Criciúma x Fortaleza; Figueirense x CSA; Paysandu x Avaí: saiba por que a 26ª rodada da Série B pode embolar novamente o G-4
Com os cinco primeiros atuando fora de seus domínios, segundo pelotão liderado pelo Figueira pode se aproximar da briga pelo acesso à Série A
O Campeonato Brasileiro da Série B de 2018 ganha a cada dia mais emoção com a briga pelo acesso à Série A e a luta contra de degola. A 26ª rodada que começa nesta sexta-feira (7 de setembro), no feriado de Independência do Brasil, tem como ponto alto o pé na estrada dos times do G-4. O líder Fortaleza vai a Criciúma enfrentar o Tigre, enquanto o vice-líder CSA faz um confronto direto com o Figueirense, o sexto colocado, no Orlando Scarpelli. Já Goiás, terceiro na tabela, e Avaí, o quarto, viajam para encarar os desesperados Boa Esporte (20º) e Paysandu (18º).
Criciúma x Fortaleza
Depois de ficar na bronca com a arbitragem – e com razão – devido ao gol mal anulado de Dodô no empate contra o Figueirense, que terminou em 2×2 na Arena Castelão, o Fortaleza tentará logo mais recuperar os pontos perdidos em duelo em Santa Catarina. Sem vencer há dois jogos, o líder da Série B com 47 pontos enfrenta um Criciúma que vem de vitória importantíssima sobre o Juventude, em Caxias de Sul.
O jogo no Heriberto Hülse é chave para o Tigre, que hoje é o 14º na tabela com 29 pontos, se distanciar do Z-4, e que tem o próprio rival alviverde abrindo a zona da confusão com 28 pontos. A confiança em um resultado positivo da equipe catarinense é total devido aos 10 jogos de invencibilidade em seu caldeirão, com quatro vitórias e seis empates. Por outro lado, o Tricolor sabe que precisa pontuar para não deixar CSA (2º), Goiás (3º) e Avaí (4º) encostarem. E isso pode acontecer, já que Criciúma tropeçou em casa contra times que brigam por vaga na Série A (Guarani, Coritiba e Atlético Goianiense). É por isso que acredito em um novo empate.
Vila Nova x Coritiba
Um dos dois confrontos diretos que teremos pelo G-4 na 26ª rodada, Vila Nova e Coritiba disputam a ascensão na tabela. Há cinco jogos sem saber o que é ser derrotado, o Tigrão convive com uma sequência de empates que tem minado a sua proximidade em relação ao grupo dos quatro primeiros. São quatro igualdades em cinco partidas. É por isso que o sinal de alerta está ligado em Hemerson Maia e companhia, atualmente em oitavo com 37 pontos. Já o rival de sábado, que tem o clima mais tranquilo após duas vitórias consecutivas sobre os desesperados Boa Esporte e Brasil de Pelotas, a situação a mesma. A distância de seis pontos para o Avaí, que abre o G-4, não deixa o time dirigido por Tcheco perder o foco. Com dois times propensos a empates, uma vez que o Colorado é o rei do quesito em jogos em Goiânia, com sete no total, e o alviverde do Paraná conta com cinco atuando fora de casa, uma nova igualdade deve segurar as duas equipes na tabela.
Figueirense x CSA
Embalado por uma goleada de respeito sobre o Londrina por 4×1 no Rei Pelé, o vice-líder da Série B com 43 pontos, CSA, tentará acabar com a instabilidade fora de seus domínios. Isso porque a trupe de Marcelo Cabo não vence longe de Alagoas desde 5 de julho, quando bateu o Brasil de Pelotas por 2×0 no Bento Freitas. Para isso, o Azulão conta com a irregularidade do Figueirense, sexto na tabela com 38 pontos, jogando em casa. Isso porque o alvinegro de Florianópolis possui apenas quatro triunfos em 12 jogos realizados no Orlando Scarpelli. Apesar do baixo aproveitamento em seu caldeirão, o time liderado pelo experiente Jorge Henrique se apega aos últimos resultados. São três jogos de invencibilidade no torneio, incluindo vitória no clássico com o Avaí na Ressacada e empate em 2×2 contra o líder Fortaleza, no Castelão. Com a confiança em alta e vendo um adversário que terá ausência de pelo menos três importantes peças (Celsinho, Didira e Daniel Costa, o Furacão voltará a vencer diante de sua torcida.
Paysandu x Avaí
Em briga de opostos na tabela, Paysandu e Avaí se enfrentam em Belém para saber quem continuará seguindo à risca seu plano. Em 18º na classificação com 26 pontos, o Papão vive um inferno astral na competição. Mudança de técnicos, troca de jogadores e a equipe segue ladeira abaixo. Já são sete jogos sem alcançar os três pontos, sendo cinco derrotas. Se antes de a Série B começar o objetivo era conquistar o acesso, a realidade agora é outra: escapar da Série C.
O problema é que a equipe paraense pegará um adversário sedento por vitória. É o Avaí, quarto na tabela com 42 pontos e dono da segunda melhor campanha como visitante. Em melhor momento na temporada, o Leão da Ilha deve ganhar mais uma na competição, para desespero de João Brigatti, ex-técnico da Ponte Preta e que estreia no comando do Papão.
Jogos da 26ª rodada do Brasileirão da Série B
Sexta-feira, 7 de setembro
- 16:00 – Oeste x Atlético Goianiense – Palpite: Oeste
- 16:00 – Boa Esporte x Goiás – Palpite: Goiás
- 16:00 – CRB x Guarani – Palpite: empate
- 18:00 – Paysandu x Avaí – Palpite: Avaí
Sábado, 8 de setembro
- 16:30 – Juventude x São Bento – Palpite: Juventude
- 16:30 – Figueirense x CSA – Palpite: Figueirense
- 16:30 – Criciúma x Fortaleza – Palpite: empate
- 16:30 – Londrina x Brasil de Pelotas – Palpite: Londrina
- 19:00 – Ponte Preta x Sampaio Corrêa – Palpite: Ponte Preta
- 21:00 – Vila Nova x Coritiba – Palpite: empate
Classificação geral do Brasileirão da Série B
- Fortaleza – 47 pontos – Série A
- CSA – 43 pontos – Série A
- Goiás – 42 pontos – Série A
- Avaí – 42 pontos – Série A
- Atlético Goianiense – 40 pontos
- Figueirense – 38 pontos
- Guarani – 37 pontos
- Vila Nova – 37 pontos
- Coritiba – 36 pontos
- Ponte Preta – 34 pontos
- Oeste – 34 pontos
- São Bento – 31 pontos
- Londrina – 30 pontos
- Criciúma – 29 pontos
- CRB – 28 pontos
- Brasil de Pelotas – 28 pontos
- Juventude – 28 pontos – Série C
- Paysandu – 26 pontos – Série C
- Sampaio Corrêa – 21 pontos – Série C
- Boa Esporte – 21 pontos – Série C