de patrocínio, chegaram à principal competição do nosso continente.
Em 2016, por causa da Copa América Centenário, que foi disputada por seis selecionados da CONCACAF, Haiti, Jamaica e Panamá entraram pela primeira vez na brincadeira.
De todas as formas, a CONCACAF e a FIFA precisam aprovar suas participações, já que ano que vem também teremos a Copa de Ouro, que reúne os quadros da América do Norte, Central e do Caribe. Vale lembrar que os Estados Unidos têm interesse em receber a Copa América de 2020.
Para 2019, a princípio os brasileiros desejavam ver esquadras europeias no torneio, junto com Estados Unidos e México. A criação da Liga das Nações pela UEFA inviabilizou este sonho.
Nos bastidores cogita-se a possibilidade de chamar representantes asiáticos, como Coreia do Sul, Japão e Qatar, sede da Copa do Mundo de 2022.
Datas
A Copa América será realizada entre 14 de junho e 07 de julho de 2019.
Conheça o regulamento
Caso tenhamos 16 times na contenda, na primeira fase teremos quatro grupos de quatro. Os dois melhores de cada passam às quartas de final. A partir daí temos mata-mata até conhecermos o campeão.
Palpite
Cá entre nós, não faz muito sentido ter equipes do outro lado do mundo competindo numa Copa América, né? Acredito que a CONCACAF libera Estados Unidos e México e o COL terá que aceitar a presença de outras nações latinas no certame, como Costa Rica, Honduras, El Salvador e Panamá.
Prevejo também que a final será no Maracanã. Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Salvador e São Paulo receberão algumas partidas. Completando a lista de oito sedes, eu iria com Belém e Goiânia, que têm bons estádios, como o Mangueirão e o Serra Dourada, e ficaram de fora da Copa de 2014.
Assim que mais detalhes forem definidos, o OddsShark publicará a lista de favoritos.
Ranking de títulos
- Uruguai, 15
- Argentina, 14
- Brasil, 8
- Chile, 2
- Paraguai, 2
- Peru, 2
- Bolívia, 1
- Colômbia, 1