Desportivo das Aves, Eintracht Frankfurt e Chelsea aprontam as últimas surpresas da temporada europeia. Que venha agora a Copa do Mundo!
Campeonatos e copas nacionais do Velho Continente chegaram ao fim
As três mais importantes finais copeiras do fim de semana terminaram com resultados inesperados. Sporting, Bayern de Munique e Manchester United caíram diante de Desportivo das Aves, Eintracht Frankfurt e Chelsea respectivamente. Menos mal para os Bávaros que já haviam conquistado a Bundesliga e para os lisboetas que ficaram com a Taça da Liga Portuguesa. Também foram coroados o Galatasaray, medalhista de ouro da Superliga Turca, e o Celtic, campeão da FA Cup escocesa. Confira abaixo!
Chelsea fica com a FA Cup
Michael Hazard marcou de pênalti o gol que deu o título da FA Cup, a competição mais antiga do velho esporte bretão, ao Chelsea. Quase 88 mil pessoas lotaram o estádio de Wembley para assistir ao jogão, que marcou o duelo tático dos treinadores Antonio Conte e José Mourinho. Embora os Azuis tenham falhado feio na missão de defender seu título da Premier League, pelo menos não fecham o ciclo de mãos vazias.
Trinta anos depois…
O Eintracht Frankfurt demorou trinta anos para voltar a conquistar uma DFB Pokal e um título do primeiro escalão do futebol alemão. As Águias não tomaram conhecimento do hexacampeão da Bundesliga e saíram na frente logo aos 11’ minutos, graças a Ante Rebić. O empate conseguido por Lewandowski para o Bayern de Munique no segundo tempo não desestimulou os alvinegros, que fizeram uma partida franca. Ante Rebić, novamente, desempatou a oito minutos do fim. Nos descontos, Mijat Gaćinović fechou a tampa: 3 a 1.
Deu zebra! Quer dizer, deu aves em Portugal
Raramente o Desportivo das Aves desfila na primeira divisão portuguesa. A conquista da Taça de Portugal é o seu maior feito até hoje. O sorteio da federação local trouxe sorte aos alvirrubros que evitaram encarar grandes adversários até a grande decisão. O jogo contra o Sporting foi realizado em Oeiras, campo neutro. Alexandre Guedes marcou duas vezes para alegria das torcidas do Benfica e do Porto. Fredy descontou aos 40′ do segundo tempo, mas já era tarde. Os Leões aturam agora a fúria de seu torcedor. A temporada 2018/19 marcará a estreia do Desportivo das Aves numa competição da UEFA.
Novamente Celtic
Depois de atropelar o Rangers na semifinal por 4 a 0, gols de Tomas Rogic, Callum McGregor, Moussa Dembélé e Olivier Ntcham, todos esperavam a volta olímpica alviverde na FA Cup escocesa. Não deu outra: 2 a 0 sobre o Motherwell, com novos gols de Callum McGregor e Olivier Ntcham. Considerando também a Copa da Liga, os de amarelo e vermelho podem se orgulhar de terem chegado às duas decisões de mata-mata, mas o Celtic pegou ambos os troféus.
Está na Champions
Na República Checa, ainda resta uma semana de jogos. O Viktoria Plzen, porém, já se sagrou matematicamente campeão e conseguiu a última das 26 vagas automáticas na fase de grupos da próxima Champions League. O Estrela de Praga e o Jablonec decidem quem vai para a etapa preliminar.
Aquele detalhe
Por um mísero ponto, o Cluj encerrou o jejum de seis anos e conquistou o tradicional Campeonato Romeno. Estrela de Bucareste, Universidade de Craiova e Vitorul Constanta carimbaram seus passaportes para a Liga Europa.
Na Polônia, o Legia Varsóvia festejou o tricampeonato nacional. O Lech Poznan até que fez bonito e venceu a primeira fase, mas não conseguiu manter o ritmo no octagonal final.
Quer ler as reportagens passadas?
Se quiser recordar as matérias sobre os campeões europeus desta temporada, clique nos links abaixo:
- 03 de abril: não foi preciso Neymar: Paris Saint-Germain é campeão da Copa da Liga Francesa.
- 17 de abril: .. para o Bayern: mais cinco campeões europeus são proclamados um mês e meio antes do fim da temporada.
- 23 de abril: Barcelona rouba a cena do final de semana com goleada e título da Copa do Rei.
- 30 de abril: Barcelona recupera título espanhol quebrando recorde; Young Boys festeja fim do jejum de três décadas na Suíça; AEK Atenas, Celtic e Estrela Vermelha também se sagram campeões.
- 08 de maio: no Porto festa com vinho; em Moscou comemoração com vodka; em Salzburgo alegria com Red Bull: saíram mais sete campeões europeus.
- 10 de maio: PSG não deixou que o conto de fadas do Les Herbiers tivesse final feliz na França e Juventus faturou o tetra da Copa da Itália.
- 15 de maio: Hepta finalmente cegou e Juventus lidera os festejos dos campeões do fim de semana na Europa