CRB x CSA; Vila Nova x Guarani: clássico de opostos em Alagoas e briga direta por vaga no G-4 fervem 29ª rodada da Série B
Com presença 100% de torcedores colorados, Galo tem jogo decisivo para se manter vivo na luta contra o rebaixamento; separados por um ponto na tabela, Tigre e Bugre se “matam” no Serra Dourada
Em uma semana em que o líder Fortaleza fez sua parte e abriu sete pontos na liderança, o Brasileirão da Série B dá continuidade com a perseguição ao Tricolor do Pici. Empatado com o CSA na vice-liderança, o Goiás tem um jogo nervoso com o ameaçado Paysandu, em Belém. Já o Azulão faz o clássico de Alagoas na 29ª rodada com o CRB, outro clube que tenta encontrar forças para sair da zona do rebaixamento. No Serra Dourada, Vila Nova e Guarani têm um confronto direto por uma posição no G-4. Separados por um ponto na tabela, os times tentam se manter no páreo por uma das vagas ao grupo de acesso à elite tupiniquim.
CRB x CSA
Considerado uma das rivalidades mais tradicionais do futebol do Nordeste, CRB e CSA se enfrentam neste sábado (29 de setembro), às 16h30, em momentos opostos na temporada. Com 100% da torcida a seu favor no estádio Rei Pelé, em razão de uma determinação do STJD, o Galo tenta fazer do Clássico das Multidões o ponto de partida para sua reação na reta final do Brasileirão.
Ocupando a zona do rebaixamento com a 18ª posição (30 pontos), os Colorados precisam começar a somar pontos urgentemente se quiserem salvar as respectivas peles. Isso porque o clube está dois pontos atrás do Juventude, primeiro time fora do grupo que cairia para a Série C. Como os gaúchos já jogaram na rodada – empate em 0x0 com o Londrina – , o time dirigido por Roberto Fernandes tem a oportunidade de ultrapassá-los e dormirem fora do Z-4. Isso, é claro, se fizerem sua parte e verem o Paysandu, 17º com 31 pontos, tropeçar no Pará diante do Goiás.
Por outro lado, o CSA tenta esquecer as recentes derrotas no Brasileirão – para Guarani e Vila Nova – que fizeram a equipe perder a vice-liderança para o Goiás. Invicto há dois jogos contra o rival, com direito a título alagoano no primeiro semestre, o Azulão aposta no inferno astral Colorado para voltar a vencer. Porém, a equipe vem de apenas um resultado positivo nos últimos cinco jogos atuando como visitante. Tal estatística pode ser fundamental para termos um empate logo mais.
Paysandu x Goiás
Outro embate entre dois clubes que brigam por objetivos extremamente distintos na Série B é Paysandu x Goiás. Pelos lados do Papão, o Z-4 é uma realidade já que a equipe ocupa a 17ª posição com 31 pontos. Já nos Esmeraldinos, o retorno à elite começa a ficar mais próximo com a segunda posição com 46 pontos.
Mesmo ocupando a zona da degola, o Paysandu já conta com três jogos sem derrotas – uma vitória e dois empates. Um triunfo diante de sua torcida tira a equipe comandada por João Brigatti automaticamente da incômoda posição. E isso pode realmente acontecer devido aos vários desfalques do rival, já que David Duarte, Michael, Tiago Luís e Renato Cajá, por exemplo, estão fora de combate. Apesar de dez pontos conquistados nos últimos quatro jogos, o Goiás deve sentir a falta de jogadores e cair longe de casa.
Vila Nova x Guarani
Tentando não perder o G-4 de vista, Vila Nova e Guarani se enfrentam no Serra Dourada para saber quem seguirá perseguindo Fortaleza, Goiás, CSA e Avaí. Sétimo colocado com 43 pontos, o Tigre quer se recuperar do revés para o líder na rodada passada, que culminou no fim da invencibilidade de sete jogos no torneio. Para isso, o clube dirigido por Hemerson Maria tem o setor defensivo, então dono da melhor marca da Série B com apenas 20 gols sofridos, como trunfo para segurar o ímpeto paulista. Já no Bugre, hoje o quinto colocado com 44 pontos, a meta é seguir a arrancada das últimas semanas. São três jogos sem derrotas, incluindo duas vitórias consecutivas no Brinco de Ouro, diante de CSA e Juventude. Mas será que a equipe campineira continuará em alta? Se depender da força do adversário, que só perdeu um jogo como mandante, isso não deve acontecer. É por isso que acredito em uma igualdade.
Jogos da 29ª rodada do Brasileirão da Série B
Terça-feira, 25 de setembro
- 19:15 – Fortaleza 2×1 São Bento – Palpite: Fortaleza
- 21:30 – Ponte Preta 0x1 Brasil de Pelotas – Palpite: Ponte Preta
Quinta-feira, 27 de setembro
- 19:00 – Juventude 0x0 Londrina – Palpite: empate
Sexta-feira, 28 de setembro
- 19:15 – Paysandu x Goiás – Palpite: Paysandu
- 20:30 – Vila Nova x Guarani – Palpite: empate
Sábado, 29 de setembro
- 16:30 – Oeste x Sampaio Corrêa – Palpite: Oeste
- 16:30 – Figueirense x Atlético Goianiense – Palpite: Atlético-GO
- 16:30 – CRB x CSA – Palpite: empate
- 19:00 – Coritiba x Avaí – Palpite: Coritiba
- 21:00 – Boa Esporte x Criciúma – Palpite: Boa Esporte
Classificação geral do Brasileirão da Série B
- Fortaleza, 53 – Série A
- Goiás, 46 – Série A
- CSA, 46 – Série A
- Avaí, 45 – Série A
- Guarani, 44
- Atlético Goianiense, 43
- Vila Nova, 43
- Londrina, 40
- Figueirense, 39
- Oeste, 38
- Ponte Preta, 37
- Coritiba, 37
- Criciúma, 36
- São Bento, 36
- Brasil de Pelotas, 34
- Juventude, 32
- Paysandu, 31 – Série C
- CRB, 30 – Série C
- Boa Esporte, 26 – Série C
- Sampaio Corrêa, 25 – Série C