De onde vem a rivalidade entre Houston Rockets e San Antonio Spurs?
Times do Texas carregam entre si um histórico de disputas pesadas e grandes craques em quadra; próximo confronto é nesta segunda, às 21h (de Brasília)
Bulls x Lakers? Lakers x Celtics? Cavs x Warriors? Para muitos, a grande rivalidade da NBA não é nenhuma dessas três, e sim Houston Rockets x San Antonio Spurs. Além de os dois times fazerem parte do mesmo estado – o Texas -, as franquias têm também um longo histórico de confrontos diretos importantes.
Mais de 40 anos de disputas
O ponto de partida da rivalidade texana foi 1976, quando os Spurs se integraram à ABA (a American Basketball Association) e passaram a brigar pelo título da divisão com os Rockets, que já faziam parte do campeonato. E a experiência nas competições não significou vitórias. Os Spurs levaram a melhor em duas dessas três finais, em 1978 e 1979, perdendo apenas a inicial, a de 1977.
O primeiro duelo entre as duas equipes em um playoff foi em 1980, com vitória dos Rockets de Moses Malone e Calvin Murphy, craques de então.
Os dois times só voltaram a se encontrar em jogos decisivos em 1995, quando a NBA já estava consideravelmente mais perto do show mundial que é hoje. E aquele duelo foi mesmo de deixar muitas lembranças. Os Rockets contavam com Hakeem “The Dream” Olajuwon e surpreenderam o mundo ao simplesmente ganhar o título daquele ano – mesmo se classificando apenas na sexta colocação na Conferência Oeste. Os Spurs pintavam com uma força maior – David Robinson e Dennis Rodman, para citar só dois -, mas não suportaram o jogo coletivo dos Rockets, que levou aquela decisão de Oeste por 4 a 2.
O troco levou 12 anos para acontecer – apenas no ano passado, quando os Spurs ganharam a semifinal do Oeste também por 4 a 2, resultado que James Harden e companhia devem estar malucos para devolver. Aquela eliminação causou diversas críticas especialmente ao craque da barba grande, e é muito provável que os Rockets agora queiram provar que tal desnível já não existe mais.
O histórico de confrontos entre Rockets e Spurs mostra uma considerável dos Spurs no geral: 116 a 97 somando todos os duelos, com um 106 a 85 contando apenas os jogos da temporada regular. O curioso é que os playoffs têm vantagem dos Rockets até aqui: 12 a 10 para a equipe de Houston.
E hoje?
O duelo Rockets x Spurs nesta segunda (12) vai ser disputado às 21h (de Brasília) no Toyota Center, a luxuosa casa dos Rockets. O momento é tremendamente favorável ao Houston, que tem time hoje para ser campeão da NBA – e não estamos exagerando.
Os Rockets vinham de 17 vitórias seguidas, mas caíram diante do Toronto Raptors no fim de semana em um dos grandes jogos desta temporada. Nada que abalasse a equipe, que já ganhou o confronto seguinte e mantém a liderança no Oeste e na NBA no geral, com um aproveitamento de 78,8%.
O que deixa a partida desta segunda (12) muito apimentada é a situação caótica vivida pelo San Antonio Spurs, que segue sem poder contar com Kawhi Leonard. O time comandado pelo linha-dura Gregg Popovich perdeu as duas partidas que fez no final de semana e agora ocupa uma raríssima sétima posição na tabela do Oeste. Ou seja: o clássico tem um caráter de “vida ou morte” para o San Antonio, que está despencando pelas tabelas e corre risco de ficar fora de um playoff da NBA pela primeira vez desde 1997 – ou seja, seria só a segunda vez que Popovich ficaria ausente do pós-temporada.
O retrospecto de confrontos diretos na temporada está 2 a 1 para o Houston – nos últimos dez jogos, a contagem está em um surpreendente 5 a 5.
Jogos da temporada regular da NBA 2017/2018
Sábado, 10 de março
- Sacramento Kings 94×88 Orlando Magic
- Portland Trail Blazers 125×108 Golden State Warriors
- Los Angeles Clippers 116×102 Cleveland Cavaliers
- Charlotte Hornets 122×115 Phoenix Suns
- Miami Heat 129×102 Washington Wizards
- Dallas Mavericks 114×80 Memphis Grizzlies
- Oklahoma City Thunder 104×94 San Antonio Spurs
Domingo, 11 de março
- New York Knicks 106×132 Toronto Raptors
- Atlanta Hawks 122×129 Chicago Bulls
- Minnesota Timberwolves 109×103 Golden State Warriors
- New Orleans Pelicans 99×116 Utah Jazz
- Denver Nuggets 130×104 Sacramento Kings
- Dallas Mavericks 82×105 Houston Rockets
- Boston Celtics 97×99 Indiana Pacers
- Brooklyn Nets 97×120 Philadelphia 76ers
- Los Angeles Clippers 127×113 Cleveland Cavaliers
Segunda-feira, 12 de março
- 21:00 – Oklahoma City Thunder x Sacramento Kings – Palpite: Thunder
- 21:00 – Houston Rockets x San Antonio Spurs – Palpite: Rockets
- 21:00 – Memphis Grizzlies x Milwaukee Bucks – Palpite: Bucks
- 23:30 – Portland Trail Blazers x Miami Heat – Palpite: Trail Blazers