CSA x Fortaleza; Boa Esporte x Ponte Preta: liderança Tricolor em xeque e Macaca podendo entrar pela 1ª vez no G-4 fervem 16ª rodada da Série B
Separados por um ponto na tabela, Azulão e Leão do Pici fazem o jogo da rodada no Rei Pelé; pontepretanos dependem de uma vitória sobre o lanterna Boa Esporte para se firmarem de vez como candidato a uma das quatro vagas à Série A
Valendo a liderança da Série B, CSA e Fortaleza fazem nesta sexta-feira (20 de julho) o confronto mais aguardado da 16ª rodada, que ainda tem a Ponte Preta podendo entrar de vez na briga pelo acesso caso vença o lanterna Boa Esporte em Varginha. O duelo entre o líder Tricolor do Pici e o Azulão coloca frente a frente uma rivalidade de 17 jogos entre as duas equipes, que culminou na disputa do título do Campeonato Brasileiro da Série C do ano passado. Separados por um ponto na tabela de classificação, as equipes dirigidas por Rogério Ceni e Marcelo Cabo vivem uma noite decisiva no estádio Rei Pelé, que pode ter inúmeras consequências.
CSA x Fortaleza
Seis jogos invictos, sendo duas vitórias consecutivas, e seis gols marcados nos últimos quatro jogos. Este é o CSA, vice-líder da segundona com 28 pontos, que tenta aproveitar a boa fase em campo e o retrospecto contra o adversário cearense para desbancar o líder do torneio.
Em 17 embates ao longo da história, o Azulão tem seis vitórias, contra três do Tricolor e oito empates. O confronto mais vivo entre os dois clubes foi a decisão da Série C do ano passado, quando o clube de Alagoas se consagrou campeão. Após surpreenderem os rivais em plena Arena Castelão (placar de 2×1), os azulinos asseguraram um 0x0 no Trapichão.
Do outro lado, a situação é bem delicada. Mesmo ainda na ponta do torneio com 29 pontos, o Fortaleza tem caído de produção e já soma três derrotas nos últimos quatro jogos. Após um início avassalador, alcançando uma invencibilidade de 10 jogos na Série B, o Leão do Pici foi perdendo o gás e agora luta para não perder a liderança.
As vendas de Oswaldo e Edinho e os problemas médicos de Gustavo, Tinga e Marcinho têm sido o principal problema de Rogério Ceni em relação ao setor ofensivo, que marcou apenas três gols nos últimos quatro embates. Ainda sem a principal estrela, que se recupera de fratura no antebraço, o Tricolor vai para a batalha na base da superação.
Palpite
O bom momento do CSA diante da instabilidade do Fortaleza é fundamental para a equipe dirigida por Marcelo Cabo arrancar uma vitória logo mais, diante de seu torcedor, e dormir na liderança da segundona na 16ª rodada. Principalmente porque o atacante Walter parece ter finalmente mostrado seu valor com a camisa azulina, ao marcar o gol da vitória sobre o Sampaio Corrêa na semana passada.
Boa Esporte x Ponte Preta
Aproveitando os tropeços de concorrentes diretos pelo G-4, como o Avaí e Atlético-GO, que ficaram no empate na Ressacada, e o Vila Nova, que foi parado em Goiânia pelo Brasil de Pelotas, a Ponte Preta possui uma chance de ouro.
Após um início irregular na competição, rondando a zona do rebaixamento, a Macaca já conta com três vitórias consecutivas na bagagem e está na sétima posição com 24 pontos. São dois pontos de desvantagem para o Leão da Ilha, o quarto colocado, e três para o Tigrão, o terceiro. Uma vitória sobre o Boa Esporte, lanterna da Série B com sete pontos, coloca os pontepretanos no grupo que dá acesso à elite do futebol tupiniquim.
Coritiba x São Bento
Quem também tem tudo para se beneficiar dos empates do primeiro pelotão é o Coritiba, nono colocado com 23 pontos. A equipe dirigida por Eduardo Baptista vê no duelo com o São Bento, no Couto Pereira, como ideal para se recuperar do revés sofrido para o Guarani na rodada passada.
Do outro lado, o adversário Coxa Branca, então último a perder a invencibilidade no campeonato após 11 rodadas, vem em queda livre e até pode entrar na zona do rebaixamento nesta rodada. Vindo de quatro derrotas consecutivas, o Azulão é o 16º com 17 pontos, um mais que o Sampaio Corrêa, que abre o Z-4.
Confira os jogos da 16ª rodada do Brasileirão da Série B
Terça-feira, 17 de julho
- 19:15 – Avaí 0x0 Atlético-GO – Palpite: empate
- 20:30 – Vila Nova 0x0 Brasil de Pelotas – Palpite: Vila Nova
- 21:30 – Guarani 2×3 Figueirense – Palpite: Guarani
Sexta-feira, 20 de julho
- 19:15 – Criciúma x Londrina – Palpite: Criciúma
- 20:30 – Sampaio Corrêa x Goiás – Palpite: empate
- 21:30 – CSA x Fortaleza – Palpite: CSA
Sábado, 21 de julho
- 16:30 – Juventude x CRB – Palpite: Juventude
- 16:30 – Coritiba x São Bento – Palpite: Coritiba
- 19:00 – Oeste x Paysandu – Palpite: Oeste
- 19:00 – Boa Esporte x Ponte Preta – Palpite: Ponte Preta